A cebolinha (Allium schoenoprasum) é um dos menores membros da família das cebolas, alho poró e alho. Esta planta tem folhas finas e longas, que são muito usadas na culinária devido a seu sabor e aroma. O forte odor da cebolinha pode ser atribuído a uma série de compostos de enxofre, no entanto, o seu teor de enxofre é menor que a cebola e alho.
A cebolinha possui propriedades anti-inflamatórias e antibióticas. Além de ser rica em vitaminas (A, C, ácido fólico, K), minerais e antioxidantes, que oferecem diferentes benefícios para a saúde. Aqui estão alguns dos benefícios da cebolinha:
Benefícios da cebolinha
1 – Ajuda na digestão
Por ser rica em fibra, ela facilita a digestão adequada, evitando assim a prisão de ventre, distúrbios diverticulares e hemorroidas. Também ajuda a combater bactérias, leveduras e fungos no trato intestinal, permitindo o bom funcionamento do sistema digestivo.
Segundo uma pesquisa, a cebolinha também tem propriedades anti-bacterianas que são capazes de combater a Salmonella, que pode causar sérios problemas digestivos.
2 – Previne o câncer
Essa planta contem muitos antioxidantes que podem destruir os radicais livres e impedem o crescimento de células cancerosas e tumores. Além disso, ajudam o corpo a produzir glutationa, um agente que permite que o corpo se livre de toxinas e outras substâncias que causam câncer. A cebolinha verde demonstrou ser muito útil no combate do câncer de esófago, da próstata e tumores do trato gastrointestinal.
- Links que recomendamos:
- 10 maneiras simples de reduzir o risco de câncer
- 10 alimentos comuns que podem causar câncer
- Estudo revela maneira simples de reduzir o risco de 13 tipos de câncer
3 – Aliada do coração
A cebolinha contem alicina, um organosulfurado conhecido por reduzir o LDL ou colesterol ruim e aumentar o HDL ou bom colesterol, o que diminui o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas. A alicina também libera óxido nítrico, o que reduz a rigidez dos vasos sanguíneos e controla pressão arterial. Esta planta também ajuda a prevenir a calcificação arterial. Além disso, os flavonoides e a quercetina também ajudam no controle dos níveis de colesterol, pressão arterial e reduzem o acúmulo de placas nas artérias.
- Links que recomendamos:
- Alimentos para reduzir e controlar a hipertensão arterial
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
- Remédios naturais para desentupir veias e artérias
4 – Anti-inflamatória
Esta planta possui um efeito anti-inflamatório leve que pode reduzir o risco de artrite reumatoide, uma doença comum que se desenvolve com a idade. Seu suco pode ser utilizado como um repelente de insetos ou aplicado em feridas no tratamento de infecções fúngicas.
5 – Antibiótico natural
Como outras plantas deste grupo, a cebolinha também tem propriedades antibióticas. Os agentes antibacterianos e antivirais naturalmente presentes na cebolinha trabalham juntamente com a vitamina C para destruir micróbios prejudiciais. O consumo desta planta age como uma excelente defesa contra resfriados, gripes e algumas infecções fúngicas.
6 – Saúde óssea
É uma rica fonte de vitamina K, que é vital para a saúde óssea a longo prazo. Esta vitamina ajuda a regular as células que previnem a desmaterialização óssea. Ela também ajuda a produção de uma proteína chamada osteocalcina do osso, o que ajuda a manter a densidade mineral óssea.
7 – Previne o envelhecimento precoce
A vitamina C e E, presente nessa planta, têm propriedades antioxidantes que podem combater os radicais livres que causam danos nas células e que são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Os antigos romanos frequentemente utilizavam esta planta para o tratamento de queimaduras. Seu consumo pode prevenir os danos dos radicais livres, prevenindo os sinais de envelhecimento como rugas e linhas de expressão.
8 – Protege contra o Alzheimer
Esse alimento é uma das melhores fontes naturais de vitamina K. Um estudo, verificou que esta vitamina controla os danos neurais causados pelo avanço da idade e pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
9 – Previne malformações no feto
O ácido fólico é um dos principais compostos na síntese de DNA e divisão celular. Esse tipo de vitamina B, é importantíssimo antes e durante a gravidez para prevenir alterações genéticas graves no bebê.
10 – Promove a saúde ocular
Alguns compostos, tais como carotenos, luteína e zeaxantina, encontrados na cebolinha, contribuem para combater o estresse oxidativo no sistema ocular, além disso, ajudam a prevenir o aparecimento de catarata e a degeneração macular.
- Links que recomendamos:
- Os incríveis benefícios do alho para a saúde
- Propriedades e incríveis benefícios da cebola para saúde
- Alho negro: um alimento ainda mais poderoso que o alho comum
Mais informações
Você ficou surpreendido com os incríveis benefícios da cebolinha para a nossa saúde? Agora tudo que você tem que fazer é consumir ainda mais esse alimento para aproveitar seu ótimo sabor e ainda cuidar de sua saúde de maneira natural.