Se você sofre desse terrível mau, chamado gastrite, deve prestar bem atenção nesse artigo. Listamos os 10 alimentos e os motivos pelos quais eles são proibidos para quem tem gastrite.
Frutas cítricas: Frutos verdes, limão, laranja e tomate podem aumentar o teor de acidez do estômago e assim causar muita dor. Consuma moderadamente e nunca com o estômago vazio. Se a crise estomacal estiver muito forte, evite esses alimentos.
Carnes gordurosas: O estômago é responsável pela digestão das proteínas, e o consumo em excesso produz ainda mais a liberação de ácidos, piorando assim a inflamação da parede estomacal. Além disso, as gorduras tornam a digestão mais lenta e o alimento junto com os ácidos ficam mais tempo parados no estômago.
Doces: O excesso de açúcar contido em balas, chicletes, chocolates, sorvetes, bolos e afins aumenta a fermentação durante a digestão e causa muito desconforto estomacal.
Leite e seus derivados: Muitas pessoas tomam leite para melhorar a queimação do estômago, mas saiba que essa prática é errada. Assim como a carne, o leite e derivados é um alimento rico em proteínas e gorduras, o que torna a digestão mais lenta e piorando a sua gastrite.
Bebidas alcoólicas: Bebida extremamente agressiva para a mucosa estomacal.
Bebidas gasosas: O gás contido aumenta a secreção de um hormônio chamado gastrina, que aumenta a dissolução do ácido digestivo e causa irritação no estômago.
Gomas de mascar: O estômago se prepara para receber um alimento que nunca chega, e assim os ácidos vão sendo liberados e começam a machucar os tecidos estomacais.
Condimentos: Alimentos como pimentas, catchup, mostarda, molho shoyu podem piorar as inflamações estomacais.
Cafeína: Presente no café, refrigerantes a base de cola, chá preto e mate, essa substância causa grande irritação no estômago.
Corantes e conservantes: Salgadinhos industrializados, bolachas recheadas e sucos em pó agravam a gastrite. Os embutidos como salsichas e mortadelas, também são ricas em corantes e conservantes e prejudicam um estômago já machucado.