Dicas sobre Saude

12 incríveis propriedades e benefícios do alcaçuz para a saúde

O alcaçuz é uma planta que tem vários usos e pode ser muito útil para tratar certos problemas de saúde. Juntamente com o seu uso em alimentos, também é valorizado por seus diversos benefícios medicinais. Por isso mesmo, essa planta
tem sido usada há muitos anos na medicina natural.

O que é alcaçuz?

O alcaçuz tem o nome científico de Glycyrrhiza glabra. No entanto, essa planta também pode ser conhecida com outros nomes, tais como alcaçuz doce, raiz doce, pau doce, regaliz, alcaçuz preto ou glicirriza.

O alcaçuz está disponível em muitas formas. Você pode comprar a raiz, o alcaçuz em pó ou o extrato de alcaçuz, por exemplo.

O alcaçuz é nativo da Europa e da Ásia. A planta é classificada como uma erva daninha nessas áreas. Os primeiros egípcios adoravam a raiz de alcaçuz. Eles usaram para fazer chá. O alcaçuz foi posteriormente importado para a China, onde se tornou uma erva importante na tradição medicinal chinesa.

Valores nutricionais do alcaçuz

Alcaçuz oferece uma ampla gama de nutrientes benéficos. É uma boa fonte de vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico) e vitamina E (tocoferol). Além disso, fornece minerais como fósforo, cálcio, colina, ferro, magnésio, potássio, selênio, silício e zinco. Também contém vários fitonutrientes, incluindo beta-caroteno, glicirrizina, glabridina, isoliquiritigenina, timol, fenol, ácido ferúlico e quercetina.

Para que serve o alcaçuz?

O alcaçuz é usado para diversos tratamentos caseiros. Acredita-se que as substâncias químicas contidas no alcaçuz diminuem o inchaço, as secreções de muco e a tosse. Além disso, aumentam as substâncias químicas no corpo que curam as úlceras.

Ele serve para tratar distúrbios do estômago, doenças respiratórias, síndrome pré-menstrual, úlceras pépticas, sintomas da menopausa e ajuda na luta contra vários tipos de infecções, como herpes, HIV, hepatite e herpes zoster.

Também ajuda no tratamento de artrite reumatoide, diabetes, câncer, síndrome da fadiga crônica, tuberculose, distúrbios neurológicos, fertilidade feminina, obesidade, além de ajudar a manter níveis saudáveis ​​de colesterol. Os extratos de alcaçuz contêm fitoestrogênios, que promovem a desintoxicação, pele e cabelos saudáveis, saúde bucal e defesa imunológica. Além disso, ajuda a combater o odor corporal e a depressão.

O alcaçuz também tem sido usado como agente aromatizante em produtos de confeitaria, como doces desde os tempos antigos. É também amplamente utilizado na indústria do tabaco na fabricação de charutos, cigarros e misturas para fumar. É usado tanto como um intensificador de sabor como um agente controlador de umidade em produtos de tabaco. Além disso, ele também pode ser encontrado em bebidas como cerveja, devido às suas qualidades espumantes.

Propriedades do alcaçuz

O alcaçuz tem as seguintes propriedades medicinais:

Benefícios do alcaçuz

Alivia problemas gastrointestinais

A raiz de alcaçuz é usado para aliviar problemas gastrointestinais. Em casos de intoxicação alimentar, úlceras de estômago e azia, o extrato de raiz de alcaçuz pode acelerar o reparo do revestimento do estômago e restaurar o equilíbrio. Isto é devido às propriedades anti-inflamatórias e de reforço imunológico do ácido glicirrízico.

Um estudo descobriu que o ácido glicirrízico, presente nessa raiz, pode suprimir as bactérias tóxicas H. pylori, e pode impedi-la de crescer no intestino.

Limpa o sistema respiratório

O alcaçuz é recomendado para tratar problemas respiratórios. Portanto, tomar alcaçuz pode ajudar o corpo a produzir muco saudável, além de manter o sistema brônquico saudável.

Auxilia o tratamento do câncer

Alguns estudos dizem que a raiz de alcaçuz pode ajudar potencialmente no tratamento de cânceres de mama e próstata. Algumas pesquisas estão sendo feitas para comprovar esses efeitos.

Protege sua pele e dentes

Géis tópicos contendo alcaçuz são recomendados para tratar problemas de pele. O alcaçuz é um excelente curador da pele e é benéfico no tratamento do eczema, o pé de atleta e psoríase. Estudos têm mostrado que o uso tópico de extratos de alcaçuz ajuda a aliviar o inchaço e coceira em tais condições também. Os extratos de alcaçuz também têm efeitos clareadores da pele, reduzem a inflamação e ajudam a melhorar a vermelhidão.

O alcaçuz também pode ser um tratamento dermatológico de sucesso devido às suas propriedades antibacterianas. Por essa razão, os profissionais de saúde holística costumam sugerir a aplicação de alcaçuz na cárie dentária para matar as bactérias.

Trata aftas

O alcaçuz provou ser benéfico no tratamento de úlceras aftosas recorrentes, também conhecidas como aftas. As aftas são pequenas lesões não contagiosas que surgem nos tecidos dentro da boca e gengivas. Estudos mostraram que o tratamento com extrato de alcaçuz resultou em melhora significativa na condição dos indivíduos com relação à redução tanto da dor quanto da inflamação. Além disso, o alcaçuz ajuda a acelerar a cura e a estimulação do mecanismo de defesa imunológica do corpo.

Protege o fígado

Estudos mostraram resultados promissores em relação ao efeito hepatoprotetor do alcaçuz. Ele contém glicirrizina, que é eficaz no tratamento de distúrbios hepáticos, reduzindo a toxicidade e ajuda a estabilizar a função normal do fígado. Outro estudo forneceu evidências de que o flavonoide isoliquiritigenina, presente no alcaçuz, possui qualidades antioxidantes. Essa qualidade auxilia na proteção das células do fígado de lesões induzidas por dietas ricas em gordura e nos danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

O alcaçuz também é eficaz no tratamento do vírus da hepatite B crônica. Ele ajuda na supressão da secreção do antígeno da hepatite B e melhora o funcionamento do fígado.

Ajuda a tratar artrite reumatoide

Os extratos de alcaçuz possuem propriedades anti-inflamatórias e provaram ser eficazes no tratamento da artrite reumatoide. Uma pesquisa indicou que ele pode ser benéfico na redução dos níveis de citocinas pró-inflamatórias e no alívio da dor e do inchaço.

Menopausa e síndrome pré-menstrual

Raiz de alcaçuz é eficaz no tratamento dos sintomas da menopausa e síndrome pré-menstrual. É rica em isoflavonas, que ajudam a manter o equilíbrio de estrogênio e progesterona no corpo. Estudos mostraram resultados positivos em relação à eficácia do alcaçuz na redução da frequência de ondas de calor noturnas e na melhoria da saúde física e psicológica em mulheres na menopausa. Também contém fitoestrogênios e ajuda a elevar os níveis de hormônio progesterona no corpo, o que ajuda a acalmar desconfortos frequentemente experimentados durante a menstruação.

Além disso, estudos forneceram evidências de apoio em relação à eficácia do alcaçuz no combate à depressão pré e pós-menopausa em mulheres. Ele contém minerais essenciais, como magnésio, cálcio e beta-caroteno, além de flavonoides benéficos que ajudam no combate à depressão.

Aumenta a imunidade

O alcaçuz auxilia na melhoria do mecanismo de defesa imunológica do corpo. Também ajuda a elevar os níveis de interferon, um agente antiviral que, juntamente com o ácido glicirrízico, estimula a ação das células imunológicas. Além disso, ajuda a combater os vírus e bactérias infecciosos, como a gripe A.

Trata a tuberculose

Estudos mostraram que o alcaçuz é eficaz no tratamento da tuberculose pulmonar e também ajuda a reduzir a duração do processo de cura. A ação antimicrobacteriana dessa raiz funciona bem no tratamento das infecções pulmonares e faz dela um agente antituberculose eficaz.

Curas infecções

O alcaçuz contém ácido glicirrihizico, que é eficaz no tratamento de várias infecções virais, fúngicas e bacterianas. Estudos revelaram o efeito antiviral do alcaçuz na inibição do crescimento de vírus.

Melhora a função cognitiva

Estudos forneceram evidências que demonstram o efeito neuroprotetor do alcaçuz. Ele ajuda na prevenção do comprometimento cognitivo e auxilia no aprimoramento das funções de aprendizado e memória.

Chá de alcaçuz

Ingredientes:

Preparo:

Coloque o alcaçuz na água, leve ao fogo e deixe ferver durante 10 minutos. Após, espere esfriar e está pronto. Beba até 3 xícaras desse chá diariamente.

Efeitos colaterais do alcaçuz

Alcaçuz é provavelmente seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral em quantidades normais. No entanto, o consumo diário de alcaçuz por várias semanas ou mais pode causar efeitos colaterais graves, incluindo pressão alta, baixos níveis de potássio, fraqueza, paralisia e ocasionalmente danos cerebrais em pessoas saudáveis. Pessoas que comem muito sal ou têm doenças cardíacas, doença renal ou pressão alta, são mais propensas a sentir esses efeitos.

Outros efeitos colaterais do uso de alcaçuz incluem cansaço, ausência de um período menstrual em mulheres, dor de cabeça, retenção de sódio e água, e diminuição do interesse e função sexual em homens.

Precauções quanto ao uso desta planta

Gravidez e amamentação: É inseguro tomar alcaçuz se estiver grávida. O alto consumo de alcaçuz durante a gravidez parece aumentar o risco de parto prematuro ou um aborto. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar alcaçuz se estiver amamentando. Sendo assim, fique do lado seguro e evite o uso.

Doença cardíaca: O alcaçuz pode fazer com que o corpo armazene água, o que pode piorar a insuficiência cardíaca congestiva. Também pode aumentar o risco de batimentos cardíacos irregulares, por isso, não consuma alcaçuz se tiver doença cardíaca.

Condições sensíveis a hormônios, como câncer de mama, câncer uterino, câncer de ovário, endometriose ou miomas uterinos: Alcaçuz pode agir como estrogênio no corpo. Portanto, se você tem alguma condição que pode ser agravada pela exposição ao estrogênio, não use alcaçuz.

Pressão arterial elevada: Essa planta pode elevar a pressão arterial. Assim, não consuma grandes quantidades se tiver pressão alta.

Hipertonia: Essa é uma condição muscular causada por problemas nervosos. O alcaçuz pode causar a queda do nível de potássio no sangue e pode piorar a hipertonia. Portanto, evite alcaçuz se tiver hipertonia.

Baixos níveis de potássio no sangue (hipocalemia): O alcaçuz pode baixar o potássio no sangue. Se o seu potássio já estiver baixo, o alcaçuz pode reduzi-lo a níveis perigosos. Por isso, não use alcaçuz se você tem essa condição.

Doença renal: o uso excessivo de alcaçuz pode piorar a doença renal. Sendo assim, evite seu uso.

Problemas sexuais masculinos: O alcaçuz pode diminuir o interesse do homem pelo sexo e também piorar a disfunção erétil ao diminuir os níveis de um hormônio chamado testosterona.

Cirurgia: O alcaçuz pode interferir no controle da pressão arterial durante e após a cirurgia. Portanto, pare de tomar alcaçuz pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

Interações com medicamentos

Onde comprar alcaçuz

O alcaçuz pode ser difícil de encontrar em certas regiões, mas quando achado, pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres. Além disso, é possível comprá-lo em lojas online em diversas formas.

Conclusão

O alcaçuz, como vimos, é um remédio natural para várias condições de saúde que pode ajudar no complemento de alguns tratamentos médicos. No entanto, antes de usá-lo pergunte a opinião de seu médico, pois ele também pode causar efeitos colaterais perigosos para certas pessoas.