Quando ouvimos a palavra de gordura, automaticamente um chip em nossa mente que se refere ao ganho de peso. Mas isso não é inteiramente verdade. Sabemos que existem diferentes tipos de gorduras e nosso corpo precisa delas para funcionar corretamente.
As gorduras prejudiciais, são principalmente aquelas que foram manipuladas pelo homem, como as gorduras trans e gorduras hidrogenadas, presentes nos alimentos industrializados. Quando as gorduras dos alimentos estão em seu estado natural, como as insaturadas, podem trazer muitos benefícios.
As gorduras, juntamente com carboidratos e proteínas, são os três macronutrientes básicos que nosso corpo precisa para se manter vivo e energizado. Não se pode viver sem deixar de lado qualquer destes três macronutrientes, portanto, você deve saber que as gorduras, em perspectiva, são muito saudáveis e essenciais ao organismo.
Alimentos ricos em gorduras saudáveis
Azeite extra virgem
O azeite de oliva extra virgem é um dos alimentos ricos em gorduras boas. É um grande aliado para qualquer dieta e é benéfico para o coração, ossos e pressão arterial. Por outro lado, as gorduras mono-insaturadas no azeite extra virgem não podem resistir a altas temperaturas, de modo que não é uma escolha ideal para cozinhar.
Em porcentagens, contém 71% de gordura monoinsaturada, 16% saturada e 13% poli-insaturadas. Mas lembre-se que é sempre melhor consumi-lo frio, para garantir seus benefícios.
Frutos secos
Eles são alimentos ricos em gorduras boas e saudáveis. Entre eles podemos destacar as nozes, amêndoas e nozes de macadâmia, que ajudam a reduzir o risco de doenças do coração, prevenir a diabetes tipo 2 e diminuir o apetite.
Sementes
As sementes de girassol, de abóbora, de gergelim, entre outras, são boas fontes de gorduras saudáveis. As sementes de linhaça também fornecem ácidos graxos ômega-3 e fibra solúvel, que ajudam a combater problemas como a constipação intestinal, por isso são também alimentos ricos em gorduras boas.
- Links que recomendamos:
- 10 benefícios da semente de abóbora para a saúde
- 8 benefícios da semente de girassol à saúde
- 10 benefícios surpreendentes das sementes de chia
Peixes gordos
A anchova, cavala, sardinha ou atum são chamados de peixes gordos. Eles contêm uma grande fonte de ácidos graxos ômega 3, proteínas e vários nutrientes. Podemos destacar que os peixes gordos são benéficos para a visão, reduzem o risco de diabetes tipo 1, diminuem o colesterol e combatem os sintomas da depressão.
Abacate
A gordura do abacate, dependendo da variedade é de cerca de 60% monoinsaturada, 25% saturada e 15% poli-insaturada. Essa fruta também fornece fibras e minerais. Na cozinha, ele é muito versátil e pode ser usado em diferentes receitas.
Coco
A gordura do coco é cerca de 92% de gordura saturada, e é considerado muito saudável, porque 65% dessa gordura são triglicerídeos de cadeia média, que não são armazenados e são mais facilmente metabolizados para gerar energia imediata, 50% é ácido láurico, com um grande efeito antimicrobiano que ajuda a melhorar o sistema imunológico. Ela é ideal para cozinhar, pois é estável e não oxida, quando exposta à luz e calor como acontece com os óleos vegetais poli-insaturados.
Cacau
O cacau é um daqueles alimentos cheios de antioxidantes e ricos em propriedades benéficas. A manteiga de cacau é uma gordura saudável composta de 59% de gordura saturada, sob a forma de ácido esteárico, 38% de gordura monoinsaturada e 3% de gordura poli-insaturada.
Azeitona
É um alimento muito rico e versátil, que pode ser usado como um lanche ou fazer parte de suas refeições, deixando-as com alto valor nutritivo. Contém ácidos graxos oleico e palmítico que não prejudicam o corpo e não contribuem para o ganho de peso.
- Links que recomendamos:
- 10 alimentos para queimar gordura abdominal
- Erros que nos atrapalham a queimar a gordura abdominal
- Emagrecer: 4 frutas que ajudam a queimar gordura
Mais informações
As gorduras são grandes aliadas da saúde se você souber como escolher e usá-las para o seu consumo, o ideal é que cada dieta contenha gorduras saudáveis que ajudam a manter o bom funcionamento do corpo e proporcionam vantagens adicionais.