Se você sofre dores no estômago e já não sabe o que fazer para aliviar esses sintomas, então pense em escolher alguns remédios naturais.
Frutas para aliviar a dor estomacal
Agora nós vamos conhecer algumas das melhores frutas para aliviar a dor estomacal.
Antes de pensar nos remédios frutais para as dores estomacais seria bom determinar as razões pelas quais estamos com esses sintomas. Os motivos podem ser vários, como por exemplo:
– Indigestão
– Úlceras pépticas
– Gastrite
– Acidez
Tudo pode começar com uma dor simples mas, depois vai se agravando e acaba sendo insuportável. A maioria dos casos não requer tratamentos muito fortes e os remédios caseiros podem ser de muita utilidade.
É preciso que siga uma dieta equilibrada quando sofre dores estomacais, já que alguns alimentos pioram a situação. O recomendado para sua condição são aqueles alimentos que não sejam muito ácidos.
O aconselhado é o consumo de vegetais e frutas, que proporcionem uma boa quantidade de fibras, amido e pectina.
Os alimentos que não são adequados para quem sofre de dores no estômago são:
– Gorduras
– Doces
– Cafeína
– Bebias gasosas
– Alguns condimentos fortes
– Laticínios (no caso dos intolerantes)
– Cítricos (para quem sofre de acidez)
Quais frutas consumir para aliviar a dor no estômago?
Existem frutas que são muito eficazes para aliviar os sintomas da dor no estômago, então hoje nós vamos conhecer as melhores frutas.
Maçã vermelha
Essa fruta super saudável oferece uma boa quantidade de pectina, além de ácido málico e quercetina. Esses dois últimos tem propriedades antibacterianas, portanto, inibem o desenvolvimento de bactérias dentro do estômago.
Vale a pela destacar que essas bactérias causam também potrefações nos intestinos (que ocasionam posteriormente gases, colite, má digestão).
É bom saber que como a maçã tem muitos gases em sua composição é importante consumi-la sem casca e em poucas quantidades para evitar indigestões.
Uma boa ideia para evitar isso é fazer um purê com a fruta. Adicione uma pitada de canela para melhorar sua efetividade contra a constipação, diarreia e os problemas digestivos.
- Links que recomendamos:
- Benefícios da casca da maçã para emagrecer
- Maca peruana: benefícios, propriedades e contra-indicações
- Maçã: benefícios dessa poderosa fruta para o nosso organismo
Comer uma maçã ao dia nos proporciona uma grande quantidade de fibras solúveis.
Banana
Seus componentes muito digeríveis estimulam a digestão e é adequado também para os casos de anorexia. Essa fruta tem um grande poder para prevenir úlceras gástricas e proteger a mucosa do intestino. Também ajuda a reduzir a gastrite e a cicatrizar as úlceras.
Para aumentar sua efetividade é preciso consumir as bananas o mais verdes possível e sempre cruas. São um recurso mais que interessante para a dor de estômago porém, não é aconselhado consumir cozida nem frita.
As bananas são muito fáceis de digerir e proporcionam uma ótima sensação de saciedade. Elas contém nutrientes que ajudam o trato digestivo a manter-se saudável ou a recuperar-se mais rápido de doenças.
- Links que recomendamos:
- Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto
- 8 problemas de saúde que a banana ajuda a tratar
- Dieta da banana: uma maneira fácil e saudável de emagrecer
Servem para eliminar as toxinas que entram no corpo através de outros alimentos. Pode comer as bananas como um purê adicionando uma pitada de canela.
Papaia
Essa fruta tropical é rica em duas enzimas chamadas papaína e quimopapaina. Ambas melhoram os níveis de acidez no interior do estômago. Também ajudam a decompor as proteínas que ingerimos através da comida.
A papaia alivia as dores estomacais e podem ser de muita utilidade em pessoas com úlceras ou cicatrizes provocadas por essa doença.
Para que possa desfrutas das magníficas propriedades da papaia é preciso que a consuma de manhã por no mínimo uma semana seguida. Logo, como medida preventiva, se aconselha que prepare sucos ou batidas utilizando papaias naturais e sem adicionar nenhum tipo de açúcar.
- Links que recomendamos:
- “Propriedades curativas do mamão papaia
- Cientistas descobrem ação combatente contra o câncer em folha de papaia
Só está permitido uma colher de mel, que é antisséptica e antibacteriana e também pode ajudar a resolver o problema.
Mirtilos
Essa fruta tão pequena (uma das menores que existem) engloba uma grande quantidade de nutrientes, propriedades e proteínas.
Os mirtilos são realmente maravilhosos e vale a pela consumirmos sem nos importarmos com o problema que queremos aliviar.
Essa fruta é consumida a muito tempo para tratar dores estomacais. Essas frutinhas pequenas tem 5 gramas de fibras por xícara, isso significa que proporcionam mais fibras do que qualquer outra fruta. Por sua vez, são de fácil digestão já que sua polpa é quase líquida e a casca não é muito dura.
- Links que recomendamos:
- Super fruta: conheça os benefícios do mirtilo para a saúde
- 5 Razões para consumir mirtilos
Além disso, os mirtilos são ricos em flavonoides e antioxidantes. Compostos que ajudam a desinflamar as irritações do estômago como pode ocorrer com a gastrite.
Consuma um punhado de mirtilos frescos por dia no café da manhã ou no meio da manhã. Durante o dia você pode beber um suco natural de mirtilos adoçado com estevia ou com açúcar mascavo.