Vives atormentado pelo medo de errar e aterrorizado por se expor ao público. Cada vez que você entra em uma sala, procura o canto mais escuro e quando você fala, sua voz é quase inaudível: sua autoestima está no chão. Você não pode continuar assim, é hora de mudar a percepção errônea que você tem de si mesmo. Queremos ajudar, por isso vamos dar-lhe algumas dicas para melhorar a autoconfiança. Você está pronto?
Dicas para melhorar a autoconfiança
1 – Seja resiliente
A resiliência é uma das melhores ferramentas para superar o estresse, a ansiedade e qualquer tipo de adversidade. Trata-se, acima de tudo, ser flexível e capaz de se adaptar às novas circunstâncias. As coisas não correram como o esperado? Então, trate-a com humor e siga em frente, seu pessimismo não vai melhorar a situação. Além disso, a resistência também envolve aceitar própria imperfeição. Você não é perfeito, isso não é novidade. Portanto, não espere que as suas ações sejam como quer, muito menos quando você tentar algo pela primeira vez.
2 – Seja otimista
Não deixe que o bom senso se converta em pessimismo. Não confunda cautela com negatividade. Afinal, se você sempre esperar o pior, vai ser difícil melhorar a sua autopercepção. A única coisa que você ganha com esta posição é uma vida corroída pelo medo e desespero. É isso o que você realmente quer? Então, pense positivo: isso vai reforçar a sua confiança, você será encorajado a enfrentar qualquer coisa e vai reforçar a sua vontade de viver.
3 – Prepare-se
Sempre que você está enfrentando um desafio, esteja pronto. Tente dormir bem e comer de maneira saudável, esses dois fatores têm um impacto importante sobre a nossa capacidade de enfrentar qualquer desafio e para ter sucesso. Além disso, tenha tempo para organizar tudo sob seu controle quando o grande momento chegar. Por exemplo, se você está esperando por uma entrevista de emprego, arrume a roupa que você vai usar no dia anterior e procure saber qual é o melhor caminho. Essas medidas podem parecer pequenas, mas se não forem feitas com o devido tempo, podem tornar-se verdadeiros geradores de estresse.
4 – Corra riscos
Se você tem falta de autoconfiança, provavelmente está preso em sua “zona de conforto”. Em você, o medo do fracasso é mais forte. Você está ciente de que este medo injustificado está te impedindo de alcançar a melhor versão de si mesmo, o que importa se falhar? Pelo menos, isso vai ser um sinal de que não está parado esperando que a vida escorra entre suas mãos.
Vamos! Siga essas dicas e aproveite deste impulso para chegar a quem você realmente é.