Vitamina D: principais doenças causadas por sua deficiência

Luana Dicas Saúde 17-07-15 alimentos ricos em vitamina D, fontes de vitamina D, vitamina D comentários

A vitamina D é muito importante para o correto desenvolvimento do nosso corpo. No entanto, hoje em dia é cada vez mais comum ver pessoas que sofrem deficiência desse nutriente. Por isso hoje nós do Dicas Sobre Saúde iremos te falar sobre algumas doenças causadas pela deficiência de vitamina D, para que possa preveni-las.

Asma

vitamina D 1

Embora não há resultados 100% definitivos, há estudos que relacionam a deficiência de vitamina D com a asma. Especialmente em crianças, um consumo adequado dessa vitamina ajuda a aliviar os sintomas da asma e reduz a inflamação, permitindo respirar muito melhor.

Hipertensão

vitamina D 2

Estudos científicos demonstraram que aquelas pessoas com hipertensão reduzem a pressão arterial. Essa vitamina ajuda a modular a inflamação arterial e outros indicadores da pressão arterial alta.

Doenças inflamatórias intestinais

vitamina D 3

Estudos realizados na Europa, Índia e EUA identificaram que a deficiência de vitamina D está relacionada com taxas mais altas de doença de Crohn, colite ulcerosa e outras doenças inflamatórias do intestino. Países onde as taxas de exposição solar são limitadas tendem a ter problemas intestinais mais elevados.

Gripes

vitamina D 4

Taxas de gripe são normalmente mais elevados no inverno, quando o sol está no seu ponto mais baixo da inclinação e da exposição aos raios ultravioleta é mínima. A vitamina D ajuda a estimular o sistema imunológico, por isso que menos gripes só são possíveis com maiores níveis desse nutriente.

Diabetes tipo 2

vitamina D 5

Um estudo científico publicado em uma revista americana demonstrou que pacientes com familiares que possuem diabetes do tipo 2 são ainda mais propensos a sofrerem da mesma doença em casos de deficiência dessa vitamina, cerca de 30%.

Cáries

vitamina D 6

Desde 1800 que se sabe que a falta de exposição solar é a causa de uma má saúde geral, entre as que incluem os dentes. Os níveis ótimos de vitamina D permite uma correta calcificação dos dentes, importante na hora de evitar cáries.

Artrite reumatoide

vitamina D 7

Se sofre de artrite reumatoide, provavelmente é porque não recebe quantidade suficiente de vitamina D no seu organismo. Estudos recentes têm mostrado esta importante relação, o que mostra mais uma vez o quão importante é um estilo de vida saudável.

Câncer

vitamina D 8

Seja o de mama, próstata, colo do útero, colorretal, autofágico, gástrico, endométrio, de pâncreas ou renal. Está comprovado que uma deficiência de vitamina D aumenta o risco de sofrer um câncer.

Essa é a lista com as 8 doenças causadas pela deficiência da vitamina D. Veja também quais são os principais sintomas da deficiência de ferro em nosso organismo.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: