Como todos sabem os anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais) são usados para prevenir a gravidez. Apesar de serem muito conhecidos, ainda há muitas dúvidas em relação a estes medicamentos. Hoje, vamos falar de um deles, o Ciclo 21, que é bastante popular.
Ciclo 21 bula
Apresentação de Ciclo 21, uso oral e adulto. Laboratório: União Química.
Comprimido 0,15 mg + 0,03 mg: embalagem contendo 21 ou 63 comprimidos.
Composição de Ciclo 21
Cada comprimido contém:
- – levonorgestrel ………… 0,15 mg
- – etinilestradiol ………… 0,03 mg
- – Excipientes: lactose, povidona, celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio, croscarmelose sódica e macrogol
Para que serve o ciclo 21?
O anticoncepcional Ciclo 21 é uma combinação de medicação hormonal usada para prevenir a gravidez. Ele contém 2 hormônios: levonorgestrel (uma progestina) e etinil estradiol (um estrogênio). Ele funciona principalmente impedindo a liberação de um óvulo (ovulação) durante o seu ciclo menstrual. Também deixa o fluido vaginal mais espesso para ajudar a evitar que o esperma atinja um óvulo (fertilização) e muda o revestimento do útero para evitar a fixação de um óvulo fertilizado.
Além de prevenir a gravidez, as pílulas anticoncepcionais podem tornar seus períodos mais regulares, diminuir a perda de sangue e os períodos dolorosos, diminuir o risco de cistos ovarianos e também tratar a acne.
O uso desta medicação não protege você ou seu parceiro contra doenças sexualmente transmissíveis (como HIV, gonorreia, clamídia).
Como tomar Ciclo 21?
Ciclo 21 possuí 21 pílulas com medicação ativa. Tome uma pílula ativa (com hormônios) uma vez por dia por 21 dias seguidos. Depois de tomar a última pílula, comece uma nova cartela do medicamento após um intervalo de 7 dias. A menstruação deve começar entre 2 a 3 dias após tomar o último comprimidos de Clico 21 e pode não cessar até começar outra cartela do medicamento maioria.
Se esta é a primeira vez que você está usando este medicamento, e você não está mudando de outra forma de controle de natalidade hormonal (como outras pílulas anticoncepcionais), tome o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Se o seu médico indicar que você iniciará este medicamento em qualquer outro dia, use uma forma adicional de controle de natalidade não hormonal (como preservativos, espermicida) durante os primeiros 7 dias para prevenir a gravidez até que este medicamento tenha tempo suficiente para fazer efeito. Se você começar no primeiro dia do seu período (menstruação), você não precisa usar controle de natalidade na primeira semana.
Consulte o seu médico ou farmacêutico para obter informações sobre como mudar de outras formas de controle de natalidade hormonal para este medicamento.
Se você perde as doses do seu contraceptivo oral, pode não estar protegido contra a gravidez. Você pode precisar usar um método de controle de natalidade por 7 a 9 dias ou até o final do ciclo. Toda marca de contraceptivos orais vem com instruções específicas a seguir se você perder uma ou mais doses. Leia atentamente as instruções nas informações do fabricante que acompanha o seu contraceptivo oral. Se você tiver alguma dúvida, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Informações importantes quanto ao uso deste medicamento
Leia a bula e siga os conselhos fornecidos pelo seu médico ou farmacêutico antes de começar a usar este medicamento. O bula contém informações muito importantes sobre quando tomar suas pílulas e o que fazer se perder uma dose. Se você tiver alguma dúvida, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Tome este medicamento por via oral, conforme indicado pelo seu médico, geralmente uma vez por dia. Escolha uma hora do dia que seja fácil para você lembrar e tome sua pílula ao mesmo tempo todos os dias.
É muito importante continuar a tomar este medicamento exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga as instruções da embalagem para encontrar a primeira pílula. Comece com a primeira pílula e tome todas na ordem correta. Não pule nenhuma dose. A gravidez é mais provável se você pular comprimidos, começar um novo ciclo do medicamento atrasado ou tomar sua pílula em um horário diferente do dia do que o habitual.
Tomar este medicamento após a refeição da noite ou à hora de dormir pode ajudar se você sofre de problemas de estômago ou náusea com a medicação. Você pode optar por tomar este medicamento em uma outra hora do dia, que é mais fácil para você se lembrar. Independentemente do horário de administração que você use, é muito importante que você tome este medicamento ao mesmo tempo todos os dias, com 24 horas de intervalo.
Se você tiver vômito ou diarreia dentro de 4 horas após ter tomado o sua pílula, leia a bula e siga as instruções nela contida corretamente porque o vômito ou diarreia podem impedir que o comprimido funcione.
Ciclo 21 engorda?
Não há estudos que confirmam que este medicamento cause o ganho de peso. Porém, a maior parte dos anticoncepcionais causam retenção de líquidos, o que pode explicar uma elevação de peso. Além disso, pode haver também uma alteração no apetite, mas isso é fortemente desacreditado.
Há ainda pessoas que dizem que este medicamento pode emagrecer. O que se sabe é que não existem estudos em relação ao uso do Ciclo 21 e o peso corporal, sendo assim, é difícil dizer se há ou não uma ligação.
Ciclo 21 tem muito hormônio?
Quando se trata de anticoncepcionais, muita gente procura saber sua dosagem de estrogênio e, nesse sentido, Ciclo 21 tem uma maior dosagem que outros contraceptivos. No entanto, este medicamento também possuí levonorgestrel, que é outro hormônio e que, por sua vez, reduz o risco de trombose.
Por isso, dizer que Ciclo 21 tem muito hormônio e maior risco de certos efeitos colaterais e errado, já que tem outros componente que reduz alguns riscos.
Ciclo 21 é seguro?
Sim, Ciclo 21 evita gravidez de forma segura se for tomado da maneira correta e seguindo os conselhos de seu médico. Além disso, a maioria das mulheres se adapta bem a essa medicação e, geralmente, não apresentam efeitos colaterais.
Ciclo 21 efeitos colaterais
Todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais. No entanto, muitas pessoas não têm efeitos colaterais ou apenas têm efeitos secundários menores.
Efeitos colaterais mais comuns e leves de Ciclo 21
Ligue para o seu médico ou obtenha ajuda médica se algum destes efeitos secundários ou quaisquer outros efeitos que a incomodarem ou não desaparecem:
- – Tontura
- – Ganho de peso
- – Dor de cabeça
- – Náusea ou vômito
- – Cólicas
- – Dor do peito
- – Perda de cabelo
- – Acne
- – Período (menstrual) anormal. Estes incluem manchas ou sangramento entre ciclos
- – Baixa vontade sexual
Este medicamento pode causar manchas escuras da pele no rosto. Evite a exposição ao sol e câmaras de bronzeamento. Use protetor solar, roupas e óculos que o protejam do sol.
Efeitos colaterais mais raros e graves de Ciclo 21
Mesmo que possa ser raro, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais muito ruins e, por vezes, mortais quando se toma um medicamento. Informe o seu médico ou receba assistência médica imediatamente se tiver algum dos seguintes sinais ou sintomas que possam estar relacionados a um efeito colateral muito grave:
- – Sinais de problemas no fígado: urina escura, sensação de cansaço, falta de apetite, dor no estômago, fezes coloridas, vômito ou pele ou olhos amarelos
- – Sinais de hipertensão arterial: dor de cabeça ou tonturas muito ruins, desmaio ou mudança na visão
- – Tossir sangue
- – Falta de ar
- – Dor ou pressão no tórax
- – Fraqueza em um lado do corpo, dificuldade em falar ou pensar, perda de equilíbrio ou visão turva
- – Inchaço, calor, dormência, mudança de cor ou dor em uma perna ou braço
- – Mudança de humor
- – Baixo humor (depressão)
- – Sentindo-se muito cansado ou fraco
- – Dor de barriga muito ruim
- – Inchaço
- – Dor no peito ou descarga do mamilo
- – Comichão ou descarga vaginal
- – Detecção ou sangramento vaginal que é muito ruim ou não desaparece
- – Perda de visão
Se você é míope ou usa lentes de contato, você pode desenvolver problemas de visão ou problemas para usar suas lentes de contato. Entre em contato com seu oftalmologista se esses problemas ocorrerem.
Fumar cigarros enquanto usa este medicamento aumenta a chance de efeitos colaterais muito graves e relacionados ao sangue. Essa chance é aumentada com a idade (principalmente em mulheres com mais de 35 anos de idade). Por isso, é aconselhável não fumar. Não use este medicamento se fumar e tiver mais de 35 anos de idade.
Algumas pessoas podem ser alérgicas a este medicamento, fique atento aos sinais e corra para um médico a qualquer dúvida. Sinais de uma reação alérgica, incluem:
- – Erupções cutâneas
- – Urticária
- – Coceira
- – Vermelhidão
- – Inchado
- – Bolhas ou pele descascando com ou sem febre
- – Aperto no peito ou na garganta
- – Dificuldade para respirar ou falar
- – Rouquidão incomum
- – Inchaço da boca, rosto, lábios, língua ou garganta
Lembramos que está não é uma lista completa de todos os efeitos colaterais deste medicamento e que outros poderão ocorrer. Por isso, a qualquer dúvida, procure um médico.
Ciclo 21 contraindicações
Este medicamento está contraindicado para mulheres com hipersensibilidade que têm ou já tiveram trombose venosa profunda (coágulos nas veias) ou tromboembolismo (rompimento de um vaso sanguíneo). É também não indicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes de sua fórmula.
Além disso, Ciclo 21 anticoncepcional está contraindicado para mulheres com os seguintes problemas:
- Doença vascular cerebral (derrame cerebral) ou coronariana arterial (estreitamento dos vasos que sustentam o coração)
- – Valvulopatias trombogênicas (doença das válvulas do coração)
- – Distúrbios trombogênicos (doenças dos vasos sanguíneos)
- – Diabetes com envolvimento dos vasos sanguíneos
- – Hipertensão (pressão alta)
- – Carcinoma da mama (câncer de mama) conhecido ou suspeito ou outra neoplasia (câncer)
- – Estrogênio-dependente conhecida ou suspeita
- – Adenomas (tumor glandular benigno)
- – Carcinomas hepáticos (câncer do fígado)
- – Doença hepática ativa (distúrbios do fígado), desde que a função hepática não tenha retornado ao normal
- – Gravidez confirmada ou suspeita
Precauções e avisos
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se você é alérgico a outros estrogênios ou progestinas, ou se tiver outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.
Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: coágulos de sangue (por exemplo, nas pernas, olhos, pulmões), distúrbios da coagulação sanguínea (como a deficiência de proteína C ou proteína S), hipertensão arterial, exame de mama anormal, câncer (especialmente câncer de endométrio ou mama), níveis elevados de colesterol ou triglicerídeos (gordura no sangue), depressão, diabetes, história médica familiar (especialmente angioedema), problemas da vesícula biliar, graves dores de cabeça/enxaquecas, problemas cardíacos (como doença cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataque cardíaco prévio), história de olhos/pele amarelados (icterícia) durante a gravidez ou ao usar controle de natalidade hormonal (como pílulas), doença renal, doença do fígado (incluindo tumores), acidente vascular cerebral, inchaço (edema), problemas de tireoide ou sangramento vaginal inexplicável.
Se você tem diabetes, este medicamento pode afetar o açúcar no sangue. Verifique o seu açúcar no sangue regularmente conforme indicado e compartilhe os resultados com o seu médico. Informe seu médico imediatamente se você tiver sintomas de alto nível de açúcar no sangue, como aumento da sede/micção. Seu médico pode precisar ajustar sua medicação para diabetes, seu programa de exercícios ou sua dieta.
Informe o seu médico se você fez ou fará cirurgia ou se você estiver confinado a uma cama ou cadeira por muito tempo (como um voo de avião longo). Essas condições aumentam o risco de obter coágulos sanguíneos, especialmente se você estiver usando controle de natalidade hormonal. Você pode precisar parar esta medicação por um tempo ou tomar precauções especiais.
Como mencionamos anteriormente esta medicação pode causar áreas manchadas e escuras no rosto e na pele (melasma). A luz solar pode piorar esse efeito. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e luzes solares. Use protetor solar e use roupas protetoras quando estiver ao ar livre.
Ciclo 21 e gravidez
Pode levar mais tempo para engravidar depois de parar de tomar pílulas anticoncepcionais, assim com as de Ciclo 21. Consulte o seu médico.
Este medicamento não deve ser usado durante a gravidez. Se engravidar ou pensar que está grávida, informe o seu médico imediatamente. Se você acabou de dar à luz ou teve uma perda de gravidez/aborto após os primeiros 3 meses, fale com seu médico sobre formas confiáveis de controle de natalidade e descubra quando é seguro começar a usar controle de natalidade que contenha uma forma de estrogênio, como como esta medicação.
Este medicamento pode diminuir a produção de leite materno. Uma pequena quantidade passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis em um lactente. Em geral, não se deve usar contraceptivos orais durante o tempo de lactância. Consulte o seu médico antes de amamentar.
Ciclo 21 preço
Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, o preço da caixa de Ciclo 21 com 21 comprimidos custa entre 4 a 6 reais.
- Links que recomendamos:
- Depo Provera engorda? Veja sua bula, como tomar e efeitos colaterais
- Primosiston corta a menstruação? Conheça sua bula e para que serve
- Como tomar a pílula do dia seguinte e quais seus efeitos colaterais
Mais informações
Os contraceptivos orais podem aumentar a chance de desenvolver tumores hepáticos. Estes tumores não são uma forma de câncer, mas podem causar sangramento grave dentro do corpo. Os contraceptivos orais também podem aumentar a chance de desenvolver câncer de mama ou fígado, ou ter um ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral ou um coágulo sanguíneo grave. Converse com seu médico sobre os riscos de usar anticoncepcionais orais.