Azia é uma sensação muito desconfortável que provoca queimação na parte inferior do tórax e na maioria dos casos começa a se espalhar até a garganta. Alguns dos fatores que causam azia estão relacionados com o consumo de grandes refeições, estar acima do peso, gravidez ou cigarro.
Causas da azia
A azia é considerada um sintoma da doença de refluxo gastroesofágico, conhecida pela sigla DRGE e é causada por refluxo do ácido para o esófago. Alguns dos fatores de risco envolvidos nesta doença tem a ver com aqueles que aumentam a produção de ácido no estômago, bem como os problemas estruturais que permitem que o refluxo ácido chegue até o esófago.
Grande parte dos alimentos que comemos e mesmo as bebidas podem estimular a secreção de ácido gástrico, causando azia. Muitos dos medicamentos de venda livre também pode causar azia.
Hábitos e alimentos que causam azia
Alguns hábitos e alimentos mais irritantes e comuns para o esôfago são:
– cafeína
– álcool
– ibuprofeno
– aspirina
– bebidas gaseificadas
– sucos de frutas ácidas (laranjas, limão)
– chocolate
– produtos à base de tomate
– alimentos gordurosos ou picantes (como pizza e pimenta)
– o hábito de fumar e o consumo de alimentos ricos em gordura tendem a afetar a função do esfíncter esofágico inferior, causando o relaxamento do estômago, permitindo que o refluxo de ácido chegue até o esófago.
– Hérnia de hiato pode afetar o funcionamento do esfíncter esofágico inferior e é um fator de risco para o refluxo.
– A gravidez pode causar o aumento da pressão dentro da cavidade abdominal e afetar a função do esfíncter causando aumento de refluxo gastrointestinal.
– Outra causa da azia é a obesidade, que é responsável pelo aumento da pressão no abdômen provocando esse problema.
Remédios caseiros para azia
No caso de uma condição temporária ou azia frequente, alguns remédios naturais são uma opção a considerar para tratar seus incômodos sintomas.
1 – Água
Claro, a água é o primeiro alimento que ingerimos para aliviar a queimação causada pela azia. Beber água facilita a volta do ácido para o estômago e se estiver gelada ajuda a aliviar seus sintomas. Recomenda-se beber 8 a 10 copos de água por dia, e é uma forma de tratar diversos problemas de saúde.
2 – Bicarbonato de sódio
Devido às suas propriedades alcalinas, o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar o ácido do estômago e do corpo em geral, sendo um grande remédio caseiro para azia. Para usá-lo você precisa diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e beber devagar.
3 – Suco de batata
Por conta dos compostos ativos da batata é possível regular os sucos gástricos e evitar o ardor ou problemas como gastrite ou azia. Conheça mais benefícios e veja como preparar o suco de batata.
- Links que recomendamos:
- Sintomas da gastrite
- Saiba mais sobre a gastrite
- Saiba mais sobre a gastrite nervosa ou emocional
4 – Gengibre
O gengibre é uma raiz com um potente efeito alcalino que regula o pH do estômago e assim controla os compostos ácidos que causam a azia.
Para usá-lo, no tratamento da azia, você deve aquecer um pouco de água e, quando chegar ao seu ponto de ebulição, adicionar uma colher de chá de raiz de gengibre. Deixe em decocção por 10 minutos e coe o conteúdo, que está pronto para ser consumido.
- Links que recomendamos:
- 5 benefícios de incluir gengibre em sua dieta
- Gengibre: seus benefícios e contra indicações
- Remédios caseiros com gengibre
5 – Chá de erva-doce
Diversos estudos mostram que a erva-doce é um remédio muito eficaz contra a azia. Faça um chá desta planta e tome diariamente para receber os benefícios deste chá para azia.
Dicas para evitar a azia
Coma pequenas refeições
Coma entre 5 e 6 pequenas refeições por dia em vez de alguns grandes pratos. Isso pode ajudar seu corpo a melhor digerir os alimentos. Ficar em jejum também aumenta as chances de azia.
Mamão
O mamão é um grande remédio para azia que você pode usar sem medo. Ele ajuda a digestão e é capaz de aliviar o desconforto causado pela azia. É também benéfico em casos de gastrite.
Beber menos líquidos quando comer
Evite beber grandes quantidades de líquidos junto com as refeições. Tente beber líquidos entre as refeições.
Evite deitar logo após comer
Deitar-se logo após comer deixa o corpo em uma posição que facilita o refluxo gástrico e provoca a azia. Após as refeições sente-se, faça tarefas domésticas leves ou caminhe para ajudar na digestão.
Leite gelado
Algumas pessoas costumam tomar leite gelado para tratar a azia, no entanto, isso pode até piorar sua situação. Esta bebida pode causar um alívio momentâneo, mas é rica em cálcio, que estimula a produção de ácido gástrico pelo estômago. Além disso, sua versão integral contém gorduras que também facilitam as crises de azia. O leite de soja é uma alternativa e pode ser usado sem problemas.
Use roupas confortáveis
Roupas mais apertadas pressionam o estômago e o abdômen. Use roupas folgadas para se sentir mais confortável.
Mais informações
Vários tipos de medicamentos podem ser usados no tratamento da azia. Os antiácidos neutralizam o ácido que o estômago produz e podem ser comprados sem receita médica para obter um alívio rápido a curto prazo. No entanto, se você usar antiácidos demais, eles podem causar diarreia ou prisão de ventre.