“O pai de todos os alimentos”, isso é o que “alfafa” significa em árabe. Com isso, não é de se admirar que essa planta seja uma grande aliada para a nutrição e a estética. Os benefícios da alfafa não são nenhuma novidade para nós, só que existem muitas pessoas que não os conhecem, então hoje vamos conhecer 5 benefícios da alfafa.
1 Desintoxicante
O consumo de alfafa estimula o corpo a remover suas impurezas. Isso se deve graças à sua riqueza em clorofila e suas propriedades desintoxicantes, que aumentam a vitalidade e evitam uma grande variedade de doenças.
2. Pele luminosa
Um corpo livre de impurezas inevitavelmente se traduz em uma pele mais radiante. Mas, além disso, a alfafa é muito rica em vitamina A, um nutriente que é um poderoso antioxidante e é vital para preservar a pele em perfeitas condições.
3 Coração Saudável
A ingestão de alfafa aumenta os níveis de colesterol bom e desestimula o acúmulo de gordura nas artérias, como um estudo realizado em 2008 e publicado no Jornal mostrou. Estes efeitos fazem desta planta um dos melhores aliados para a prevenção da doença cardiovascular.
4 Cabelo radiante
Esta planta é muito benéfica para os cabelos, isso porque a alfafa contém muitas vitaminas (tais como B1 e B6), sais minerais (tais como cálcio, zinco e ferro) e proteínas, o que impede a perda de cabelo e promovem o seu crescimento.
5 A boa digestão
Na medicina Ayurvédica (o principal sistema de saúde na Índia), o consumo de alfafa é recomendado para melhorar a digestão e aliviar os sintomas da artrite.
Precauções
A chave para desfrutar de um corpo saudável está na moderação. Esta regra aplica-se também no consumo de alfafa. O abuso desta planta pode levar à destruição das células vermelhas do sangue e, assim, agravar pacientes com lúpus. Além disso, seu consumo também é desaconselhável para as mulheres grávida, porque pode levar a alterações hormonais perigosas.