Os benefícios das nozes são muitos. Proveniente da árvore de nogueira comum na Europa, entre seus nutrientes estão o Ômega-3 e 6, as vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina.
A Universidade Marshall dos EUA estudou esse alimento e também provou que ele tem uma função efetiva na prevenção do câncer de mama. As mulheres que tinham o hábito de consumir nozes com mais frequência, mesmo quando atingidas pela doença, tinham tumores menores. A junção da vitamina E com o ômega-3 justifica esses resultados. Sua eficácia já foi comprovada no controle da pressão arterial, redução da taxa de colesterol e até na cicatrização.
Porém, cuidado com a quantidade de nozes ingeridas, elas são calóricas. Se consumidas em demasia podem gerar efeito contrário. O recomendável é consumir cinco nozes por dia, e ir intercalando entre o almoço e o lanche da tarde. Não é recomendável comer no horário noturno por serem mais trabalhosas de digerir.
Os benefícios da amêndoa e da avelã, que também são frutas oleaginosas, se comportam da mesma forma em relação à prevenção de tumores.