A boca seca pode ser um sintoma relacionado a um problema de saúde ou a uma secreção proveniente da saliva. Isso pode tornar-se algo irritante a longo prazo e pode levar a dificuldades em engolir alimentos, podendo causar até o mau hálito.
Os remédios caseiros também podem tratar problemas orais de todos os tipos. Muitas pessoas sofrem de uma secreção salivar ruim por causa de doença ou problema. Por isso, vamos conhecer alguns remédios caseiros que tratam os problemas causadores da boca seca.
O chá verde
Um dos melhores remédios naturais para tratar problemas de boca seca é o chá verde. Especialmente se o problema está relacionado a uma questão de saúde dental. O chá verde é bom para a prevenção da cárie, devido ao seu poder antibacteriano. Por esta razão, recomenda-se beber várias xícaras de chá verde por dia, a fim de resolver este problema.
A maçã
Um dos principais geradores de saliva é a maçã. Podemos beber o suco de maçã, ou comê-la. A maçã pode ser consumida diariamente, acelerando assim a secreção salivar e combatendo qualquer secura. Além disso, um antisséptico bucal ou o chá de gengibre são excelentes complementos para um tratamento completo.
Camomila e Hortelã-pimenta
Não podemos nos esquecer de duas ervas excelentes para evitar a boca seca, essas ervas podem ser consumidas todos os dias, elas são a camomila e o hortelã pimenta. Consumir essas ervas é bem simples, basta preparar um chá todos os dias e beber, sem moderação, pois eles ajudam a manter a boca saudável e úmida, melhorando a respiração e promovendo uma melhor secreção salivar.
Dicas para combater a boca seca
– Beba bastante líquidos: É importante beber bastante água, sucos naturais de frutas.
– Evite as bebidas e os alimentos que causam a desidratação, como o café, o álcool, pratos picantes e alimentos salgados.
– Coma frutas frescas (abacaxi, laranja, melão, melancia).
– Mastigar chiclete sem açúcar, moderadamente.
– Coloque um umidificador no quarto.
– Enxague sua boca com bastante frequência.
Resumo
A boca seca é um problema que realmente afeta muitas pessoas, e é muito desagradável. Mas como podemos ver, é bem simples de tratar e não há a necessidade de um médico. Mas fique atento, se os sintomas persistirem, aí sim um médico deve ser consultado.