A farinha de grão de bico é um tipo de farinha obtida a partir da moagem de grão de bico seco. É um alimento ideal por seus benefícios nutricionais dentro de uma dieta saudável e por suas grandes propriedades, além disso, pode ser consumida por celíacos, por não conter glúten.
Propriedades da farinha de grão de bico
Do ponto de vista nutricional, a farinha de grão de bico é um alimento muito nutritivo, especialmente por ser rica em vitaminas do complexo B, dentro do qual podemos citar a vitamina B1 ou tiamina, B2 ou riboflavina, B3 ou niacina, B6 e B9 ou ácido fólico, (uma vitamina que é muito importante durante a gravidez para a formação, desenvolvimento e crescimento do bebê).
Além disso, fornece outras vitaminas, entre as quais destacam-se a vitamina A, C e E. Também fornece quantidades interessantes de ácidos graxos ômega-6. Mas suas qualidades nutricionais não terminam aqui, uma vez que contém um alto teor de ferro, a tal ponto que pode dobrar o fornecimento de ferro encontrado na carne.
Por outro lado, também contém ótimas quantidades de fibra, o que é ideal para evitar a prisão de ventre e nos manter saciados.
Informações nutricionais da farinha de grão de bico por 100 gramas
– Calorias —————– 368 kcal.
– Proteínas —————- 22,9 g.
– Carboidratos ————- 57,9 g.
– Gordura total ———— 6,69 g.
Vitaminas
– Vitamina A ————— 41 UI.
– Vitamina B1 ————– 0,48 mg.
– Vitamina B2 ————– 0,10 mg.
– Vitamina B3 ————– 1,7 mg.
– Vitamina B6 ————– 0,5 mg.
– Vitamina B9 ————– 437 mcg
– Vitamina E ————— 0,23 mg.
Minerais
– Sódio ——————– 64 mg.
– Fósforo —————— 318 mg.
– Cálcio ——————- 105 mg.
– Potássio —————– 845 mg.
– Magnésio —————– 166 mg.
– Ferro ——————– 4,6 mg.
Benefícios da farinha de grão de bico
Sem glúten, ideal para celíacos
Ao contrário de farinha de trigo, a farinha de grão de bico destaca-se como um tipo de farinha que não tem glúten. Isso é devido a algo muito simples, o grão de bico, que dá origem a essa farinha não tem glúten em sua composição.
Se considerarmos que a farinha de grão de bico é frequentemente usada em massas, doces, pães e tortas, sem dúvida, torna-se uma excelente alternativa para a dieta de pessoas que sofrem com intolerância ao glúten, o que é chamado de doença celíaca.
- Links que recomendamos:
- Sintomas, dieta e diagnóstico da doença celíaca
- Doença celíaca: alimentos permitidos ou proibidos na dieta
- Com glúten ou sem glúten? É necessário cortá-lo da dieta?
Ideal para veganos: bom substituto ao ovo
Se você segue um estilo de vida vegano, a farinha de grão de bico torna-se um excelente substituto ao ovo, não só pelo ponto de vista nutricional, mas também em termos de usos na cozinha, pois quando misturada com água, produz uma consistência e textura que ajuda a dar liga para massas e outras receitas que usam o ovo para alcançar este propósito.
Do ponto de vista nutricional, não devemos esquecer que o ovo é rico em proteínas de alto valor biológico, enquanto a farinha de grão de bico fornece quantidades interessantes de proteínas vegetais.
Combate a prisão de ventre
A farinha de grão de bico é extremamente rica em fibras, o que é muito benéfico para evitar prisão de ventre. Além disso, quando consumimos farinha de grão de bico regularmente ela nos ajuda a regular o trânsito intestinal.
- Links que recomendamos:
- 10 maneiras de evitar a prisão de ventre e regular o intestino
- 10 laxantes naturais para combater a prisão de ventre
- Dicas para prevenir a constipação intestinal
Ajuda a perder peso
A farinha de grão de bico é rica em lecitina. A lecitina é um tipo de gordura que ajuda o corpo a eliminar outros tipos de gorduras que não são úteis para o nosso corpo.
- Links que recomendamos:
- 10 alimentos para perder gordura localizada na barriga
- Dieta para perder barriga rapidamente
- 10 frutas que ajudam a emagrecer naturalmente
Reduz o colesterol alto
Em caso de colesterol alto, a farinha de grão de bico é um alimento muito recomendado. Isso porque ajuda a reduzir os níveis elevados de gordura no sangue, graças a sua grande quantidade de fibra.
- Links que recomendamos:
- Dicas de dieta para colesterol alto
- Suco de gengibre e limão para reduzir o colesterol ruim
- Smoothie de aveia e banana para baixar o colesterol alto
Indicada para diabetes
Por ser rica em carboidratos complexos, possui um baixo índice glicêmico, o que significa que tem lenta absorção e leva mais tempo para ser digerida não causando mudanças repentinas nos níveis de glicose.
- Links que recomendamos:
- Dicas para a prevenção da diabetes
- 5 hábitos alimentares para prevenir a diabetes
- Diabetes: Alimentos para prevenir a doença
Mais informações
Vale a pena incluir a farinha de grão de bico em nossa dieta, pois é uma grande substituta para a farinha de trigo. Existem várias receitas que usam essa farinha e são especialmente indicadas para pessoas com doença celíaca. A farinha de grão de bico pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais.