Incluído em muitos cremes dentais e recomendado pela maioria dos dentistas, o flúor é realmente prejudicial à saúde. Em outras palavras, é um elemento protegido por grandes indústrias, por isso ainda é recomendado.
Em muitas perspectivas de muitos fabricantes de pasta de dente, o flúor permite remineralizar o esmalte e fortalecê-lo para limitar os ataques ácidos e o desenvolvimento da cárie. No entanto, a OMS diz que o flúor seria não só quase inútil contra a cárie, mas prejudicial à saúde.
De fato, presente em fontes geológicas naturais, o fluoreto não necessita ser incorporado como um suplemento, e pode ser uma fonte de problemas graves que favorecem o crescimento de tumores, a diminuição do QI e o desenvolvimento de fluorose.
Fluorose
Em 2006, a OMS advertiu os perigos de uma doença causada por absorção demasiada de flúor: a fluorose óssea. O flúor se acumula ao longo dos anos no tecido ósseo e provoca rigidez e dor nas articulações. Em casos graves, pode causar uma mudança na estrutura dos ossos e ter efeitos invalidantes.
Um perigo para o cérebro
Conteúdo de certos tranquilizantes, o flúor também tem um potencial para anestesiar e tem efeitos que dificultam o crescimento intelectual das crianças.
Como o flúor é cada vez mais posto sob suspeita, pode ser lido nas embalagens de alguns cremes dentais que contêm flúor, que não se deve engolir creme dental após a escovação. Mas todo mundo sabe que as crianças facilmente engolem pasta de dentes, especialmente se você tem algum sabor de fruta… Portanto, a melhor prevenção, é claro, é comprar creme dental sem flúor.
Hoje, de acordo com a agência americana de substâncias tóxicas, dos 275 registros que constituem uma ameaça para a saúde humana, o flúor é um dos mais tóxicos. Esta substância é incolor, inodora e insípida, passando despercebida, por isso é tão fácil ingerir sem prestar atenção.