A creatinina é um parâmetro que se mede em exames de sangue de rotina e nos ajuda a saber se nossos rins estão funcionando corretamente. Se a creatinina está alta, os rins podem falhar ou não funcionarem corretamente. Se a causa da alta creatinina é devido a um problema sério como a insuficiência renal crônica ou dano permanente ao rim, é aconselhável a consulta direta com um médico antes de tentar o uso de remédios caseiros.
O que é creatinina?
A creatinina é um composto orgânico que é gerado a partir da quebra da creatina, um nutriente usado pelos músculos. Mais especificamente, esse nutriente torna-se um produto residual do metabolismo normal dos músculos, tende a ser produzido pelo corpo constantemente, e normalmente é filtrado pelos rins e excretado na urina.
Valores de referência para o exame de creatinina no sangue são:
• Homens: 0,7 a 1,3 mg/dL
• Mulheres: 0,6 a 1,1 mg/dL
A creatinina é utilizada para monitorizar e conhecer a função adequada dos rins. Em geral, os valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinais de doença renal na maioria das vezes.
Como diminuir creatinina?
Embora seja verdade que a creatinina é o produto final do metabolismo, existem algumas orientações básicas que permitem cuidar dos rins e, portanto, reduzir a creatinina elevada:
• Consuma cerca de dois litros de água por dia.
• Controle a pressão arterial se você tem hipertensão.
• Elimine de sua dieta carne vermelha e frutos do mar muito rico em proteínas.
• Coma mais de frutas e legumes.
• Coma carnes brancas como de peixe e frango.
Remédios caseiros para baixar a creatinina
Os melhores remédios para baixar creatinina são as infusões que estimulam os rins e causam um aumento na produção de urina. Assim, nosso corpo pode eliminar mais de creatinina.
1 – Infusão de urtiga
A folha de urtiga é um tônico renal e ajuda a melhorar as funções renais. Graças às propriedades diuréticas, esta infusão é ótima para reduzir a creatinina elevada, ajudando a expeli-la naturalmente pelos rins. Esta infusão também ajuda a remover o excesso de ácido úrico no sangue.
Modo de preparo:
• Coloque 2 ou 3 colheres de sopa de folhas de urtiga seca num copo de água quente.
• Deixe descansar por 3 minutos.
• Coe a infusão.
Beba 1 ou 2 vezes por dia.
2 – Infusão de dente de leão
A raiz do dente de leão é um diurético natural que permite a eliminação de toxinas e melhora a função renal, contribuindo também para redução eficaz da creatinina do corpo.
Modo de preparo:
• Coloque uma colher de sopa de raiz de dente de leão em pó, em um copo de água quente.
• Deixe repousar 10 minutos.
• Coe a infusão.
Beba 2 ou 3 vezes por dia.
3 – Canela
A canela não é apenas uma especiaria que permite-nos dar um toque de doçura às sobremesas. Ela também tem propriedades diuréticas, que são muito benéficas em caso de creatinina elevada, porque estimula os rins a produzir mais urina e, assim, eliminam os resíduos. Para usá-la, você deve adicionar uma colher de chá de canela em sua dieta diária.
4 – Infusão de alcachofra
Coloque um copo de água no fogo e antes de começar a ferver, acrescente uma colher de chá de alcachofra seca, deixando em infusão por 3 minutos. Após este tempo, deixe esfriar e beba. Você pode tomar de 2 a 3 infusões por dia, antes das refeições.
- Links que recomendamos:
- 10 hábitos comuns que podem causar sérios danos a seus rins
- 5 sinais de problemas nos rins que você não deve ignorar
- 7 sucos que ajudam a desintoxicar os rins naturalmente
Mais informações
Manter os níveis de creatinina nos valores adequados é essencial para manter os rins funcionando de maneira adequada e para cuidar da saúde. O exame de creatinina deve ser feito regularmente por pessoas hipertensas, diabéticos, com histórico familiar de doença renal crônica, que tenham infecções urinárias de repetição e cálculos renais de repetição ou que fazem uso de medicamentos que comprometem a função normal dos rins.