Os miomas uterinos são tumores benignos (não cancerosos), são tratados de várias maneiras, desde medicamentos até procedimentos cirúrgicos. Entretanto há também as alternativas naturais que por sua vez são muito eficazes.
Estima-se que 50% das mulheres em idade fértil podem desenvolver miomas ou pólipos uterinos, que geralmente não são acompanhados de quaisquer sintomas.
Existem cinco tipos de miomas uterinos, que são chamados de diferentes nomes dependendo de sua localização na parede do útero:
- – Miomas subserosos
- – Miomas pediculados
- – Miomas intramurais
- – Miomas submucosos
- – Miomas intracavitários
A causa dos miomas ainda não foi determinada, apesar de muitas pesquisas estarem sendo feitas. Como os miomas precisam de hormônios como a progesterona e o estrogênio para se desenvolver, as mulheres que já passaram pela menopausa tem menos chances de sofrer com esta condição.
Sintomas de mioma
Apesar de ser benigno, um mioma uterino pode apresentar alguns sintomas:
- – Sangramento intenso durante a menstruação
- – Menstruação prolongada
- – Cólicas menstruais
- – Dor durante as relações sexuais
- – Inchaço na área abdominal inferior
Os sintomas do mioma podem causar em algumas mulheres anemia e infertilidade. Procure um médico ginecologista, se estiver sentindo alguns dos sintomas acima para um diagnóstico seguro.
Como prevenir os miomas uterinos?
Não há medidas claras para a prevenção, embora vários estudos tenham descoberto que as mulheres que tinham um peso saudável e que se exercitavam mais eram menos propensas. Os miomas precisam de altos níveis de estrogênio para o seu desenvolvimento, por isso os especialistas recomendam incluir na dieta alimentos ricos em isoflavonas, que ajudam a reduzir os níveis hormonais sexuais e regulam o equilíbrio hormonal, além de serem antioxidantes naturais. Um dos mais importantes alimentos ricos em isoflavonas é a soja.
Em termos de alimentos ricos em gordura e açúcares, ingerir alimentos ricos em vitamina E (que regula a produção de hormônios) e vitamina C (que reduz a inflamação e é antioxidante). A medida preventiva mais eficaz é ir ao ginecologista regularmente. Exames permitem a detecção do mioma em estágios iniciais ou, melhor ainda, a sua prevenção.
Ter entre 30 e 40 anos, estar acima do peso ou ser obesa e nunca ter dado a luz, são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento de um mioma.
Recomendações alimentares
Como os miomas uterinos têm sidos relacionados a uma dieta de má qualidade, o que cria problemas metabólicos. Siga as recomendações a seguir e tente evitar esse problema:
- – Evite carboidratos simples como açúcar, doces, bolos industrializados, refrigerantes, entre outros. Fontes recomendadas de carboidratos incluem cereais integrais como arroz integral, massas integrais, etc.
- – Coma alimentos ricos em fibras como legumes, frutas, grãos integrais (mencionados acima), além de vegetais e sementes oleosas.
- – Tente reduzir o consumo de gorduras, optando por alimentos magros. Evite os cortes de carne que contém uma grande quantidade de gordura, como a carne de porco, linguiça e carnes processadas. Dê preferência para preparações com baixo teor de gordura, como as refeições que são cozidas, grelhadas, etc.
- – Evite bebidas com cafeína como café, alguns chás ou refrigerantes de cola. Consumir muita cafeína pode alterar o metabolismo. É melhor beber água fresca.
Remédios caseiros para mioma
Você também pode estar usando tratamentos alternativos para o mioma uterino, que podem ajudar a combater seus sintomas como sangramento intenso durante a menstruação e as cólicas.
1 – Dente de leão
Esta planta melhora a função hepática e o fluxo biliar, promovendo uma melhor digestão. Graças a estes efeitos, o dente de leão é considerado um ótimo aliado para organismo, já que ele remove as toxinas e elimina o estrogênio excessivo. É recomendável consumi-lo em forma de extrato, ou como um chá diariamente.
2 – Raiz da doca amarela
Esta planta, assim como o dente de leão, estimula o fígado e promove a limpeza do corpo. Além disso, regula simultaneamente os níveis de hormônios, como o estrogênio, e é recomendável para o tratamento de miomas. O extrato dessa planta pode ser usado diariamente.
3 – Óleo de rícino
Outro bom remédio caseiro para mioma é o óleo de rícino, você só precisa dilui-lo em água e consumir diariamente, na quantidade referida na embalagem. Você pode também fazer cataplasmas com óleo de rícino e coloca-lo em seu abdômen.
4 – Cardo de leite
Mais uma planta que pode ajudar com os miomas, o cardo de leite. Ela pode melhorar a função do fígado, promover a eliminação de toxinas e evitar a produção hormonal excessiva, como do estrogênio. Seu consumo pode ser concentrado no extrato, embora também seja possível usá-lo como uma infusão.
5 – Suco de cenoura e beterraba
Você pode incluir mais betacaroteno e vitamina A em sua dieta durante o tratamento de miomas. O suco de beterraba e cenoura é uma boa fonte dessas vitaminas. É recomendável consumi-lo fresco, antes do café da manhã, 5 dias por semana, até que seus miomas diminuam.
6 – Gengibre
Essa raiz pode ser benéfica no tratamento do mioma uterino, uma vez que promove a circulação sanguínea, melhorando a circulação para o útero. Isso pode ajudar a reduz os miomas.
Mais informações
As alternativas naturais podem ser boas também para o tratamento de pólipos uterinos, porém recomendamos que busque ajuda de um médico ginecologista em casos de miomas para uma orientação e avaliação segura. Vale apena ressaltar que os tratamentos podem variar dependendo do caso e do tipo de mioma uterino.