O estresse e a depressão podem estar ligados, sabe-se que o estresse crônico pode conduzir a depressão. Os sintomas, tais como a insônia, fadiga, falta de concentração, entre outros, podem ser associados com o estresse e depressão.
Atualmente o estresse é algo quase comum em nossa vida diária, e, embora em doses moderadas, o estresse pode ajudar-nos a melhorar o nosso desempenho, em excesso é muito prejudicial para a nossa saúde e desempenho. Felizmente, existem muitas maneiras de reduzir o estresse naturalmente e, consequentemente, reduzir suas chances de sofrer de depressão.
Remédios naturais para tratar o estresse e a depressão
1 – Erva de são joão
A erva erva de são joão, ou hipericão, é um grande remédio para depressão e seus efeitos foram comprovados. Diz-se que essa planta medicinal atua de maneira semelhante aos antidepressivos, participando da química do cérebro para melhorar nosso humor.
Ela também têm sido usada com sucesso para o tratamento de desordens de ansiedade e insônia, no entanto, a sua utilização pode não ser eficaz no tratamento da depressão severa.
Não é aconselhável fazer seu uso com outros antidepressivos e deve levar em conta que os seus efeitos podem demorar algum tempo para serem perceptíveis, cerca de um mês. Seu uso não é recomendado nas fases de gestação e lactação
É aconselhável não utilizá-la por mais de três meses, e deve ser indicada por um especialista para estabelecer a dose adequada.
- Links que recomendamos:
- 10 ervas anti-estresse
- Ervas naturais para o estresse
- Remédios naturais para combater a depressão
2 – Exercício físico regular
O exercício físico é um grande remédio para depressão, além de tonificar os músculos e melhorar a nossa saúde, o exercício físico tem outros efeitos positivos sobre o nosso humor.
O exercício estimula a produção de endorfinas, que têm sido associadas com bom humor e bem-estar geral. Para colher seus benefícios, é preciso apenas ser consistente e não tem que ser necessariamente exaustivo.
Caminhar é um bom exemplo de atividade física, 30 minutos, 4 vezes por semana é suficiente para melhorar nosso humor e saúde, e nos ajudar a reduzir o estresse. Os exercícios ao ar livre são ainda melhores para a depressão e estresse.
- Links que recomendamos:
- Exercícios físicos: por que são tão importantes para a saúde?
- 7 problemas de saúde que podemos tratar com exercícios
- O esporte protege contra a depressão
3 – Óleo essencial de lavanda
A lavanda tem um aroma distinto e agradável, esta planta é amplamente usada para combater o cansaço e depressão. Além disso, é ideal para dores de cabeça causadas pelos efeitos do estresse, dores musculares e dores nas costas, graças a seus efeitos relaxantes, o que o torna um grande remédio para depressão.
O óleo de lavanda é geralmente aplicado diluído em óleo de oliva em uma massagem suave pelo corpo, mas também pode ser adicionado ao banho ou algumas gotas na esponja de banho para esfregar a área do pescoço e costas e, assim, promover o relaxamento muscular.
Seu uso externo é seguro, mas você nunca deve ingeri-lo. Quando usado em excesso pode causar insônia ou dor de estômago. Deve-se interromper o uso se você notar irritação da pele.
4 – Tratar deficiências nutricionais
Algumas deficiências nutricionais podem contribuir para estados depressivos e, por outro lado, aumentar a nossa ingestão de determinados nutrientes pode ser útil para combater a depressão.
Um grupo de vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na química do cérebro, sua ingestão é essencial se quisermos gozar de boa saúde e manter um bom estado de espírito.
As vitaminas do complexo B são necessárias para o equilíbrio hormonal e níveis adequados de neurotransmissores. Algumas pessoas necessitam de doses de vitaminas B acima do recomendado, como as pessoas sob efeito de estresse, por exemplo.
Se estamos estressados, é recomendado também o consumo de vitamina C, que ajuda a reduzir oxidação relacionada ao estresse e, portanto, promover o bom humor.
Por outro lado, a falta de certos minerais em nossa dieta também pode promover depressão e estados de ansiedade. Um dos principais minerais para prevenir a depressão são o zinco e o magnésio. Sua ingestão adequada nos ajuda a ter mais energia, enquanto luta contra os efeitos estresse em nosso corpo.
- Links que recomendamos:
- Os melhores alimentos para combater o mau humor
- 6 sinais de que o nosso organismo precisa de minerais
- 5 vitaminas essenciais para o corpo e onde encontrá-las
5 – Valeriana
É uma planta com propriedades sedativas cujo uso tradicional inclui o tratamento de estresse e insônia, além de ser um remédio para depressão bastante conhecido.
A valeriana pode ser consumida como um chá, ou em comprimidos do extrato da planta. Ela favorece um bom sono e descanso, que é excelente para o estresse e, ao contrário das pílulas para dormir não causa dependência.
Seu consumo é seguro para a maioria das pessoas, mas é aconselhável não combiná-la com outras drogas, pois pode causar interação. Algumas pessoas podem sentir náuseas devido a seu uso, neste caso você deve reduzir a dose.
- Links que recomendamos:
- Antidepressivo natural: 5 alimentos para combater a depressão
- Remédios naturais para combater a depressão
- 7 melhores formas de reduzir o estresse
- Hábitos saudáveis para evitar e combater o estresse
Mais informações
O estresse, comum na vida de muitas pessoas, é um grande fator para o desenvolvimento da depressão. Diversos estudos já mostraram uma relação entre esses problemas, até mesmo seus sintomas são parecidos. Consulte seu médio antes de usar qualquer remédio natural.