A osteoporose é uma doença comum em pessoas mais velhas, especialmente em mulheres na pós-menopausa. As causas dela estão bem definidas, e existem tratamentos para a prevenção. Esta doença consiste em uma perda de minerais dos ossos, o que os torna mais frágeis e quebradiços.
A massa óssea é formada em pessoas até os 35 anos, durante o qual os ossos absorvem o cálcio necessário para a consolidação. Após esta idade, os ossos têm sérias dificuldades na absorção de cálcio, e começam a perder gradualmente pequenas partes da nossa massa óssea.
Normalmente recomenda-se para a prevenção, uma boa ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite e seus derivados) em todas as fases da vida. Exercício, como um bom companheiro em nossa saúde física, também é altamente recomendável para evitar sofrer de osteoporose, já que uma vida sedentária pode propiciar o aparecimento da doença.
Outros conselhos igualmente importantes são a exposição solar adequada para garantir a síntese da vitamina D, e o consumo moderado de cafeína, que quando consumida em quantidades desproporcionais pode trazer problemas de vários tipos para o nosso corpo. Fumar também é causa de osteoporose, e é especialmente recomendado para as mulheres grávidas evitar o consumo de tabaco, pois seus filhos estarão mais propensos à doença.