Hoje, vamos falar sobre uma doença muito comum na infância, que é a catapora. Na verdade, essa doença é uma das mais comuns em crianças menores de 10 anos de idade, mas também pode afetar os adultos. Na maioria dos casos, é facilmente tratada, mas também pode causar algumas complicações.
O que é catapora?
A catapora, também chamada de varicela, é uma doença caracterizada por bolhas vermelhas com coceira que aparecem em todo o corpo. Um vírus causa essa condição. Desde que a vacina contra catapora foi introduzida, os casos da doença diminuíram bastante.
As pessoas que tiveram catapora quase sempre desenvolvem imunidade vitalícia (o que significa que você só pega a doença uma vez). No entanto, o vírus permanece dormentado no corpo e pode reativar mais tarde na vida.
O que causa catapora?
A catapora é causada pelo vírus da herpes varicela-zoster. Ele pode ser espalhado por gotas de um espirro ou tosse, ou pelo contato com a roupa, roupas de cama ou bolhas de uma pessoa infectada. O início dos sintomas é de 10 a 21 dias após a exposição. A doença é mais contagiosa um ou dois dias antes que apareça a erupção cutânea e até que a erupção cutânea esteja completamente seca e escamada.
Sintomas da catapora
Uma erupção cutânea com coceira é o sintoma mais comum da catapora, assim como o primeiro. Você começa a ser contagioso para aqueles que estão à sua volta até 48 horas antes da erupção cutânea começar a ocorrer.
Os sintomas não-erupções cutâneas podem durar alguns dias e incluem:
- – Febre
- – Coceira
- – Dor de cabeça
- – Mal-estar
- – Perda de apetite
- – Dor de barriga
Você ainda é contagioso até que todas as bolhas do seu corpo tenham sumido. As áreas escamosas eventualmente somem e podem demorar de 7 a 14 dias desaparecer completamente.
Fatores de risco
A exposição ao vírus através de infecção ativa anterior ou vacinação reduz o risco. A imunidade do vírus pode ser transmitida de uma mãe para o recém nascido. Qualquer pessoa que não tenha sido exposta pode contrair o vírus. O risco aumenta em qualquer uma dessas condições:
- – Você teve contato recente com uma pessoa infectada
- – Você tem menos de 12 anos de idade
- – Você é um adulto que vive com filhos menores de 12 anos
- – Você passou um tempo em uma escola ou centro de cuidados infantis
- – Seu sistema imunológico está comprometido devido a doenças ou medicamentos
Diagnóstico da catapora
Você sempre deve ligar para o seu médico sempre que desenvolver uma erupção inexplicável, especialmente se for acompanhada por sintomas de resfriado ou febre. O seu médico pode diagnosticar a catapora com base em um exame físico de bolhas em você ou no corpo do seu filho. Ou, testes de laboratório podem confirmar a causa das bolhas.
Complicações da catapora
Procure imediatamente um médico se:
- – A erupção cutânea se espalha para seus olhos
- – A erupção cutânea é muito vermelha, macia e quente (sinais de uma infecção bacteriana secundária)
- – A erupção cutânea é acompanhada de tonturas ou falta de ar
Quando ocorrem complicações, elas geralmente afetam:
- – Bebês
- – Idosos
- – Pessoas com sistemas imunológicos fracos
- – Mulheres grávidas
Catapora na gravidez
Uma mulher grávida que nunca teve catapora ou tomou a vacina deve evitar tocar ou estar na mesma sala que uma pessoa com suspeita de catapora. Não só ela corre o risco de pneumonia causada pelo vírus da catapora, mas o feto corre o risco de infecção no útero (síndrome da varicela congênita) até 20 semanas de gestação.
A varicela congênita causa múltiplos defeitos congênitos, como cicatrizes cutâneas, crescimento afetado, tamanho da cabeça pequeno, problemas oculares, dificuldades intelectuais e membros malformados. Felizmente, é muito, muito rara. Os recém-nascidos cujas mães desenvolvem catapora cinco dias antes ou dois dias após o nascimento correm maior risco. Esses bebês podem desenvolver sintomas dentro de duas semanas após o nascimento. Isso ocorre porque não há tempo suficiente para a mãe desenvolver o anticorpo da catapora para passar para o bebê. A taxa de mortalidade para estes bebês é de até 30%. Se o bebê desenvolver sintomas aos 10-28 dias de idade, é provável que sejam leves.
Catapora em adultos
As complicações da catapora são mais propensas a ocorrer em adultos do que em crianças. Apesar de os adultos representarem baixo de casos de catapora, eles representam um número desproporcional de óbitos e hospitalizações em relação às crianças.
A maioria das complicações da catapora adulta são causadas por uma infecção por bactérias. Essas bactérias podem causar complicações de catapora que incluem:
- – Infecções na pele ou nos tecidos moles
- – Pneumonia (geralmente mais grave em adultos, bem como crianças com mais de 13 anos)
- – Infecções ósseas (osteomielite)
- – Infecções articulares (artrite séptica)
- – Síndrome do choque tóxico
Outras complicações graves de catapora adultas diretamente relacionadas ao vírus da catapora podem incluir:
- – Infecção do cérebro (encefalite)
- – Problemas de sangramento
- – Ataxia cerebelar
Catapora tratamento
À maioria das pessoas diagnosticadas com catapora, será recomendado repouso em casa enquanto aguardam o corpo combater a doença sozinho. Os pais serão informados para manter as crianças fora da escola e creche para prevenir a propagação do vírus. Os adultos infectados também precisam ficar em casa.
Seu médico pode prescrever medicamentos anti-histamínicos ou pomadas tópicas, ou você pode comprar estes na farmácia para ajudar a aliviar a coceira. Você também pode acalmar a coceira da pele utilizando:
- – Banhos mornos
- – Aplicando loção não perfumada
- – Vestindo roupas suaves e macias
Seu médico pode prescrever medicamentos antivirais se você tiver complicações do vírus ou estiver em risco de efeitos adversos. Esses medicamentos antivirais não curam a catapora. Eles tornam os sintomas menos graves ao abrandar a atividade viral.
Remédio para catapora
A prescrição de medicamento antiviral Aciclovir é eficaz para reduzir a duração dos sintomas da catapora e pode ser recomendada para certas pessoas com catapora, como mulheres grávidas, pessoas com sistema imunológico enfraquecido e adultos.
Além disso, seu médico pode recomendar analgésicos sem receita médica e um anti-histamínico para aliviar a dor, coceira e inchaço.
Como tirar manchas de catapora do rosto
As manchas no corpo e, principalmente no rosto, podem incomodar muito as pessoas que tiveram uma catapora. Felizmente, há maneiras naturais de remover essas manchas ou marcas causadas pela doença.
Uma opção é aplicar hipoglós ou o gel da aloe vera diariamente nos locais afetados. Esses produtos só devem ser usados em crianças acima dos 6 anos de idade.
Você também pode utilizar o óleo de gérmen de trigo, que é rico vitamina E e antioxidantes, que ajudam na cicatrização e na regeneração da pele afetada, e deve ser usado diariamente após o banho.
Outro óleo que pode te ajudar a se livrar das manchas de catapora é o óleo de rosa mosquetá. Esse produto contribui para a regeneração da pele e ajuda em seu clareamento. Ele deve ser usado também de forma diária, após o banho.
É importante deixar claro que estes tratamentos só devem ser iniciados com orientação de um médico e após a catapora ter sido totalmente curada. Além disso, o ideal é que sejam feitos durante a infância, pois com o passar do tempo, as manchas podem se tornar cada vez mais difíceis de remover.
Prevenção da catapora
A vacina contra catapora previne a doença em 98% das pessoas que recebem as duas doses recomendadas. Seu filho deve receber a vacina entre 12 e 15 meses de idade. As crianças recebem um reforço entre 4 e 6 anos de idade.
Crianças mais velhas e adultos que não foram vacinados ou foram expostos ao vírus, podem receber doses de recuperação da vacina. Como a catapora tende a ser mais grave em adultos mais velhos, as pessoas que não foram vacinadas podem optar por receber os tiros mais tarde.
Pessoas incapazes de receber a vacina podem tentar evitar o vírus, limitando o contato com pessoas infectadas. Mas isso pode ser difícil, uma vez que até as bolhas, que são comuns aparecerem, o paciente já pode transmitir a doença.
Mais informações
O corpo por si só pode resolver a maioria dos casos de catapora por conta própria, mesmo assim, é preciso ficar em casa e descansar bem, até mesmo para evitar a propagação da doença. As pessoas geralmente retornam às atividades normais dentro de uma a duas semanas após o diagnóstico.