A conjuntivite nada mais é que a inflamação da conjuntiva, que é a membrana que cobre o olho e pode ficar inflamada ou irritada por diversas razões.
Geralmente as crianças são as mais afetadas, embora os adultos não sejam imunes a ela. Os primeiros sinais de conjuntivite é o olho avermelhado acompanhado por aquela famosa sensação de ter areia nos olhos, queimação e visão turva, nos casos mais avançados pode haver a presença de fluidos no olho.
A conjuntivite é uma doença ocular altamente contagiosa, por isso é de suma importância que você evite tocar ou coçar o olho comprometido para não infectar o outro olho saudável também. Em caso de lentes de contato elas devem ser removidas para o tratamento e substituídas assim que a infecção desaparecer.
Como surge a conjuntivite?
A conjuntivite pode surgir através de vírus, bactérias ou alergias, a conjuntivite viral e bacteriana são contagiosas e devem ser tratadas de formas adequadas.
Quais são as principais causas da conjuntivite?
As principais causas da conjuntivite são:
- – Os vírus
- – As bactérias
- – As alergias
Conjuntivite viral: geralmente causada por um vírus chamado “Adenovírus”, é altamente contagiosa, por exemplo, se um olho estiver contaminado levará cerca de 24h a 48h para que o outro olho seja infectado. Sua principal forma de contágio é pelas mãos com resíduos de secreção ocular, problemas respiratórios como tosse e espirros são outras formas de contágio. Possui duração limitada e pode ser curada em 7 a 10 dias sem ajuda de tratamentos convencionais.
Conjuntivite bacteriana: causada pelas bactérias: “Staphylococcus aureus”, “Streptococcus pneumoniae”, “Haemophilus influenzae”, “Moraxella catarrhalis” ou “Pseudomonas aeruginosa”, não é muito comum, seu contágio é basicamente o mesmo que a conjuntivite viral, o que diferencia é que os espirros e tosses raramente são associados a este tipo de conjuntivite, ou seja, você precisa de contato direto para ser contaminado. No entanto vale apena lembrar que tanto o vírus como a bactéria pode estar na pele e em outros objetos, então não compartilhe objetos como toalhas, roupa de cama, roupas com pessoas infectadas. A conjuntivite bacteriana precisa ser tratada com colírios com antibióticos.
Conjuntivite alérgica: causada pela inflamação da conjuntiva ao ser exposta a substâncias presentes no ar que causam irritação, como, por exemplo, pólen, poeira, pelos de animais, mofos, entre outros. Não é transmissível, então não é necessário, separar os objetos e nem faltar ao trabalho ou escola. O que difere conjuntivite alérgica das outras é a coceira ocular constante, outros sintomas alérgicos, como espirros ou coriza podem estar presentes.
Há também outras formas de conjuntivites conhecidas, como de origem neoplástica:
- – Irritação provocada por lentes de contato
- – Contato induzido por xampu
- – Cloro de piscina
- – Fumaça
- – Sujeira
- – Medicamentos
Recém-nascidos podem ser infectados por bactérias no canal do parto, esta condição é chamada de oftalmia neonatal e deve ser tratada imediatamente para preservar a visão.
Tem como curar a conjuntivite em 1 dia?
Não, não há maneira de curar a conjuntivite em apenas 1 dia, visto que elas podem durar até 15 dias mesmo seguindo orientações médicas. O que você precisa fazer é seguir o tratamento de maneira correta, assim, gradativamente a conjuntivite irá desparecer. Vale também ressaltar que o a duração da conjuntivite difere de pessoa para pessoa, então esse fator não deve ser levado em consideração.
Remédio caseiro para conjuntivite
A conjuntivite não é prejudicial e geralmente desaparece em cerca de 10 dias ou antes. No entanto, o desconforto e a dor devem ser tratados precocemente e alguns remédios caseiros são muito eficazes para isso.
1 – Compressa com água fria
Sem dúvidas esse é o remédio mais indicado para qualquer tipo de conjuntivite, uma vez que a água fria ajuda a diminuir o inchaço e limpa os olhos. Você só precisa de:
- – gaze ou algodão
- – 250 ml de água filtrada fria
Molhe o pedaço de algodão ou gaze na água fria e aplique sobre o olho fechado, deixe agindo pro alguns minutos, faça isso varias vezes por dia até notar uma melhora nos sintomas.
2 – Mel
O mel é um anti-inflamatório natural muito eficaz para tratar a conjuntivite. Ele também tem propriedades antissépticas. Lavar o olho com um pouco de mel diluído em água pode ajudar a reduzir a inflamação. Isto irá reduzir a coceira e dor. O mel também tem propriedades hidratantes que eliminam a secura.
3 – Pariri
Pariri é uma planta medicinal com uma incrível propriedade anti-inflamatória que ajuda a amenizar a inflamação, a vermelhidão e a secreção dos olhos.
Ingredientes
- – 1 colher de chá de folhas de picadas de pariri
- – 250 ml de água
Modo de preparo
- – Coloque os ingredientes numa panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos
- – Assim que a água começar a ferver desligue o fogo e deixe repousar por 10 minutos
- – Coe o chá e mergulhe uma gaze limpa
- – Aplique a gaze sobre o olho fechado, repita esse processo até 3 vezes por dia
4 – Compressa quente
Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação causada pela conjuntivite. Para fazer isso você deve mergulhar um pano limpo em água quente e aplicar o pano sobre a pálpebra. Mantenha-o por um alguns minutos. Repita o processo três ou quatro vezes. Com este remédio você pode obter o alívio da coceira e da dor causados pela conjuntivite.
5 – Sementes de erva doce
As sementes de erva doce possuem a capacidade de reduzir os sintomas de conjuntivite. Você deve ferver as sementes com água filtrada, deixar esfriar, em seguida lavar o olho com esta infusão 3 ou 4 vezes por dia. Você logo notará uma melhora nos sintomas.
6 – Aloe Vera
A aloe vera conhecida também como babosa é uma planta comumente disponível e com muitas propriedades saudáveis. Possui um efeito calmante, é anti-inflamatória e é um hidrante natural para a pele.
Para usar a babosa como remédio caseiro para conjuntivite você só irá precisa:
- – Cortar um pedaço de aloe vera e remover as laterais com espinhos
- – Retirar todo o gel da planta e passar para um recipiente
- – Mergulhar uma bola de algodão no gel da aloe vera
- – Aplicar sobre os olhos fechados para limpa-los
Mais informações
Apesar de todos esses remédios caseiros para conjuntivite serem eficazes, não significa que você possa usa-los como um tratamento sem antes consultar um oftalmologista. Só um especialista pode determinar o que é melhor para seu caso. Se automedicar pode acabar prejudicando sua condição ou piorar os sintomas.