Embora a primavera é sempre a estação da alergia, milhões de pessoas sofrem de alergias a medicamentos ao longo do ano, essas reações são aumentadas em 1% a cada ano. E a terceira causa alérgica depois da rinoconjuntivite e a asma.
Os antibióticos beta-lactâmicos são os que mais produzem alergias. Estes antibióticos são indicados para a profilaxia e tratamento de infecções. É uma grande variedade de derivados de penicilina, cefalosporinas, monobactamas, carbacefem … são os antibióticos mais usados.
Em uma pesquisa feita na Espanha, existem entre 10 e 15 milhões que sofrem de alergia este número continua a aumentar, apesar do país está na vanguarda da investigação de novas técnicas para o diagnóstico de alergia a medicamentos e continua a reduzir a probabilidade de que precisava de local de teste a droga causal.
Em última análise, os medicamentos que causam ainda mais essas alergias são em primeiro lugar antibióticos, em segundo lugar anti-inflamatórios e terceiro lugar do grupo das quinolonas, anestésicos locais, sulfonamidas e macrolídeos.
Embora os sintomas de alergias se manifestam em todas as idades, na infância ou adolescência, neste caso, é em mulheres de meia-idade, onde é detectado porque as mulheres consomem mais medicamentos e, especialmente, depois que passa dos quarenta anos. Os sintomas mais frequentes aparecem na pele, erupções cutâneas, vermelhidão, urticária e inflamações. Em segundo lugar pode parecer sintomas respiratórios ou digestivos e terceiro como sintomas mais graves e dados anafilaxia consistindo de todos esses sintomas ao mesmo tempo e severamente, fadiga e mal-estar, com o perigo.
Para contrariar se aconselha um estudo de alergia e, posteriormente, um estudo de medicamentos similares que não são prejudiciais. As principais causas de alergia a medicamentos são as auto-medicação e abuso, especialmente em doenças respiratórias. Para qualquer reação é importante parar de tomar o medicamento e consulte o seu farmacêutico ou o médico melhor.