Zinco: conheça os benefícios desse super nutriente

Rudney Dicas Saúde 22-11-14 benefícios do zinco, Dicas Saúde, zinco comentários

O zinco é essencial para muitas funções celulares, tais como imunidade. Muitos pesquisadores têm usado suplementos desse micronutriente para alcançar efeitos sobre várias doenças.

Um estudo publicado recentemente na revista Current Opinion em Nutrição Clínica e Metabólica Care, apresenta resultados positivos da suplementação de zinco em várias doenças, como a diarreia em crianças, a hepatite C crônica, disenteria bacteriana, hanseníase, tuberculose, pneumonia aguda e resfriados. Considera-se também o uso de zinco na redução do estresse oxidativo. Além disso, é um agente anti-inflamatório.

Estas propriedades únicas do zinco pode ter benefícios terapêuticos significativos em uma variedade de doenças. Atualmente, acredita-se que o estresse oxidativo e inflamação crônica pode desempenhar papel contributivo importante em muitas doenças crônicas, incluindo aterosclerose, várias malignidades, doenças auto-imunes e distúrbios neurológicos.

Consequências da falta de zinco

Uma dieta pobre em zinco durante a infância e adolescência aumenta o risco de hipertensão na vida adulta. Isto foi sugerido por um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de Buenos Aires (Argentina), os foram resultados publicados na Pediatric Research, a revista da Academia Americana de Pediatria.

Estudos com camundongos mostraram que a deficiência de zinco após o desmame e durante o crescimento induz a um aumento na pressão arterial de acordo com os valores de hipertensão. Um dos aspectos mais preocupantes da pesquisa é que as perturbações causadas por uma dieta pobre em zinco durante o desenvolvimento não pode ser revertida na idade adulta.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: