Acredite ou não, o problema da acumulação de gordura no abdômen afeta milhões de pessoas em todo o mundo independentemente da sua condição física, porque este problema afeta não só as pessoas com sobrepeso. Não é atoa que cada vez mais aumentam as lipoaspirações e cirurgias para resolver este problema.
No entanto, há maneiras naturais e saudáveis para ajudar você a combater esse incômodo, sem expor seu corpo a intervenções cirúrgicas que, eventualmente, podem ser prejudiciais e arriscadas.
Este problema, geralmente se agrava com o passar do tempo, porque o metabolismo fica mais lento a medida em que envelhecemos, o que contribui para o ganho de peso. Além disso, este acúmulo de gordura localizada pode ser agravado por diferentes mudanças hormonais que afetam principalmente as mulheres.
A primeira coisa a saber é que o nosso corpo dispõe da gordura como uma reserva de energia para proteger-se contra as alterações climáticas e é necessária para o funcionamento normal dos órgãos, porém, quando estas energias não são utilizadas e consumimos gorduras em excesso, elas tendem a acumular-se no abdômen e são difíceis de eliminar.
Riscos da gordura abdominal
De acordo com uma pesquisa realizada na Finlândia e publicada na revista European Journal of Public Health, a gordura armazenada na área do estômago gera riscos para a saúde porque aumentam as chances de obstrução das artérias e pode levar a problemas cardíacos futuros. Portanto, recomenda-se que a cintura em homens não exceda 102 centímetros e, no caso de mulheres, que não passe de 88 centímetros.
Existem vários fatores que contribuem para a acumulação de gordura localizada no corpo, alguns deles são: sedentarismo, estresse, genética, triglicerídeos altos, hormônios e nutrição inadequada.
Alimentos para queimar gordura localizada
Por colocar sua saúde em risco, é importante que você saiba que alimentos incluir em sua dieta que permitem você a se livrar da gordura abdominal que é tão prejudicial e irritante.
1 – Produtos lácteos com pouca gordura
Neste grupo incluem-se o leite, iogurte e queijos que são pobres em gordura, mas todos ricos em cálcio, uma vez que este elemento ajuda a quebrar as células de gordura.
2 – Cítricos
Laranja, abacaxi, kiwi e limão pelo alto teor de vitamina C, ajudam a processar a gordura mais rápido no corpo e evitar assim o ganho de peso.
3 – Melão
Essa fruta é rica em potássio, que permite o organismo a regular os níveis de sódio, o que ajuda a diminuir os problemas de inchaço.
4 – Nozes
Esta pequena fruta seca contém ômega-3, que ajuda a reduzir os níveis de hormônios do estresse como o cortisol, substância que contribui para o ganho de peso. O importante é consumir em doses moderadas e não abusar deles.
5 – Amêndoas
Por seu índice glicêmico permite controlar os níveis de açúcar e ajuda a ativar o metabolismo. Também são ricas em proteínas, cálcio, fibras e ômega-3, transformando-se numa importante fonte de energia. É importante comer pequenas porções, entre 10 e 15 ao dia.
6 – Aveia
Contém altos níveis de fibra e proteína, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. A aveia também é conhecida como um purificador do sangue devido a substâncias que possuí, ajudando a eliminar a gordura localizada e toxinas do corpo.
7 – Vegetais ricos em fibras
Neste grupo, estão o espinafre, brócolis e aspargos, porque eles têm um alto efeito térmico e baixa densidade calórica. Além disso, seus nutrientes permitem que o intestino absorva menos gordura, optimizando o funcionamento do sistema digestivo e fortalecendo o sistema imunitário.
8 – Framboesas, morangos, amoras e mirtilos
Estes frutos contêm uma elevada quantidade de fibras, água e poucas calorias. Da mesma forma, têm flavonoides, que ajudam a regular os níveis de sódio e antocianinas, que inibem a absorção de gorduras e açúcares pelo corpo. A recomendação é come-los entre as refeições.
9 – Salmão
Este alimento é uma grande fonte de ômega-3 e proteínas, que contribuem para a formação do colesterol bom (HDL), ativando o metabolismo e favorecendo o corpo a gastar mais calorias naturalmente. Da mesma forma, seus ácidos graxos combatem a acumulação de gordura localizada.
10 – Azeite de oliva
O azeite de oliva é rico em gorduras insaturadas que beneficiam nosso corpo de diversas maneiras. Ela promove a absorção de nutrientes e reduz os níveis de colesterol.
- Links que recomendamos:
- 10 dicas para perder barriga rapidamente
- 8 receitas de sucos para emagrecer e perder barriga
- Perder barriga: dicas e dieta para alcançar esse objetivo
Mais informações
Adicionar estes alimentos em sua dieta, praticar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos ao dia, ser paciente e perseverante, não só vai te ajudar a conquistar uma barriga mais lisa, mas também irá melhorar a sua aparência física e o mais importante, sua saúde.