Os pés de pessoas com diabetes, são muito sensíveis a qualquer tipo de trauma: O calcanhar e as proeminências ósseas são particularmente frágeis. Os danos aos nervos periféricos dos pés estão causando distúrbios sensoriais, que se deixados sozinhos pode evoluir para úlceras, infecções, ou pode mesmo levar à gangrena e casos fatais, a necessidade de amputação.
Para não chegar a esses pontos, há várias medidas que devemos tomar, higiene sendo um super importante como escolher o calçado certo e corretas meias, devemos utilizar roupas à nossa medida, que não nós apertem.
Recomendamos lavar os pés diariamente com água e sabão, não-abrasivo para a pele. Após isso, seque-os bem, evitar a todo o custo esfregar abruptamente, seco devagar para secar melhor.
Para umedecer, você pode usar óleo vegetal, isso vai ajudar a evitar que sequem e flocos, da mesma forma, fazê-lo com cuidado.
Se os pés são muito sensíveis você pode esfregar um pouco de álcool com muito cuidado uma vez por semana, tente massagear suavemente o calcanhar até a ponta dos seus dedos, isso vai ajudar o fluxo de sangue.
A causa da lesão do nervo sensorial é comum em pacientes diabéticos e as lesões ocorrem sem dor, que muitas vezes agravam a lesão antes que o paciente consulte um médico para obter ajuda.
Recomenda-se também que as unhas dos pés estejam cortadas em linha reta, não arredondados. Isto a fim de evitar que ela aumente a curvatura e fique encravada, não cortar para além dos tecidos moles subjacentes do dedo.
Para lesões comuns que ocorrem entre as pessoas com diabetes é essencial para ser devidamente vacinados contra tétano, e realizar revisões periódicas por um especialista, observando feridas ou lesões que podem ocorrer nesse ínterim.