Os alimentos açucarados são apreciados por suas abundantes calorias e por fornecerem um pico de energia rápida. O açúcar tem um alto teor calórico, porém, sem valor nutricional.
O açúcar causa ganho de peso, promove a inflamação e infecção, compromete o sistema imunitário e aumenta os níveis de insulina, o que promove o armazenamento de gordura, os níveis de triglicéridos elevados e promove a doença cardiovascular, asma, alterações de humor, diabetes, cálculos biliares, hipertensão e artrite.
Comer menos açúcar é uma das melhores medidas que você pode tomar para melhorar sua saúde atual e futura, mas não podemos cortar o açúcar completamente, você deve tentar as seguintes dicas para reduzir rápido o consumo de açúcar:
Reduza o consumo de alimentos processados e embalados, opte por alimentos naturais.
Aproveite os doces de mais alta qualidade possível.
Guarde o pote de doces e balas, para diminuir a quantidade que você come.
Familiarize-se com os açúcares, como frutose, glicose, lactose, maltodextrina e dextrose, leia os rótulos dos alimentos para saber o que você realmente está comendo.
Evite caramelo, são calorias vazias apenas elevam o ganho de peso, guarde-os para ocasiões especiais.
Cuidado com seus pequenos lanches, inclua frutas, cereais e lácteos e elimine doces.
Se você quer comer doces, opte por frutas, mel e alimentos que contêm açúcares naturais e são mais saudáveis do que os alimentos adoçados artificialmente.
Beber café, chá e leite sem açúcar, não deixe que suas necessidades diárias dessas bebidas se convertam em uma desculpa para ingerir açúcar.
Se você quer algo doce no final de cada refeição, opte por chiclete sem açúcar.