Os alimentos açucarados são apreciados por suas abundantes calorias e por fornecerem um pico de energia rápida. O açúcar tem um alto teor calórico e nenhum valor nutricional.
O consumo descontrolado de açúcar causa ganho de peso, promove a inflamação e infecção, compromete o sistema imunológico e aumenta os níveis de insulina, o que promove o armazenamento de gordura, eleva os níveis de triglicéridos e favorece as doenças cardiovasculares, asma, alterações de humor, diabetes, cálculos biliares, hipertensão e artrite.
Comer menos açúcar é uma das melhores medidas que você pode tomar para melhorar sua saúde atual e futura, mas não se pode cortar o açúcar completamente, você deve tentar as seguintes dicas para reduzir de forma rápida o consumo de açúcar:
Reduza o consumo de alimentos processados e embalados? Procure consumir alimentos naturais.
Desfrute do doce de mais alta qualidade possível.
Guarde o pote de doces e balas, para diminuir a quantidade que você come.
Familiarize com os açúcares, como frutose, glicose, lactose, maltodextrina e dextrose, leia os rótulos dos alimentos para saber o que você realmente está comendo.
Evite o caramelo, são apenas calorias vazias, que elevam o ganho de peso, guarde-o para ocasiões especiais.
Cuidado com o café da manhã, inclua frutas, cereais e leite e elimine os doces e biscoitos.
Se você deseja comer doces, opte por frutas, mel, xarope de bordo e melado, que contêm açúcares naturais e são mais saudáveis do que os alimentos adoçados artificialmente.
Consuma café, chá e leite sem açúcar; não deixe que seu cafezinho diário se torne uma desculpa para consumir açúcar.
Se você quer comer algo doce no final de cada refeição, opte por chicletes sem açúcar.