A tireoide é uma glândula que equilibra o colesterol. Ela fabrica os hormônios T3 e T4, hormônios que regulam o metabolismo, que gera energia para o organismo.
Por isso, qualquer alteração nessas glândulas acabam causando alguns problemas metabólicos. Um desses problemas é o hipotireoidismo, um transtorno na produção hormonal, com isso o metabolismo é reduzido e a quantidade de energia que era produzida também muda.
Os sintomas do hipotireoidismo são:
– Cansaço
– Sonolência
– Ganho de peso
Então veja agora alguns alimentos que são muito recomendados no tratamento do hipotireoidismo.
Leite
O leite é rico em cálcio e é um ótimo alimento para estimular o metabolismo. O iodo é uma substância muito importante para o funcionamento tireoide.
Você deve evitar o leite integral, procure consumir o leite desnatado.
Ostra
Os alimentos ricos em selênio, iodo e zinco estimulam a glândula tireoide, e isso aumenta o metabolismo.
Os frutos do mar são muito ricos em zinco, uma das substâncias muito importantes para a síntese hormonal. A ostra é um dos alimentos mais recomendados para tratar o hipotireoidismo.
Carne vermelha
A carne vermelha é uma excelente fonte de selênio, vitamina B6. Esse alimento é muito eficaz para estimular as funções defensivas do tecido celular.
Linhaça
A linhaça é rica em cálcio e em tirosina, uma substância que acelera o metabolismo, além disso a linhaça é rica em ômega 3 que é responsável pelo funcionamento do sistema cardiovascular e age como um anti inflamatório.
Gema de ovo
Rica em iodo e em vitamina D, a gema de ovo ajuda a estimular o trabalho hormonal. Não frite o ovo, procure acrescenta-lo em batidas.