Sabemos que hábitos saudáveis podem reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer em idosos, mas um estudo recente mostra que o estilo de vida influência na memoria em qualquer idade, podendo cuidar de nosso desempenho mental e cognitivo ao longo da vida.
O estudo envolveu 18.552 pessoas com idade entre 18 e 99 anos de idade, e avaliou a presença de problemas de memória e hábitos de vida, incluindo a dieta, tabagismo, atividade física e desempenho do que os outros pensam. Finalmente, verificou-se que um estilo de vida saudável protege a memória independentemente da idade da pessoa.
Embora os problemas de memória são mais prevalentes em pessoas com mais idade, quem levar um estilo de vida saudável são menos propensos a sofrer uma queda em sua memória, e os jovens ou adultos que se preocupam com a sua alimentação, não fumam, praticam regularmente exercício e manter o estresse sob controle também são menos propensos a ter alterações em sua memória.
Então, para render e melhorar cognitivamente e preservar a nossa memória, o fundamental é cuidar de nossos hábitos agora e ao longo da vida, pode ser a estratégia mais eficiente para reduzir o risco de perda de memória ou sintomas que precedem Alzheimer.
Para aqueles que estudam e devem enfrentar testes complexos, a chave é não negligenciar o estilo de vida que está intimamente ligada à memória em qualquer idade.