Embora os legumes são um grupo de alimentos com características semelhantes, encontramos muitas variedades disponíveis para uso na cozinha, para que possam ser distinguidos pela sua composição nutricional e o Dicas Sobre Saúde hoje irá mostrar-lhe as diferentes das proteínas dos legumes.
Se bem os legumes são uma boa fonte de proteína vegetal, nem todos fornecem a mesma quantidade, por isso, a tabela a seguir, onde podemos ver o conteúdo deste nutriente por 100 gramas de diferentes leguminosas:
Legumes ——— Teor de proteína
Grão de Bico —- 20.8 gramas
Feijão Branco — 21.1 gramas
Ervilhas secas — 23 gramas
Lentilhas ——- 23.2 gramas
Feijões ——— 23.5 gramas
Feijão Preto —- 25 gramas
Soja ———— 35 gramas
Claramente o vencedor em termos de teor de proteína é a soja, mas não devemos esquecer que ele também é o único óleo vegetal, por isso, além de ter mais proteínas, contém muito mais gordura do que outros alimentos deste grupo.
O legume com menor conteúdo proteico é o menos grão-de-bico, enquanto o resto dos legumes são introduzidos da mesma forma que varia de 21 gramas a 26 gramas por 100 gramas de proteínas alimentares.
No entanto, todos os legumes têm uma contribuição considerável de proteínas e portanto, podemos usá-los em muitos pratos para adicionar estes nutrientes na dieta sem glúten com ingredientes, vegetal e quase nenhuma gordura (exceto soja).
Ideal para os vegetarianos que deseja adicionar proteína na sua dieta, temos diferentes opções para escolher e usar seus nutrientes.