O vinagre de maçã é uma receita tradicional adotada por muitos praticantes da medicina alternativa, contém ácido acético. Conhecido por ser um tônico natural com vários benefícios à saúde que são sustentados por estudos em humanos. No entanto muitas pessoas têm levantado preocupações sobre sua segurança e possíveis efeitos colaterais.
Este artigo mostra os possíveis efeitos colaterais do vinagre de maçã, além de dicas de como consumir este produto com segurança.
Como é feito o vinagre de maçã?
O vinagre de maçã é feito através da fermentação das maçãs e é oxidado com outros tipos de vinagre. A levedura produzida converte o açúcar das maçãs em álcool. As bactérias são adicionadas à mistura que fermentam o álcool em ácido acético.
O ácido acético compõe cerca de 5 a 6% do vinagre de maçã. É classificado como um “ácido fraco”, mas ainda tem fortes propriedades ácidas quando está concentrado. Além de ácido acético o vinagre de maçã contém agua e vestígios de outros ácidos, vitaminas e minerais.
Várias pesquisas descobriram que o ácido acético do vinagre de maçã pode promover a queima de gordura e a perda de peso, diminuir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina, melhorar os níveis de colesterol, entre outros benefícios à saúde.
Tomar vinagre de maçã em jejum emagrece?
Sim, o vinagre de maçã é um potente remédio para perder peso com mais facilidade de maneira mais simples e saudável, sem precisar passar fome.
Para desfrutar de todas as qualidades é recomendável tomar o vinagre de maçã em jejum todas as manhas, você só precisa dissolver 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água, feito isso, beba em seguida.
O vinagre de maçã faz mal para o fígado?
Não, se consumido da maneira correta o vinagre de maçã pode ajudar a desintoxicar o fígado, pois é uma bebida natural muito adequada, convertendo-se em um remédio tradicional benéfico em casos de gordura no fígado – condição conhecida como esteatose hepática, normalmente não é uma situação grave, mas deve ser tratada adequadamente, pois pode ocasionar a perda de funcionamento das células e cirrose.
Beber vinagre faz mal?
Se consumido na quantidade adequada não, os efeitos secundários consumindo pequenas quantidades são muito baixos. Entretanto se usar a longo prazo ou em grandes quantidades o vinagre pode sim causar efeitos colaterais.
Efeitos colaterais
Como já mencionamos acima em quantidades pequenas o vinagre de maçã é muito bem absorvido pelo corpo. Porem, infelizmente, há relatos de que o uso deste vinagre pode causar alguns efeitos colaterais, o que é particularmente verdadeiro em doses exageradas. Alguns problemas do consumo excessivo desse produto são:
1 – Atraso no esvaziamento do estômago
O vinagre de maçã ajuda a prevenir os picos repentinos nos níveis de açúcar no sangue ao reduzir a velocidade à que o alimento sai do estômago e entra no trato digestivo inferior. Isso atrasa sua absorção na corrente sanguínea. Mas, este efeito pode piorar os sintomas de gastroparesia, uma condição comum nas pessoas com diabetes tipo 1.
A gastroparesia faz com que os nervos no estômago não funcionem corretamente, por este motivo que a comida permanece no estômago por mais tempo e não é esvaziado em um ritmo normal.
Os sintomas da gastroparesia incluem a acidez estomacal, a inflamação e as náuseas. Para os diabéticos do tipo 1 que sofrem de gastroparesia, cronometrar a insulina com as refeições é muito difícil, porque é complicado predizer quanto tempo irá levar para a comida ser digerida e absorvida.
Uma pesquisa controlada observou 10 pacientes com diabetes tipo 1 e gastroparesia e indicou que os pacientes que consumiram água com 30 ml de vinagre de maçã, tiveram um aumento significativo na quantidade de tempo que os alimentos permaneceram no estômago, em comparação aos demais que consumiram somente água.
2 – Efeitos secundários digestivos
O vinagre de maçã pode causar sintomas digestivos desagradáveis em algumas pessoas.
Estudos em seres humanos e animais descobriram que o vinagre de maçã e o ácido acético podem diminuir o apetite e promover a sensação de saciedade, o que leva a uma redução natural de ingestão calórica. Entretanto, uma pesquisa controlada sugere que em alguns casos o apetite e a ingestão de alimentos podem diminuir devido a indigestão.
As pessoas que consumiram uma bebida que continha 25 gramas de vinagre de maçã relataram menos apetite, mas também sensações significativamente maiores de náuseas, especialmente quando o vinagre de maçã era parte de uma bebida com sabor desagradável.
3 – Baixos níveis de potássio e perda de massa óssea
Ainda não há estudos controlados sobre o efeito do vinagre de maçã nos níveis de potássio no sangue e na saúde óssea.
Mas, há uma informação de um caso de diminuição de potássio no sangue e a perda de massa óssea que se atribui a altas doses de vinagre de maçã consumido durante um longo período de tempo.
4 – Erosão no esmalte dos dentes
Foi comprovado que os alimentos e bebidas ácidas danificam o esmalte dos dentes.
As bebidas não alcóolicas e os sucos de fruta foram estudados mais amplamente, porém algumas pesquisas mostraram que o ácido acético no vinagre também pode danificar o esmalte dos dentes.
Em um estudo de laboratório, o esmalte de dentes sisos foram imersos em diferentes vinagres com níveis de pH variando de 2,7 a 3,95. Os vinagres causaram uma perda de 1 a 20% de sais minerais dos dentes depois de quatro horas.
Lembrando que este estudo foi realizado em um laboratório e os testes não foram realizados direto na boca humana, onde a saliva ajuda a reduzir a acidez. Porém, isso sugere que grandes quantidades de vinagres pode causar erosão dentária.
5- Queimaduras na garganta
O vinagre de maçã tem o potencial de causar queimaduras esofágicas (da garganta).
Em uma pesquisa dos líquidos nocivos acidentalmente ingeridos por crianças, constatou que o ácido acético do vinagre foi o ácido que mais comumente causou queimaduras na garganta.
Mesmo assim não há nenhum caso publicado de queimaduras na garganta por vinagre de maçã em si.
6 – Queimadura na pele
Devido sua natureza fortemente ácida, o vinagre de maçã também pode causar queimaduras quando aplicado diretamente na pele.
Interações com medicamentos
Alguns medicamentos podem interagir com o vinagre de maçã:
- – medicamentos para diabetes: as pessoas que consomem o vinagre e insulina ou medicamentos que estimulam a insulina podem experimentar níveis perigosamente baixos de açúcar ou potássio no sangue
- – Digoxina (Lanoxin): Este medicamento diminui os níveis de potássio no sangue. Toma-lo combinado com o vinagre de maçã poderia baixar muito o potássio
- – Alguns medicamentos diuréticos: Alguns medicamentos diuréticos fazem com que o corpo excrete potássio. Para evitar que os níveis de potássio diminuam muito estes medicamentos não devem ser consumidos com grandes quantidades de vinagre
Como consumir vinagre de maçã com segurança
A maioria das pessoas pode consumir com segurança quantidades razoáveis de vinagre de maçã, basta seguir algumas dicas:
- – Limite a ingestão: Comece com uma quantidade menor e vá aumentando gradualmente até no máximo de 2 colheres de sopa (30 ml) por dia, dependendo da sua tolerância pessoal
- – Minimizar a exposição dos dentes ao ácido acético: dilua o vinagre de maçã na água e tente beber com um canudo
- – Enxaguar a boca: lave sua boca com água após tomar o vinagre de maçã. Para evitar danos aos esmaltes dos dentes. Espere pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes
- – Evite se tem gastroparesia: Evite consumir vinagre de maçã ou limite a quantidade de consumo para 1 colher de chá ( 5 ml) diluída em água
Mais informações
Não há motivos para parar de usar o vinagre de maçã, por seus grandes benefícios à saúde e suas várias utilizações, no entanto, estamos deixando um alerta para o consumo excessivo desse produto que, como vimos, pode causar efeitos contraproducentes. O melhor é sempre manter o bom senso e o consumo moderado, seja do vinagre de maçã ou qualquer outro produto, pois tudo em excesso pode fazer mal.