Usos, receitas e benefícios da uva para a nossa saúde

Usos, receitas e benefícios da uva para a nossa saúde

A história da uva remonta até 8 mil anos, quando as videiras foram cultivadas pela primeira vez no que é agora o Oriente Médio. Hoje, setenta e dois milhões de toneladas destas frutas são cultivadas a cada ano em todo o mundo. A maioria delas é usada para produzir vinho, que produzem 7,2 trilhões de litro de vinho por ano.

O sabor e a variedade das uvas tornaram-nas um popular alimento em países de todo o mundo. Seus potenciais benefícios para saúde são numerosos, com estudos associando-os à prevenção de câncer, doenças cardíacas, hipertensão e constipação.

Quais são os tipos de uva?

uva

Existem mais de 10 mil variedades de uvas em todo mundo. Elas são divididas em duas famílias principais: as viníferas e as não viníferas.

As não viníferas são aquelas que compramos em cachos de uva ou embalagens para se comer in natura, além das usadas para fazer suco ou vinho de garrafão. A principal uva não vinífera é a Isabel.

Já as uvas viníferas, são usadas para fazer vinhos finos. Só dessa variedade são mais de 5 mil uvas diferentes, sendo que as mais conhecidas são as tintas Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Carmenère, Syrah e Pinot Noir. Dentre as brancas, destaca-se a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling.

Para se produzir vinho, as uvas mais plantadas são a Cabernet Sauvignon e a Merlot. A produção da bebida é dominada mundialmente por Itália, França e Espanha, com 54% do vinho produzido no mundo. Os países que possuem mais tipos de uva diferentes são a Itália e Portugal.

Nutrientes da uva

As uvas contêm um alto teor de água e, por isso, são boas para a hidratação. Frutas e vegetais com alto teor de água são densos em nutrientes, o que significa que eles fornecem uma grande quantidade de nutrientes essenciais, enquanto contém poucas calorias.

Um copo de uva vermelha ou uva verde contém:

  • – 104 calorias
  • – 1,09 g de proteína
  • – 0,24 g de gordura
  • – 1,4 g de fibra
  • – 4,8 mg de vitamina C
  • – 10 µg (microgramas) de vitamina A
  • – 288 mg de potássio
  • – 0,54 mg de ferro
  • – 3 µg de folato

As uvas são ricas em antioxidantes importantes para a saúde dos olhos, como a luteína e a zeaxantina, e as uvas vermelhas contêm o resveratrol nas suas cascas. O resveratrol é um antioxidante conhecido por dar proteção a várias doenças. As uvas também possuem o poder dos flavonoides miricetina e quercetina que ajudam o corpo a contra-atacar a formação de radicais livres prejudiciais.

Benefícios da uva

uva

Os muitos benefícios das uvas para a saúde tornam essa fruta uma excelente escolha para uma dieta mais saudável. Seus benefícios são:

1 – Previne o câncer

As uvas têm fortes propriedades anti-câncer devido ao efeito anti-inflamatório do resveratrol. É particularmente eficaz na redução das chances de câncer colorretal e de mama. As antocianinas e as proantocianidinas nas uvas podem inibir o crescimento de agentes cancerígenos. O suco de uva não só evita o risco de câncer, mas também suprime o crescimento e propagação de células cancerígenas. Os pigmentos contidos nas uvas aumentam a imunidade geral do corpo a uma ampla gama de doenças.

2 – Combate doenças cardíacas

O flavonoide quercetina é um anti-inflamatório natural que ajuda a diminuir o risco de aterosclerose e proteger contra os danos causados por lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecida como mal colesterol. A quercetina pode ter o bônus adicional de efeitos anticancerígenos. No entanto, mais estudos são necessários usando seres humanos antes que esses resultados possam ser confirmados.

O alto teor de polifenóis nas uvas também pode reduzir o risco de doença cardiovascular, evitando a acumulação de plaquetas e reduzindo a pressão arterial através de mecanismos anti-inflamatórios.

A fibra e o potássio das uvas também contribuem para a saúde cardíaca. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular.

Em um estudo, aqueles que consumiram 4069 mg de potássio por dia tiveram um risco 49% menor de morte por doença cardíaca isquêmica em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia).

As altas ingestões de potássio também estão associadas a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução na formação de cálculos renais.

3 – Controla a pressão sanguínea

Conforme mencionado acima, o potássio tem muitos benefícios para o corpo. Devido ao alto teor de potássio, as uvas são recomendadas para aqueles com pressão alta para ajudar a reduzir os efeitos de sódio no corpo.

4 – Combate a constipação intestinal

As uvas são muito eficazes no combate a constipação. Elas são classificadas como um alimento laxante porque contêm ácido orgânico, açúcar e celulose. As uvas são ricas em fibras insolúveis, o que significa que elas permanecem intactas à medida que se movem pelo trato digestivo. A fibra aumenta o volume, o que promove a formação e excreção de fezes, sendo assim, ajudam a tornar a evacuação muito mais regular.

5 – Cura alergias

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de uvas pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias, incluindo corrimento nasal, olhos aquosos e urticária.

6 – Reduz o risco diabetes

Um grande estudo de 2013 buscou encontrar certas frutas que podem reduzir o risco de diabetes tipo 2 em adultos. Ao longo do estudo, 6,5% dos participantes desenvolveram diabetes, mas os pesquisadores descobriram que o consumo de três porções por semana de uvas, assim como maçãs ou peras reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 7%.

7 – Previne a neuropatia diabética e retinopatia

Alguns estudos demonstraram que o resveratrol pode proteger contra neuropatia diabética e retinopatia, condições causadas por diabetes mal controlada, onde a visão é severamente afetada. Um estudo em que os ratos diabéticos foram tratados com resveratrol por duas semanas descobriu-se que isso reduziu os efeitos das alterações neurais e danos associados à neuropatia diabética.

8 – Trata a acne

Um estudo publicado na revista Dermatology and Therapy afirma que o resveratrol pode ser um tratamento eficaz para a acne, particularmente quando combinado com uma medicação já existente para o transtorno.

9 – Tratar a asma

Devido ao seu valor terapêutico bem conhecido, as uvas podem ser utilizadas como uma cura para a asma. Além disso, o poder hidratante das uvas também é alto, o que aumenta a umidade presente nos pulmões e reduz os eventos asmáticos.

10 – Fortalece os ossos

As uvas são uma fonte maravilhosa de micronutrientes como cobre, ferro e manganês, todos os quais são importantes na formação e força dos ossos. Adicionando uvas à sua dieta regularmente pode prevenir o aparecimento de condições relacionadas à idade, como a osteoporose. O manganês é um elemento extremamente importante no corpo, que ajuda em tudo, desde o metabolismo das proteínas, a formação de colágeno e o funcionamento do sistema nervoso.

11 – Cura enxaqueca

O suco de uva é um importante remédio caseiro para curar enxaquecas. Deve ser bebido no início da manhã, sem misturar água. Ironicamente, beber vinho tinto é muitas vezes considerado uma causa de enxaqueca, mas suco de uva e o extrato de semente de uva são considerados uma solução para o problema. Existem muitas causas de enxaquecas, incluindo desequilíbrios químicos, falta de sono, mudanças climáticas ou deficiências alimentares. O álcool em geral causa enxaquecas, por isso, o vinho pode fazer o efeito contrário.

12 – Alivia a indigestão

As uvas desempenham um papel importante na dispepsia ou indigestão. Elas aliviam a indigestão e irritação no estômago. Também são ótimas para o sistema digestivo porque são consideradas “alimentos leves”.

13 – Combate a anemia

A anemia é um problema real para muitas pessoas, e comer uvas pode ajudar a manter seus níveis de ferro e outros nutrientes equilibrados no corpo. A falta de ferro pode torná-lo lento, e sua mente também pode não funcionar tão rapidamente, já que o ferro é um mineral essencial que afeta uma série de funções corporais.

14 – Tem atividade antibacteriana

As uvas vermelhas possuem fortes propriedades antibacterianas e antivirais que podem protegê-lo de infecções. Elas contêm fortes propriedades antivirais contra o vírus da poliomielite e o vírus herpes simplex. Estudos também mostraram que o suco de uva pode combater infecções bacterianas no intestino e outros sistemas.

15 – Reduz o risco de doença de Alzheimer

O resveratrol, um polifenol benéfico presente nas uvas, reduz o risco de doença de Alzheimer. Estudos sugerem que as uvas podem melhorar a saúde cerebral e retardar o aparecimento de doenças neurais degenerativas. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition afirma que o suco de uva pode até melhorar a função cerebral de pessoas mais velhas que já apresentaram comprometimento cognitivo leve. Mais estudos estão em andamento para determinar a interação exata entre os componentes da uva e os sistemas neurais.

16 – Fortalece o sistema imunológico

Os níveis elevados de vitamina C, vitamina K e vitamina A nas uvas dão um impulso saudável a todo o organismo, particularmente seu sistema imunológico. O que significa menos chance de sofrer com resfriados comuns, além de problemas de saúde mais sérios.

Uva engorda?

A uva pode contribuir ou não para o ganho de peso, o que vai determinar isso é a quantidade que você consome. Cerca de 32 uvas contêm por volta de 110 calorias, o que é considerado uma quantidade moderada.

No entanto, consumir mais de 300 calorias por dia vindas apenas da uva é considerado uma quantidade alta, que pode sim engordar. Mesmo assim, se você usar as uvas para substituir outros alimentos calóricos e menos saudáveis como frituras, doces e alimentos industrializados, essa troca pode ser bem-vinda.

Benefícios do suco de uva integral

uva

O suco de uva integral, assim como somente a fruta, contém compostos antioxidantes e outros nutrientes considerados benéficos para a prevenção de doenças e a saúde geral. No entanto, mesmo que a uva ou seu suco contenha quantidades específicas de qualquer componente nutritivo, isso não causa uma grande diferença entre seus benefícios.

Portanto, os benefícios de comer somente uvas ou tomar seu suco, são praticamente os mesmos. Além disso, vários estudos relacionados aos benefícios das uvas são feitos a partir do seu suco.

Como com qualquer suco de frutas, no entanto, as melhores opções são aquelas que não têm açúcar adicionado e sem sabores artificiais. Infelizmente, mesmo as opções “naturais” que você pode escolher na loja podem ser quimicamente alteradas, então você precisa ter cuidado.

Fazer um suco de uva fresco é certamente uma opção. Mas usar uma máquina que separe a polpa do suco fará com que você perca a fibra dietética e outros nutrientes que as uvas inteiras têm para oferecer. Se você está interessado em aproveitar os benefícios para a saúde de uvas inteiras, mesmo em forma mais liquida, use um liquidificador para fazer o suco de uva.

Suco de uva emagrece?

O suco de uva pode ajudar a emagrecer, pois ajuda a melhorar o funcionamento de nosso organismo. Se seu corpo funciona corretamente, qualquer tratamento ou perda de peso, será mais facilmente alcançado.

O suco de fruta pode emagrecer devido a:

  • – Combater a constipação intestinal: isso fará seu intestino funcionar diariamente.
  • – Dar energia: Por ser uma grande fonte de nutrientes, esse suco ajuda a fornecer energia para o corpo, o que contribuir para a prática de uma atividade física.
  • – Fornecer saciedade: As fibras contidas nesse suco ajudam a manter a saciedade.
  • – Ser rico em antioxidantes: os antioxidantes contribuem para a eliminação de toxinas, o que facilita a perda de peso.

O consumo de suco de uva para emagrecer deve ser de 2 copos de 200 ml ao dia. Além disso, você deve manter uma dieta saudável e praticar uma atividade física.

Óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva ainda é um produto pouco conhecido. Ele tem sido usado como um óleo transportador na indústria de cosméticos, no entanto, oferece também incríveis benefícios para a saúde.

Este óleo é obtido a partir das sementes de uvas, como seu nome já diz e é, portanto, um subproduto da vinificação. O óleo de semente de uva existe há mais de 6.000 anos. Segundo determinadas fontes, os europeus usaram o óleo para tratar doenças relacionadas ao olho e à pele.

Esse produto é rico em ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, esses compostos são os principais responsáveis pelos seus benefícios. Além disso, o óleo não contém gordura trans. Isso também pode ajudar a promover a saúde do coração.

Embora as sementes de uva sejam ricas em nutrientes, certos estudos afirmam que isso não é o caso do óleo. A maioria dos antioxidantes das sementes de uva, não estão presentes no óleo. Mesmo assim, ele ainda continua sendo uma opção mais saudável do que outros óleos.

Os benefícios desse produto são:

  • – Reduz o colesterol: A alta quantidade de ômega 6 e 3 presente nesse óleo ajuda a reduzir o colesterol de mode eficaz.
  • – Previne a diabetes: Estudos comprovam que o ácido linoleico, muito presente nesse óleo, pode ajudar a melhorar a ação da insulina no corpo, prevenindo casos de diabetes.
  • – Cuida da pele: O óleo de semente de uva é rico em vitaminas C, D e E, o que ajuda a reduzir rugas e cicatrizes. Seus polifenóis e antioxidantes também ajudam a tratar a acne.
  • – Bom para o cabelo: Esse produto também reduz a caspa e a perda de cabelo, fortalecendo o mesmo e permitindo que cresça mais rápido. O teor de vitamina E no óleo ajuda a reconstruir o tecido do cabelo, e o ácido linoleico no óleo promove seu crescimento.
  • – Combate dores das doenças reumáticas: A ação anti-inflamatória do óleo de semente de uva pode ajudar a reduzir dores reumáticas, como a de artrite, artrose e gota. Basta massagear a área afetada com um pouco de óleo.

Farinha de uva

As sementes de uva têm sido usadas para produzir o óleo de semente de uva, mas outra alternativa é a farinha de sementes de uva.

A farinha de sementes de uva é feita a partir de sementes de uvas que foram utilizadas para produzir vinho. As sementes são moídas em um pó fino que tem aproximadamente a mesma textura que a farinha de trigo.

A polpa, as peles, as sementes e os caules que permanecem após o produção do vinho e são chamados de bagaço. Há toneladas de bagaço produzido todos os anos na indústria do vinho e grande parte disso é descartada.

A farinha de sementes de uva tem muito valor nutricional. É muito rica em fibras, cálcio e potássio, e contém muitos antioxidantes. É também livre de glúten.

Há uma forte evidência de que a farinha de semente de uva é benéfica para uma série de doenças cardiovasculares. Ela pode ajudar a combater a má circulação e colesterol alto.

Além disso, não podemo esquecer de seus antioxidantes. Estas são substâncias que protegem as células de danos e podem ajudar a prevenir muitas doenças e, possivelmente, de muitos tipos de câncer.

Esse produto também é muito usado para o emagrecimento. Isso ocorre, pois essa farinha contribui para manter a saciedade e evitar a fome em excesso, reduzindo as calorias ingeridas. Outra vantagem é que tem poucas calorias, cerca de 100 g de farinha de uva contém 214 calorias.

Sobremesa com uva

uva

A uva é também uma ótima opção para o preparo de receitas, especialmente, as sobremesas. Para isso, você pode utilizar a fruta in natura, a uva passa ou a farinha de uva. Veja abaixo algumas receitas de sobremesas que são feitas com uva:

Mousse de uva

Ingredientes:

  • – 1 lata de leite condensado
  • – 1 lata de creme de leite
  • – 1 lata de suco de uva integral
  • – 1 sachê de gelatina sem sabor

Preparo:

  • – Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de uva
  • – Em um recipiente, dissolva a gelatina em 2 ou 3 colheres de água morna
  • – Passe a gelatina para o liquidificador e bata novamente
  • – Coloque em outro recipiente e leve para geladeira até que fique firme

Delícia de uvas

Ingredientes:

  • – 2 latas de leite condensado
  • – 2 colheres de margarina
  • – 1 lata de creme de leite sem soro
  • – 10 colheres de chocolate em pó
  • – 250 g de uva

Preparo:

  • – Coloque o leite condensado e a margarina no fogo e mexa até obter a consistência de brigadeiro
  • – Despeje num recipiente de vidro e deixe esfriar
  • – Corte as uvas, retire suas sementes e coloque em cima do creme
  • – Misture o chocolate com o creme de leite, espalhe sobre o creme com uvas e leve à geladeira por 4 horas

Riscos e precauções associados às uvas

Os beta-bloqueadores, um tipo de medicamento mais comumente prescrito para doença cardíaca, podem provocar altos níveis de potássio no sangue. Os alimentos com alto teor de potássio, como as bananas, devem ser consumidos com moderação ao tomar beta-bloqueadores.

Consumir muito potássio pode ser prejudicial para aqueles cujos rins não são totalmente funcionais. Se seus rins não conseguem remover excesso de potássio do sangue, pode ser fatal.

Mais informações

As uvas desempenham um papel fundamental na prevenção de uma multiplicidade de problemas de saúde e podem ser usadas como remédio caseiro para várias doenças. Aproveite ao máximo seus benefícios, seja in natura, suco, farinha ou óleo. O vinho também é uma opção, mas deve ser ingerido com moderação.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram