Ano após ano, verão após verão, temos de recorrer com mais frequência para cremes de proteção solar, chapéus ou bonés, óculos escuros e roupas para proteger-nos de um sol que parece que a cada ano é mais forte e mais quente.
A exposição contínua aos raios UV é um dos fatores mais contundentes para o desenvolvimento de doenças e condições graves da pele. Hoje já se sabe muito bem o impacto da radiação solar sobre problemas de pele e também com bastante precisão o processo inflamatório, estresse oxidativo e os danos ao DNA celular causados pelo mesmo. Por isso, é necessário aumentar os cuidados com a pele.
Felizmente, existem alguns alimentos que podem ajudar a proteger contra esses fatores de risco causados pelos raios nocivos.
Alimentos para proteger a pele do sol
1 – Azeite de oliva
Por ser rico em vitamina E e polifenóis, a ingestão diária de azeite de oliva cru (sem aquecimento) pode ajudar-nos a proteger a nossa pele muito mais do que imaginamos. Numerosos estudos neste campo têm mostrado que a vitamina E protege as células contra o estresse oxidativo e reduz os danos causados pela radiação UVB. E outros estudos demonstraram recentemente a ação protetora resultante da aplicação tópica de óleo de oliva na pele.
Especialmente agora no verão, devemos sempre consumir azeite de oliva extra virgem nossas refeições, como saladas ou pratos quentes.
2 – Nozes
É bem conhecido que as nozes têm um elevado conteúdo de ômega 3 e é conhecido que esse ácido graxo pode ajudar a proteger a pele contra a ação da luz solar. Eles funcionam por prevenir a apoptose ou desconstrução da camada celular externa da nossa pele causadas pela radiação UV. Você pode consumi-las como lanches entre as refeições ou adicioná-las a smoothies, molhos frios ou saladas.
3 – Café
É outra fonte excelente de polifenóis. A ação antioxidante dessa bebida vai ser de grande ajuda para proteger a pele no verão. Um estudo recente mostrou que o consumo diário de café reduziu em um grupo de pacientes japoneses o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas e pigmentação devido ao sol, precisamente por causa de seu alto teor de polifenóis. Um bom motivo para começar o dia com uma xícara diária de café, mesmo em meio ao calor do verão.
4 – Maçã
As maçãs contêm a mais alta concentração de polifenóis de todas as frutas, fazendo com que cada maçã seja muito poderosa quando se trata de proteger a nossa pele no verão. Os polifenóis são componentes de origem vegetal que ajudam a regular a inflamação, combater o estresse oxidativo e apoiar o sistema imunológico. Durante o verão e com o calor, apenas uma maçã por dia vai significar uma ajuda enorme contra a ação dos raios UV. Além de ser muito refrescante.
5 – Vinho tinto
O vinho tinto é uma outra bebida que tem um enorme teor de polifenóis. Tomar entre 2 e 3 copos de vinho tinto por semana tem muitos efeitos benéficos à saúde e também é uma boa maneira de proteger a pele do sol no verão.
6 – Brócolis
Como as maçãs, o brócolis é outro campeão quando falamos em polifenóis. Como quase todos os crucíferos, o brócolis ajuda a combater a inflamação causada pela luz solar e estudos recentes têm mostrado seus efeitos benéficos contra o câncer de pele. Um componente específico do brócolis, o sulforano, ativa o sistema de defesa da nossa pele quando exposta a altas doses de radiação solar.
7 – Manjericão
Particularmente, o manjericão contém altas doses de zeaxantina, um antioxidante que ajuda a filtrar a radiação UV que atinge a retina, protegendo nossa vista dos raios solares.
- Links que recomendamos:
- 12 maneiras de reduzir o aparecimento de rugas prematuras
- 10 nutrientes importantes para manter a pele saudável
- 4 dicas simples para cuidar dos cabelos no verão
Mais informações
Inclua qualquer destes alimentos em suas refeições diárias ou hábitos alimentares e se sinta muito mais protegido dos efeitos nocivos do sol. Além disso, não se esqueça de proteger sua pele com outras medidas, tais como filtros solares, sombra e beber bastante de água.