Você sabe, é melhor prevenir do que remediar. É essencial prestar a devida atenção aos cuidados da saúde oral e evitar muitos problemas associados com a falta de higiene de sua boca. Desde a infância, a prevenção é fundamental para um favorável desenvolvimento dentário que também irá prevenir problemas no futuro.
É muito importante que sejamos conscientes da importância de ter bons hábitos de higiene oral para uma boa saúde, não só da nossa boca, mas o resto do corpo.
Uma má saúde oral pode levar a sérios problemas de saúde e prejudicar nas grávidas até mesmo o bebê. De fato, tem sido demonstrado que uma má saúde bucal durante a gravidez pode causar o nascimento prematuro do bebê ou dar à luz bebês abaixo peso. Também aumenta o risco de pré-eclâmpsia (toxemia), o que provoca um aumento da pressão arterial na mãe que pode ter consequências fatais.
Cerca de 79% das mulheres grávidas que sofreram algum tipo de problema periodontal, tiveram um parto prematuro ou seus filhos nasceram com baixo peso.
Além disso, deve notar-se que, durante o primeiro trimestre de gravidez e o parto, a inflamação das gengivas é mais frequente, pelo aumento de várias hormônios, tais como a relaxina, que naturalmente serve para relaxar as articulações para facilitar o parto, mas também pode afetar os ligamentos periodontais (que ligam o dente ao osso), causando mobilidade dentária excessiva e facilitando a entrada de resíduos de alimentos abaixo da gengiva. Associado a isso, durante os nove meses de gravidez, o fluxo de sangue aumenta e pode causar inchaço, sensibilidade e dor nas gengivas.
Por estas razões, as mulheres devem prestar uma atenção especial à saúde da sua boca e dentes para evitar complicações na gravidez e no parto.