Quando se trata da saúde dos nossos ossos e articulações, todos estamos familiarizados com a necessidade de consumir bastante cálcio e magnésio. Além é claro, da vitamina D3 (que pode ser obtida pela exposição à luz solar), que promove ossos fortes, densos e também é necessária para a absorção e o equilíbrio de cálcio e magnésio.
Mas outros nutrientes altamente eficazes na promoção da saúde óssea são menos conhecidos. Então, vamos conhecer 4 desses nutrientes e seu papel para melhorar a saúde dos ossos e prevenir, ou em alguns casos até mesmo reverter, doenças como artrite e osteoporose.
Nutrientes essenciais para ossos e articulações
1 – Vitamina K2
A vitamina K é bem conhecida pelo seu papel na síntese de um número de fatores de coagulação do sangue, mas nos últimos anos descobriu-se sua importância para os ossos e saúde vascular.
É encontrada principalmente em produtos lácteos, como manteiga, leite e queijo. Esta vitamina é necessária em pequenas quantidades pelo corpo, mas é essencial para metabolizar adequadamente o cálcio, magnésio e vitamina D3. Combinada estes três nutrientes, podemos garantir ossos fortes e saudáveis.
Vitamina K:
– Aumenta a densidade mineral óssea.
– Reduz números de fraturas.
– Mantém o equilíbrio de cálcio.
– Necessária para o metabolismo ósseo.
2 – Glucosamina e condroitina
A glucosamina, um composto cristalino que ocorre amplamente no tecido conjuntivo, especialmente como um componente da quitina, e a condroitina, um composto que é um dos principais constituintes da cartilagem e de outros tecidos conjuntivos, desempenham um papel essencial na saúde das articulações. Estudos têm demonstrado que estes nutrientes suportam a estrutura e função das articulações saudáveis.
A glucosamina e a condroitina são extraídas do caranguejo, lagosta e camarão. Outra fonte natural é o colágeno do frango (conseguido através do consumo de suas patas).
Glucosamina e condroitina:
– Promovem articulações saudáveis.
– Reduzem a dor causada por inflamação nas articulações.
– Ajudam a construir e reparar a cartilagem.
– São encontradas naturalmente no corpo.
3 – Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um composto presente em todos os tecidos do corpo, com concentrações mais elevadas nos tecidos conjuntivos tais como a pele e cartilagem. O ácido hialurônico é um componente importante do fluido das articulações, onde atua como um lubrificante e desempenha um papel na resistência a forças compressivas.
O ácido hialurônico é encontrado em vegetais verdes folhosos e produtos de soja, enquanto os caldos caseiros feitos a partir de ossos de animais, pele e tecidos conjuntivos são ainda melhores fontes. Nota: Você precisa de magnésio para absorver este nutriente.
Ácido hialurônico:
– Ajuda a reduzir a dor articular.
– Pode ajudar a prevenir rugas.
– Alivia a inflamação causada pela artrite.
4 – Metil Sulfonil Metano (MSM)
O MSM (metilsulfonilmetano) é uma forma natural de enxofre orgânico encontrado em todos os organismos vivos. Este composto natural, estudado desde 1979, fornece ligações químicas necessárias para formar e manter um grande número de diferentes tipos de tecidos encontrados no corpo humano, incluindo tecido conjuntivo e cartilagem articular.
O MSM é encontrado no leite de vaca, tomates, alguns chás, acelga, cerveja (melhor evitar a menos que seja com moderação), brotos de alfafa e milho. Ela também é encontrada em frutas como maçãs e framboesas, legumes, cereais integrais e leguminosas.
Metil Sulfonil Metano (MSM):
– Combate a artrite e outras doenças das articulações/ossos.
– Melhora a capacidade do organismo de produzir os seus próprios antioxidantes.
– Combate a inflamação.
– Promove a desintoxicação do corpo.
- Links que recomendamos:
- Alimentos ricos em cálcio para cuidar dos ossos
- Osteoporose: alimentos indicados para prevenir e tratar essa doença
- Os alimentos que podem danificar nossas articulações
Mais informações
Estes nutrientes têm muitos outros benefícios para a saúde, pois são naturais e fazem parte de nossos corpos. Por exemplo, o MSM combate a inflamação, que está associada com quase todas as doenças crônicas e degenerativas que existem, o que pode ajudar a reverter ou prevenir todas as doenças que provocam ou agravam esse processo.
Assim, consumir esses nutrientes, é uma forma eficaz e segura para prevenir e proteger contra doenças que afetam as articulações e ossos, bem como ajudar a promover uma melhor saúde naturalmente.