Embora seja verdade que as gorduras em geral são ruins para o corpo, existem alguns tipos de óleos que fornecem benefícios de saúde. O corpo precisa de gorduras específicas encontradas em óleos vegetais tais como o girassol. Isso ajuda a aumentar o colesterol bom que ajuda a limpar os vasos sanguíneos. É também muito útil para o cuidado da pele.
Um dos principais benefícios da utilização de óleo de girassol é que protege o corpo contra as células cancerosas que causam os radicais livres.
Este óleo é rico em vitamina E, que ajuda a prevenir doenças como asma, artrite reumatóide e e câncer de cólon.
Reduz o risco de ataques cardíacos e também queima colesterol disfuncional.
A vitamina E presente no óleo de girassol, também actua como um hidratante das células, ajuda a reter a água. Por esta razão, é amplamente utilizado em produtos de higiene e cosméticos.
Também ajuda a fornecer uma barreira protetora que resiste a qualquer invasão infecciosa em prematuros.
Óleo de girassol oferece vários benefícios para o corpo humano, mas também há seu pontos negativos que conhecemos:
Ele é rico em ácidos gordos poliinsaturados, que podem reagir com o organismo oxidando e danificando o sangue arterial.
O excesso desses ácidos também pode elevar os níveis de pressão arterial, causando distúrbios renais e outras complicações graves.
O consumo excessivo deste óleo pode causar obesidade, dores nas articulações e diabetes.
Igualmente, a ingestão excessiva pode causar câncer de próstata nos homens, em mulheres a menopausa e câncer de mama.
Agora que você sabe quais são os benefícios e malefícios do óleo de girassol, recomendamos que você inclua na sua dieta com moderação, de modo a ter a partir dele os nutrientes necessários para fortalecer a sua pele e seu corpo, e não sobrecarregar um corpo com ácidos gordos desnecessários que acarretariam apenas efeitos colaterais prejudiciais.