Todos podemos sofrer acidentes, em qualquer lugar que estejamos, o que pode causar feridas. Mas isso é mais comum em crianças que estão sempre brincando, correndo, etc…
Para tratar uma ferida, as pessoas geralmente cometem erros, então hoje nós vamos conhecer alguns erros comuns que cometemos quando vamos curar uma ferida.
Deixar a ferida aberta
Quando você tem uma ferida aberta é muito comum que a pessoa deixe que a ferida se feche sozinha, mas um erro comum é deixar que ela cicatrize sem fazer uma boa limpeza no local antes. Devemos fazer isso para evitar qualquer tipo de infecção. Certifique-se que a ferida não está em contato com sujeiras, como a poeira, por exemplo. Então limpe muito bem a ferida e se necessário, coloque um curativo para proteger o local.
Deixar o sangramento parar sozinho
Apertar uma ferida para fazer mais sangue sair, ou deixar que o sangramento pare sozinho é muito errado, e infelizmente é algo muito comum. A primeira coisa a se fazer é parar o sangramento, para isso basta exercer uma pressão no local com uma atadura por alguns minutos. Se o sangramento continuar, então deixe a atadura por mais tempo, e certifique-se que a pressão está evitando o sangramento.
Demorar para cobrir a ferida
Quanto mais tempo você demora para cobrir a ferida, vai demorar ainda mais para que ela se cure. Depois de cobrir a ferida, é muito importante que você consulte um médico para saber a gravidade do problema.
Não limpar a ferida regularmente
Para curar a ferida corretamente e de maneira rápida é importante limpar o local com bastante regularidade. E um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é não fazer essa limpeza.
Então não se esqueça, sempre que sofrer algum ferimento, é importante limpar a área e depois cobri-la.
Conclusão
Agora que conhecemos alguns erros comuns quando se trata de curar uma ferida, vamos procurar evitá-los, pois isso atrapalha o processo de cicatrização. Alguns erros também podem fazer com que a ferida entre em contato com bactérias, podendo causar infecções.