A cirrose é uma doença crônica que é caracterizada por uma degeneração das células do fígado constantes. Estas células saudáveis são substituídas por tecido fibroso que é incompetente para executar todas as funções que tem o fígado.
Este tipo de doença pode ter várias complicações, tais como hemorragia do esófago, hipertensão, problemas mentais e finalmente o câncer de fígado. É uma doença um pouco complicada, pois é silenciosa e muitas vezes não tem sintomas. Os sintomas mais comuns de cirrose normalmente são:
Freqüência em ataques indigestão, náuseas ou vômitos, dor abdominal, febre baixa, halitose (mau hálito), e uma perda de peso acentuada no paciente.
A alimentação neste tipo de doença desempenha um papel fundamental na prevenção da degeneração do fígado que pode aumentar cada vez mais. Definitivamente, o paciente deve parar de beber álcool, limitar a ingestão de gorduras animais e alimentos processados ou com alto teor de açúcar, e não exagerar nas porções de comida.
Normalmente as dietas recomendadas são muitas vezes de frutas e legumes, pois são de fácil digestão e ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, de modo a ajudar a regenerar a deficiência de nutrientes, que pode levar à cirrose.