Os alimentos com índice glicêmico (IG) alto não estão em uma boa impressão recentemente. Não vai ser o único a recomendar a ingestão de alimentos ricos em açúcar ou carboidratos, mas temos de ser um pouco ciente de que o IG, tem suas limitações, e se você realmente banir ou limitar esses alimentos em nossa dieta é prático.
Por muito carboidrato que contém, podemos reduzir o índice glicêmico de um alimento relativamente fácil. E considerando que as refeições costumam levar uma mistura de comida, ainda mais. A massa, por exemplo, se preocupam com o seu IG, podemos reduzi-la, adicionando proteínas e gorduras para o prato, tão simples. Os vegetais são outra estratégia utilizada para reduzir o IG.
Claramente, todos são livres para escolher o tipo de dieta a seguir. O que se pretende fazer com este post é escolher alimentos ou dieta baseada no IG de um alimento não pode ser qualquer coisa de errado se considerarmos a ação de outros alimentos no IG. Ele irá retardar a absorção de carboidratos e, portanto, haverá um pequeno aumento no nível de açúcar no sangue.
Não é o mesmo, metabolicamente falando, comendo um prato de massa apenas para fazê-lo junto com um pouco de carne, legumes ou uma pitada de azeite. Estes carboidratos não vão ter um efeito notável na nossa glicose ou insulina no sangue. Por outro lado, podemos estar interessados em comer alimentos de alto IG, como depois de uma corrida de recuperação, então evite misturar esses alimentos com proteína, gordura e legumes.
Em conclusão: É preciso olhar para o IG como mais global quando fazemos uma refeição, considerando o quanto de carboidratos que consumimos e que outros alimentos irão misturar. Nós nos preocupamos com os carboidratos para ganhar ou perder peso, isso é uma questão complexa e as mais variáveis que entram em jogo, mas se levarmos em conta apenas o IG, sabemos que podemos reduzi-lo.