O minoxidil originalmente era comercializado em comprimidos e utilizado exclusivamente em pacientes hipertensos. Como é um vasodilatador tem uma excelente resposta neste tipo de patologia. A ação do minoxidil 5% contra a queda de cabelo foi descoberta porque alguns dos pacientes relatavam um “efeito secundário” o crescimento de pelos no corpo e couro cabeludo.
A partir dai foram realizados estudos com tópicos e loções aplicando-os diretamente sobre as áreas afetada e os resultados foram muito bons. A produção do minoxidil para barba e cabelos começou em 1980 e no mesmo ano foi disponibilizado para o público em geral. E a loção era comercializada em uma concentração 2% mais baixa com o nome de “Rogaine®”.
Sua versão em comprimidos ainda segue sendo prescrita a pacientes hipertensos, mas em casos de alopecia, o minoxidil deve ser aplicado diretamente por loções oleosas ou alcoólicas.
Bula do minoxidil
Apresentação para Minoxidil Pant
Uso tópico. Uso Adulto – exclusivo para uso masculino.
Laboratório: Aché
Solução capilar 50 mg/mL
Frasco com 25 mL ou 50 mL + válvula spray
Cada mL da solução capilar de pant contém:
- – Minoxidil……………. 50 mg
- – Excipientes………….q.s.p. 1 mL
- – Excipientes: álcool, propilenoglicol e água purificada
Bula Rogaine®
Apresentação para Rogaine® 5%
Uso tópico. Uso Adulto – Exclusivo para uso masculino
Laboratório: Pharmacia& Upjohn
Frasco plástico de 60 mL, acompanhado com uma bomba spray e conta-gotas.
Cada mL da solução tópica de Rogaine® 5% contém:
- – Minoxidil……………….. 50 mg
- – Excipientes: propilenoglicol, álcool e água
Para que serve o minoxidil?
O minoxidil é um medicamento que serve para estimular o crescimento e frear a queda de cabelo. Está indicado para o tratamento da alopecia androgenética de intensidade moderada, onde a destruição dos folículos capilares não é muito elevada. É possível que o minoxidil funcione muito bem em alguns casos, no entanto em outros o resultado pode ser imperceptíveis.
Como usar o minoxidil?
O minoxidil é um produto indicado somente para o uso externo, por isso, pode ser encontrado em forma de espuma ou de pulverizador para sua aplicação direta sobre o couro cabeludo. As demais áreas do corpo devem ser evitadas, principalmente os olhos e lugares em que a pele é mais sensível.
Para realizar a aplicação o couro cabeludo e o cabelo devem estar totalmente secos.
É de suma importância que siga as instruções e indicações médicas, não exceda as dosagens ou as diminua. Caso faça alguma alteração por conta própria a medicação pode não apresentar o efeito desejado. Há também o risco de sofrer com efeitos secundários indesejados, ou seja, alterar a dosagem recomendadas não acelera o crescimento dos fios.
Você também pode encontrar o minoxidil manipulado, porém este deve ser prescrito por um médico para evitar problemas com algum componente em sua fórmula. Esse controle também é necessário caso tome algum tipo de medicamento para a hipertensão ou vitaminas. Pessoas que sofrem de doenças hepáticas, cardíacas ou renais devem tomar cuidado ao usar esta medicação.
É aconselhável que aplique o minoxidil a noite, já que assim sua ação acontece enquanto dorme e no dia seguinte você já pode lavar o cabelo como de costume. Para melhorar a penetração é recomendada uma massagem suave no couro cabeludo. Um efeito vasodilatador acontece no nível da papila que contém capilares artificias e venenosos na base do folículo piloso, o qual estimula a microcirculação capilar como conseguinte o aumento da irrigação sanguínea.
Contraindicações
Como algumas pessoas podem ser mais propensas a sofrerem efeitos colaterais, seja pela genética, doenças ou por outros fatores, seu uso está restringido. Se seu caso se encontra entre as seguintes contraindicações de minoxidil procure ajuda médica.
- – Gravidez ou amamentação: este produto está contraindicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Caso esteja planejando engravidar fale com seu médico para interromper o tratamento.
- – O sol: Se estiver com queimaduras solares no couro cabeludo em hipótese alguma deve usar o minoxidil. Poderia ser prejudicial para sua saúde.
- – Acne: caso sofra de alguma doença crônica inflamatória na pele que envolva as unidades pilossebáceas deve consultar seu médico sobre o uso do minoxidil, já que nestes casos o mesmo está contraindicado e poderia ser nocivo para seu couro cabeludo.
Avisos e precauções
Retenção hidrosalina
Tomar o minoxidil sozinho pode causar retenção de sal e água, provocando edemas ou deterioração em pacientes com insuficiência cardíaca, por isso é necessário que este tipo de paciente tome diuréticos, por sua vez, com restrição a ingestão de sal.
Taquicardia
Como o minoxidil é um vasodilatador, pode produzir angina de peito ou inclusive taquicardia. Nestes casos é recomendado utilizar o remédio combatendo-o com depressores do sistema nervoso simpático. Assim previne ou bloqueia essa resposta.
Efeitos colaterais do minoxidil
A aparição dos efeitos colaterais do Minoxidil não está confirmada, quer dizer, nem todas as pessoas que usam este medicamento sofrem reações adversas. No entanto. Deve levar em conta suas indicações, pois os seguintes casos podem ocorrer:
Alergias
Pessoas propensas a sofrer reações alérgicas devem ler os componentes do minoxidil e comprovar que não são alérgicas. Além disso, é recomendado realizar um teste em uma pequena área antes de aplicar o produto.
Doenças cardiovasculares
A taquicardia é um efeito colateral do minoxidil pouco frequente entre os usuários. É possível que ao usar o medicamento a frequência cardíaca aumente ou diminua, sendo este um efeito temporário ou pouco grave na maioria dos casos.
Secura
A maioria dos efeitos colaterais são problemas derivados do álcool que é utilizado no tratamento. Isto pode provocar coceira, irritação, ardor ou desidratação. Estes sintomas são acontecem habitualmente já que o álcool aparece em quase todos os produtos que usamos diariamente. É possível que o álcool entre em contato com uma área do couro cabeludo que esteja mais sensível, produzindo algum incomodo.
Hirsutismo
Um dano colateral do tratamento com minoxidil é o hirsutismo, isso pode acontecer em homens como mulheres, mas nelas pode ser um aborrecimento tanto físico como mental.
Quando a aplicação do medicamento é tópica, em gel ou spray, o efeito pode ser controlado, administrando exatamente na área onde necessita de tratamento. Consumindo o comprimido o efeito é estimulante e pode ser produzido no corpo todo. Especialmente nas áreas onde há folículos pilosos em excesso, mas também em zonas como braços, peito ou rosto.
Hipertricose
É produzido no espessamento, escurecimento e alongamento do pelo corporal, isto pode ser realmente um incomodo para alguns, se desenvolve normalmente na 3ª – 6ª semana do início do tratamento. A reversão deste efeito pode ocorrer no 1º – 6º meses após interromper o tratamento.
Tontura
Durante os primeiros dias do tratamento você pode apresentar dores de cabeça, tontura ou inclusive fraqueza, esses sintomas não são frequentes e não duram muito tempo.
Efeitos da absorção
Ao aplicar muito minoxidil pode causar um excesso de absorção. Este efeito colateral é incomum, mas caso ocorra, as consequências podem incluir retenção de líquido nas pernas, estômago, tornozelos, mãos e inclusive um aumento de peso.
Se os efeitos colaterais não passarem ou se notar alguma piora, interrompa o tratamento e procure ajuda médica.
Reações adversas e reações com outros medicamentos
O efeito do minoxidil pode ser aditivo ao dos agentes anti-hipertensivos. A interação do mesmo com os bloqueadores simpáticos como a guanetidina pode produzir a ortostase. A hipotensão pode ocorrer caso combine o minoxidil com o diazóxido, nitrato ou nitroprussiato.
Os estrogênios provocam retenção de líquidos, aumentando a pressão arterial e antagonizando os efeitos do minoxidil.
A interação do minoxidil tópico com outros medicamentos ingeridos via oral é pouco usual. Não obstante, poderia ocorrer com algumas medicações para tratar a hipertensão arterial já que o mesmo causa um efeito hipotensor.
A nível tópico se o paciente aplica outro produto topicamente que contenha ácido retinóico, ele pode ser absorvido em maior medida.
Também foi observado que o minoxidil apresenta mínimas interações com outros medicamentos, fazendo-o um fármaco tolerável.
Preço
O preço do minoxidil varia de acordo com a drogaria adquirida e da dosagem do medicamento, podendo custar de 100 a 150 reais. Sua versão manipulada possui um preço mais acessível, porém isso varia de acordo com a dosagem e da farmácia adquirida.
Mais informações
O minoxidil é um medicamento que não deve ser usado em menores de 18 anos, caso queira começar um tratamento com o mesmo procure um médico especialista para avaliar seu caso. Siga corretamente as instruções e mantenha este medicamento longe do alcance de crianças.