O pâncreas é um órgão vital do corpo. Conhecer os sintomas do seu mau funcionamento pode ajudar em várias ocasiões para prevenir problemas mais sérios de saúde. Um dos mais conhecidos problemas do pâncreas é a pancreatite, que altera muitas funções digestivas e é por vezes associada a maus hábitos alimentares.
O pâncreas está localizado atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. É responsável pela produção de insulina e enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos. Os sintomas relacionados com o pâncreas, podem ser causados por pancreatite, diabetes, câncer no pâncreas ou cistos no pâncreas, por exemplo.
Sintomas de problemas do pâncreas
1 – Febre
As enzimas que atacam o pâncreas produzem inflamação e, portanto, é normal ter febre. Quando você sentir dor ou desconforto, não se esqueça de verificar sua temperatura. Se a temperatura do corpo está elevada, é aconselhável consultar um médico, ele é o único que pode identificar se esse sintoma está sendo causado por um problema no pâncreas, já que a febre pode ser associada com outros problemas de saúde.
2 – Dor abdominal
A dor ocorre na parte superior do abdômen, atrás do estômago, onde está localizado o pâncreas. Lembre-se que este desconforto só aparece no lado esquerdo do corpo abaixo das costelas e pode parecer como se estivesse queimando.
Esta dor pode ser mais fácil de detectar depois de comer ou depois de beber. Ela é ainda mais pronunciada se você comeu alimentos ricos em gordura.
Além disso, a dor é mais intensa quando você se coloca na posição de boca para baixo, pois o pâncreas pode ser espremido e a dor torna-se mais aguda. A dor também pode irradiar-se para atrás das costas.
3 – Náuseas e vômitos
Problemas no pâncreas podem causar náuseas e vômitos. Quando o sistema digestivo é perturbado, a comida não é digerida muito bem e o pâncreas se torna inflamado. Por esta razão, o desconforto causado pelas náuseas podem estar relacionados com problemas no pâncreas.
4 – Dor de cabeça
Quando há um problema no pâncreas, pode ser normal sentir-se cansado, irritado, ter dificuldade de concentração e dores de cabeça súbitas. Isso tudo ocorre porque o sistema imunológico está sob ataque e você sente os efeitos imediatamente.
5 – Perda de peso
Se você não pode digerir adequadamente o alimento, não vai obter os nutrientes corretamente, por isso, é normal que as pessoas que sofrem de um problema relacionado com o pâncreas, comecem a perder peso, mesmo mantendo a mesma dieta de antes.
6 – Taquicardia
A frequência cardíaca é acelerada, causando mais fadiga e uma respiração mais rápida. Isso ocorre porque o corpo pode estar ficando mais fraco, assim como o sistema imunológico e há também uma falta de energia, e isso pode estar causando taquicardia. Você pode sentir como se estivesse sufocado e ter uma pulsação anormal. Você deve consultar um especialista se tiver qualquer um desses problemas mencionados.
7 – Icterícia
A icterícia não é uma doença, mas sim uma manifestação do corpo a alguma doença. Ela é definida pela presença de uma cor amarelada na pele, olhos e nas membranas mucosas. Em casos de problemas no pâncreas, a icterícia pode surgir devido a compressão do ducto biliar. Além da icterícia, outros sintomas que podem ocorrer são coceira na pele e urina escura.
8 – Problemas Digestivos
Os problemas digestivos causados por problemas no pâncreas devido ao bloqueio da liberação do suco pancreático para o intestino, o que leva a uma incapacidade de digerir os alimentos, principalmente os gordurosos. Com isso, as fezes podem ficar pálidas, volumosas e gordurosas.
Como proteger o pâncreas
– Limite o consumo de açúcares refinados e farinha.
– Tente prevenir a diabetes.
– Coma mais vegetais crucíferos especialmente brócolis, couve-flor, repolho, agrião e couve de Bruxelas. Estes vegetais são perfeitos para cuidar do pâncreas.
– Parar de fumar. Isto é absolutamente necessário para prevenir o câncer de pâncreas e problemas relacionados.
– Coma alimentos que são ricos em fibras, especialmente grãos integrais.
– Evitar o estresse.
– Evitar o álcool.
– Evitar o ganho de peso.
– Evitar comer carne vermelha em excesso.
– Tomar bastante água.
- Links que recomendamos:
- Ervas medicinais para desintoxicar o pâncreas
- Alimentos que ajudam a manter o pâncreas saudável
- Pancreatite: tipos, causas, sintomas e tratamentos
Mais informações
É muito importante que o nosso corpo esteja funcionando bem, por isso, se você suspeitar de problemas pancreáticos deve imediatamente visitar seu médico para determinar a causa e estabelecer a forma de lutar contra esta doença ou qualquer outra que possa estar te afetando.