É claro que há algumas pessoas com transpiração intensa mais do que outros, independentemente do sexo, mas em geral? Homens e mulheres suam igual? A resposta é não, por isso hoje vamos explicar algumas diferenças.
Eles suam mais
Vários estudos têm mostrado que, em condições iguais homens tem tendência em suar mais. Embora eles têm menos glândulas sudoríparas em seu corpo, que produzem mais suor, as mulheres também precisam de um novo aumento na temperatura para começar a suar.
Isso significa que elas demoram mais para suar, enquanto os homens produzem mais calor metabólico e suam muito mais facilmente, especialmente se você está acostumado a se exercitar.
A distribuição também é diferente porque os homens produzem mais suor na área do tronco e as mulheres fazem isso através das mãos, braços e pés.
Por que suamos de forma diferente?
Existem várias explicações, uma das quais é que a testosterona em machos estimula a transpiração, mas pode também ser justificadas considerando a diferença que apenas os machos têm, geralmente, uma maior massa corporal.
Além disso o fluxo sanguíneo para a pele é maior em mulheres, o que ajuda o corpo a termorregulação, ajudando a não ter uma transpirar muito necessária.
Também pode haver uma razão evolutiva por que homens e mulheres entendem que evoluíram de forma diferente em termos de transpiração. Tendo em conta que as mulheres têm uma menor quantidade de fluido corporal, suar mais poderia servir como uma proteção para evitar a desidratação.
Em contraste, a estratégia de adaptação dos homens seria tanto suor para ser mais eficiente para realizar o trabalho físico.
Estamos afetados, com o suor?
Curiosamente, porém as mulheres suam menos, estão mais preocupadas com os inconvenientes relacionados com a transpiração excessiva e mais ir ao dermatologista para saber como evitá-los.
Algo bastante lógico quando se considera que, geralmente, se preocupar mais com sua aparência, que podem ser afetadas por transpiração se estiver marcada em roupas, maquiagem corretamente ou modificar o odor corporal.
Alterações hormonais também afetam a transpiração do sexo feminino, não ter comportamento constante gera mais desconforto, embora para isso existem vários tipos específicos de antitranspirante para as mulheres que podem ajudar a manter o suor na baía e recuperar uma sensação de controle.