O gengibre é uma raiz antiga que proporciona excelentes benefícios para a saúde. No entanto, nem todas as pessoas podem consumir o gengibre. Então hoje nós vamos conhecer alguns casos em que o consumo de gengibre deve ser totalmente evitado.
Pessoas que não devem consumir o gengibre
Como todos sabemos, o gengibre é ótimo para a saúde, só que em alguns casos, o seu consumo deve ser evitado. Então vamos conhecer alguns desses casos a seguir.
Mulheres que estão grávidas
Esta raiz contém estimulantes poderosos que podem causar contrações prematuras, podendo causar um nascimento prematuro. Portanto, é muito recomendado que as mulheres evitem o gengibre, principalmente nas últimas semanas de gravidez.
Pessoas que precisam engordar
O gengibre é um ótimo aliado das pessoas que precisam perder peso, por ele ajuda a reduzir o apetite e promove a queima de gordura. Só que esse benefício do gengibre se torna um malefício quando a pessoa precisa ganhar peso e não perder, por isso, as pessoas magras que estão em busca do peso ideal devem evitar o gengibre, ou no mínimo reduzir significativamente o seu consumo.
Pessoas com hemofilia
O gengibre estimula a boa circulação sanguínea. Isso geralmente é muito bom para as pessoas, exceto para aquelas que sofrem de hemofilia (Condição que dificulta a coagulação do sangue). Portanto, se você sofre desta doença, é melhor riscar o gengibre da sua alimentação.
Pessoas que tomam medicação
Você está tomando medicamentos para tratar a diabetes ou a hipertensão? Então, você também tem que ficar longe do gengibre. Caso contrário, isso vai interagir com o medicamento e causar efeitos adversos.
Benefícios do gengibre para a saúde
Como podemos ver, em alguns casos o gengibre não deve ser consumido, porém, nós não podemos nos esquecer que as pessoas que não se encaixam nesses quatros podem consumir o gengibre sem problemas. Então hoje nós vamos conhecer os benefícios do gengibre para a saúde.
Previne o câncer de cólon
Um estudo feito na Universidade de Minnesota mostrou que o gengibre é um excelente aliado quando se trata de retardar o crescimento de células de câncer colorretal.
Ajuda a combater o enjoo matinal
Uma revisão de vários estudos comprovou que o gengibre é tão bom quanto a vitamina B6 para tratar a doença da manhã.
Ajuda a combater náuseas
O gengibre se mostrou um ótimo remédio para tratar náuseas.
Reduz dores e inflamações
O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, mostrando ser um poderoso analgésico natural.
Alivia a azia
O gengibre é muito utilizado como um remédio natural contra a azia, é comumente utilizado em forma de chá para essa finalidade.
Evita gripes e resfriados
O gengibre é muito utilizado para tratar de forma natural gripes e resfriados. Muitos acreditam que o gengibre também é bom para tratar a intoxicação alimentar, o que não nos surpreende, considerando que o gengibre tem ótimos efeitos sobre o aparelho digestivo.
Alivia cólicas menstruais
O chá de gengibre adoçado com açúcar mascavo é muito usado no tratamento de cólicas menstruais.
Conclusão
O gengibre é sem dúvida uma raiz com grandes benefícios. Muitas pessoas fazem chás, doces, etc… Existem muitas receitas saudáveis que podem ser feitas com essa raiz, mas é importante ficar sempre atento, pois nem todas as pessoas podem consumir o gengibre.
Se você não tiver nenhum fator que te impeça de consumir o gengibre, então aproveite e acrescente-o em sua dieta, aproveitando assim todos os seus incríveis benefícios.