Ter um mioma é uma condição surpreendentemente comum. Cerca de 50% das mulheres entre 30 a 50 anos vão sofrer de miomas durante a fase reprodutiva. Dada a sua prevalência, é de suma importância que toda mulher deva saber exatamente o que é esta condição e como identifica-la para realizar o tratamento adequado, caso o mioma provoque dor ou outros problemas a sua saúde.
O que é mioma uterino?
Mioma ou mioma uterino são tumores não cancerosos que se desenvolvem dentro do músculo (miométrio) do útero, também são chamados de leiomiomas, geralmente são benignos e não associados com um risco de câncer, mesmo assim, as mulheres cujos miomas crescem muito rapidamente devem ser monitoradas.
Tipos
Um mioma se desenvolve quando uma única célula do útero começa a crescer fora de controle e forma uma massa sólida. E classificado pelo nome do local onde se encontra:
- – Mioma intramural é encontrado na parede do músculo do útero
- – Aqueles na cavidade uterina são conhecidos como miomas submucosos
- – Também é possível encontrar um mioma fora do útero (mioma subseroso)
Podem variar muito de tamanho, sendo muito pequenos ou altamente grandes. Algumas mulheres têm apenas um mioma, outras podem sofrer de miomas múltiplos em determinados momentos.
O que causa o mioma?
Ninguém sabe qual a causa dos miomas, mas geralmente só acontece em mulheres em idade fértil. Acredita-se que as anormalidades genéticas, a resposta do organismo a fatores de crescimento e a resposta às lesões, podem desempenhar um papel no desenvolvimento de miomas.
Acredita-se também que os dois hormônios que regulam o ciclo menstrual e preparam o corpo para a gravidez o estrogênio e a progesterona podem desempenhar um papel no desenvolvimento de miomas.
Mioma uterino na gravidez
O mioma na gravidez afeta cerca de 0,13% a 7 /% das mulheres e pode gerar medo quando essa condição não é conhecida. Durante a gestação os miomas podem crescer bastante devido o aumento de estrogênio que ocorre durante este período.
Atenção, fazer um acompanhamento médico em caso de mioma na gravidez é muito importante, devido ao risco de aborto. Além disso, o mioma ainda pode causar parto prematuro, sangramento, dificuldades durante o parto e gravidez ectópica, que ocorre quando o óvulo implanta em outro local que não a cavidade uterina.
Durante a gestação não é possível tratar o mioma, o médico apenas deverá acompanhar a evolução do mesmo e caso necessite, indicar um medicamento para controlar algum sintoma. O tratamento do mioma deve ser feito somete após a gravidez.
É relevante destacar que em muitos casos, as mulheres com miomas durante a gravidez, têm uma gestação saudável. Além disso, não é preciso ter preocupação com a saúde do bebê, pois o mioma não afeta sua saúde.
Porém há alguns miomas que podem atrapalhar a fertilidade ou o desenvolvimento do bebê. Os miomas submucosos podem impedir a nidação e crescimento de um embrião. Nesses casos os médicos recomendam a remoção destes miomas antes de mulher tentar engravidar, para evitar um possível aborto em casos mais graves.
Sintomas
Os sintomas de mioma uterino dependem da localização do mesmo e, em geral, quanto maior for à massa, o sintoma é mais extremo. Se você notar algum desses sinais deve fazer uma consulta com seu médico ginecologista o mais rapidamente possível.
A maioria das mulheres com miomas não relatam quaisquer sinais de dores, mas há aquelas com miomas maiores que podem sofrer com alguns destes seguintes sintomas:
1 – Problemas de bexiga
Se os miomas estiverem localizados na parede externa do útero perto da bexiga, pode acabar pressionando-se contra ela provocando uma perda de volume da bexiga, ocasionando um aumento na sensação de urinar. Em algumas mulheres acontece exatamente o contrário, mesmo com a bexiga cheia elas geralmente têm muita dificuldade de urinar, o que pode ser desconfortável e perigoso.
Se você não consegue dormir direito, vai ao banheiro com mais frequência que o habitual ou é incapaz de esvaziar completamente a bexiga, deve procurar ajuda médica e fazer uma avaliação.
2 – Pressão retal
Os miomas que se encontram na parte posterior do útero podem colocar pressão sobre o reto e fazer a paciente sentir-se cheia. Eles também, às vezes, podem causar uma hemorroida.
3 – Dor ou desconforto pélvico
Não é incomum um mioma causar dor, principalmente aqueles particularmente grandes ocasionam uma sensação geral de desconforto na região pélvica. Em outras, o sintoma se manifesta como um sentimento vago de peso no local.
Entretanto raramente uma mulher vai sentir uma dor aguda e muito grave na região pélvica. Isso geralmente acontece quando o mioma degenera e pode durar mais de suas semanas a um mês. Subprodutos do mioma também podem infectar a corrente sanguínea e tecidos locais causando febre. A dor pélvica é também um dos sinais de alerta para cistos ovarianos.
4 – Dor nas costas
A dor nas costas é um problema muito comum, com uma série de causas. Ocasionalmente, um mioma localizado na parede externa posterior do útero pode pressionar-se contra os nervos da coluna vertebral e os músculos das costas, provocando uma dor intensa. Devido à localização do mioma este sintoma pode aparecer ao lado dos problemas retais.
5 – Dor durante o sexo
Dependendo da localização e do tamanho do mioma, uma mulher pode perceber que as relações íntimas são desconfortáveis ou até mesmo dolorosas. A dor pode ser mais evidente em certas posições ou em determinados momentos do mês.
6 – Períodos menstruais pesados
Mulheres que sofrem de miomas submucosos, muitas vezes relatam que sofrem com um fluxo menstrual muito pesado, com cólicas intensas e às vezes com o período menstrual aumentado com 7 ou mais dias.
Períodos exageradamente pesados não são normais e devem ser investigados por um médico. Também podem causar anemia.
7 – Aborto
Geralmente é causado por miomas grandes, múltiplos e que causam má formação na cavidade uterina. Isso aumenta as chances de riscos e complicações durante a gravidez, como o aborto.
Buscando ajuda médica
Você deve buscar ajuda médica caso apresente os seguintes sintomas:
- – Dor pélvica que não vai embora
- – Períodos menstruais pesados e dolorosos
- – Sangramento (pode haver coágulos) entre os períodos
- – Dores durante a relação sexual
- – Dificuldades em esvaziar a bexiga
- – Aumento no útero e abdômen
Durante a consulta lembre-se de informar ao médico todos os sintomas que esta sentido, informe há quanto tempo começou a notar esses sintomas. Fale sobre todos os medicamentos que esta tomando ou que tenha tomado.
Diagnóstico
Para verificar se você tem miomas uterinos seu médico pode pedir os seguintes exames:
- – Ultrassonografia transvaginal
- – Hemograma completo e outros exames de sangue, apurar a causa dos sangramentos
Caso os resultados desses primeiros exames sejam inconclusivos, seu médico também pode pedir estes exames:
- – Ultrassom com infusão de solução salina
- – Histeroscopia
- – Ressonância magnética
- – Histerossalpingografia
Tratamento
Várias mulheres com miomas não apresentam quadros graves e seus sintomas são relativamente leves, não precisando de tratamento com medicamentos ou outro tipo de intervenção. O que normalmente é feito é só o acompanhamento médico.
Caso necessite de algum tipo de tratamento, converse com seu médico para saber qual o mais indicado para seu caso.
No entanto, há mulheres com sintomas que são realmente incômodos e que atrapalham suas rotinas diárias. Nestes casos elas podem precisar dos seguintes tratamentos:
- – Contraceptivos
- – DIU hormonal (Mirena)
- – Suplementos de vitaminas e ferro (para os casos de períodos menstruais pesados ou sangramentos)
- – Anti-inflamatórios não esteroides para tratar a dor
Talvez seja preciso procedimentos cirúrgicos não invasivos ou levemente (minimamente) invasivos:
- – Ablação endometrial e ressecção de miomas submucosos
- – Miomectomia histeroscópica
- – Embolização da artéria uterina
- – Cirurgia com ultrassom focalizado guiado por ressonância
Lembrando que somente um médico pode decidir qual é o melhor tratamento para seu caso, consulte um médico ginecologista para mais informações.
Cirurgia de mioma
A operação normalmente é feita quando os sintomas estão sendo controlados ou em casos de miomas muito grandes (maiores que 300 cm cúbicos).
Para tratar miomas uterinos, as cirurgias mais comuns são:
- – Miomectomia, ou remoção de mioma. Isso pode melhorar suas chances de ter um bebê ou se o mioma estiver dentro do útero e evitar que o óvulo fertilizado se implante no útero. A remoção de miomas em outros locais do útero pode atrapalhar suas chances de engravidar.
- – Histerectomia, ou remoção do útero. Essa cirurgia só é recomendada para mulheres que não possuem planos de gravidez futuras. A histerectomia é o único tratamento de mioma que impede o retorno do mesmo.
A miomectomia ou histerectomia podem ser feitas através de uma ou menores incisões usando laparoscopia, através da vagina ou através de um corte abdominal maior (incisão). O método depende da sua condição, incluindo onde, o tamanho e que tipo de mioma esta crescendo no útero e se você planeja engravidar.
Fatores de risco para miomas
O principal fator de risco para miomas parece ser a idade fértil. As meninas que ainda não tiveram seu primeiro período menstrual e as mulheres que passaram pela menopausa normalmente não sofrem de miomas.
Os miomas uterinos podem crescer durante o primeiro trimestre da gravidez, mas muitas vezes reduzem mais tarde ou após o nascimento do bebê.
O fator genético também pode ser considerado em casos de miomas, se um parente próximo teve miomas, você certamente é mais propensa a desenvolvê-los. Afrodescendentes tendem a desenvolver miomas em uma idade mais jovem, muitas vezes notam os sintomas de miomas por volta dos 20 anos.
Mulheres cujos períodos começaram quando eram muito jovens, estão em maior risco de desenvolver miomas quando estiverem mais velhas. A hipertensão arterial elevada aumenta o risco de miomas, bem como o consumo de álcool.
Mioma dá enjoo?
Não há comprovação de que os miomas possam causar enjoos, seus sintomas mais comuns estão relacionados a sangramento vaginal, dor pélvica e problemas reprodutivos.
Mioma intramural é perigoso?
O mioma intramural não é considerado perigoso, apesar de ser um tipo de tumor, ele é benigno e muito comum aparecer em mulheres em idade fértil, o que pode acontecer caso tenha um mioma intramural é ter problemas ou alterações na fertilidade. Em todo caso você precisa consultar um médico para realizar um tratamento para essa condição.
Ter um mioma no útero é grave?
Aparentemente os miomas não são graves, porém como são um tipo de tumor, ainda que sejam benignos precisam de acompanhamento médico. Alguns dos miomas podem causar problemas de fertilidade e até mesmo problemas durante a gravidez.
Como prevenir miomas uterinos?
Infelizmente ainda não há uma formula para prevenir os miomas uterinos, apesar de muitas pesquisas ainda não há nenhum resultado conclusivo. Tente manter-se saudável e uma rotina de exercícios, pois o excesso de gordura pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo, aumentando as chances do surgimento de um mioma. Não se esqueça de também consultar um ginecologista regularmente.