Vício nos esportes: causas, sintomas e riscos para saúde

Rudney Destaque, Dicas Saúde 04-12-14 vício nos esportes comentários

Em artigos anteriores, falamos sobre a relação entre esporte e a depressão e dos muitos benefícios dos esportes, inclusive para ser mais feliz. E tenho certeza que todos nós concordamos que o esporte é muito importante para a nossa saúde física e psicológica.

Mas você sabia que o esporte pode ser viciante? Em excesso, a atividade física pode levar a comportamentos compulsivos e dependência. Nós explicamos tudo em nosso artigo de hoje.

A explicação: endorfinas

O vício no esporte tem sido demonstrado em vários estudos, incluindo uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos. Os especialistas chamam esse comportamento de vigorexia.

E qual é a explicação? Aparentemente, o exercício libera neurotransmissores, como a endorfina e dopamina, que estão ligadas à sensação de recompensa. Além disso, a obsessão de nossa sociedade para obter um corpo perfeito ajuda a incentivar e promover esse vício.

Perigos

É uma condição que pode levar a comportamentos compulsivos, que são caracterizados pela necessidade de praticar esportes e também pelo aparecimento de sintomas de abstinência, ansiedade e fadiga.

Naturalmente, o vício ao esporte também é muito perigoso para a nossa saúde, pois pode causar lesões e dores, consequências de um desgastes físico. Além de outros sintomas preocupantes são irritabilidade, a obsessão com a figura, transtornos alimentares, uso de drogas que melhoram o desempenho do esporte, entre outros problemas.

Embora não podemos esquecer o papel de endorfinas, porque quanto mais o tempo passamos e praticamos esportes, maior a produção de endorfinas para melhor suportar o desconforto do exercício físico intenso. Portanto, esta dependência possui também uma base biológica.

Resumo

Praticar exercícios físicos é primordial para desfrutar de uma boa saúde, mas como também não é novidade para ninguém, tudo em excesso faz mal, e como vimos, até mesmo os esportes em excesso podem nos prejudicar e provocar a vigorexia.

A vigorexia é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, afeta na maioria das vezes os homens e tem como principal sintoma a grande quantidade de exercícios físicos realizados constantemente. O problema é que, a pessoa pode estar em ótima forma, porém nunca está satisfeita com seu corpo o que passa a ser perigoso. Assim, o indivíduo começa uma estrita dieta, eliminando gorduras, consumindo altas doses de suplementos alimentares e a fazer uso de anabolizantes.

Este Post te ajudou?
  
  • viciados em esporte sintomas de abstinencia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: