Usos e benefícios da aveia para cuidar da pele e cabelo

Rudney Beleza e Estética 30-07-15 Aveia, Beleza e Estética, Benefícios da aveia comentários

Sem dúvida uma boa tigela de mingau de aveia pode ser um excelente café da manhã, mas raramente consideramos esse alimento benéfico para a nossa pele, seja pelo seu consumo ou uso tópico. Há infinitas maneiras de desfrutar dos benefícios da aveia para a nossa pele, desde o tratamento da acne, até a obtenção de um esfoliante caseiro para o rosto.

A aveia possui propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes e, como tal, é ideal para a pele sensível e para tratar uma variedade de doenças da pele, incluindo queimaduras, eczema, prurido, acne, entre outras.

Usos da aveia para a beleza

Acne

Se não gosta de comer mingau de aveia, não há problema, você pode prepará-lo juntamente com um pouco de mel e aplicar sobre as áreas mais afetadas com acne, deixe repousar por 15 minutos ou até secar e depois enxague. A aveia ajuda a absorver o excesso de gordura da pele, e previne os surtos de acne.

Irritação da pele

A farinha de aveia pode ser muito útil quando a nossa pele fica irritada. Pegue um pouco de farinha de aveia (também pode ser obtida moendo a aveia), coloque em uma gaze ou um pano limpo, formando uma espécie de bolsa, com a aveia dentro. Na hora do banho, deixe a água morna cair sobre gaze com a aveia, e use nas regiões irritadas para relaxar e acalmar a irritação da pele.

Hidratante

A aveia pode nos ajudar a manter a pele hidratada. Misture uma xícara de leite, com duas xícaras de farinha de aveia e uma colher de sopa de mel. Aplique esta mistura, pouco antes de sair do banho em todo o corpo de 10 a 15 minutos. Depois lave com água morna e seque sua pele para ver os resultados.

Máscara para a pele

A aveia é um ingrediente comum em máscaras caseiras, uma vez que pode nos ajudar a obter uma pele brilhante. Prepare uma máscara com duas colheres de sopa de aveia moída e 4 colheres de sopa de leite, misture bem e adicione 3 colheres de sopa de creme de leite. Espere um pouco até que a mistura engrosse, em seguida, adicione algumas gotas de suco de limão e aplique sobre a pele. Deixe por 20 minutos e enxágue com água morna.

Shampoo seco de aveia

Este alimento ajuda a remover resíduos de sujeira que são incorporados na pele e couro cabeludo, para que possa preparar um shampoo seco de aveia para ajudar a aliviar a coceira no couro cabeludo.

Misture partes iguais de aveia e bicarbonato de sódio. Esfregue a mistura suavemente contra o couro cabeludo para absorver o excesso de gordura. Por último, escove bem o cabelo e lave-o com o shampoo que está acostumada a usar.

Esfoliante corporal

Uma esfoliação com farinha de aveia, azeite de coco, açúcar mascavo e um pouco de água quente, vai ajudar a renovar sua pele. Você também pode usar uma mistura com duas colheres de sopa de farinha de aveia e uma colher de chá de bicarbonato de sódio, adicionar água suficiente para formar uma pasta e esfregar suavemente na pele, enxague logo em seguida. Evite o uso dessas misturas no rosto.

Limpeza facial

A limpeza diária do rosto, é um passo que não pode faltar em nossa rotina e a aveia pode ser uma aliada. Ela contém compostos conhecidos como saponinas, que são caracterizadas por suas propriedades de limpeza. Estes compostos da aveia agem como um ingrediente natural para limpar a pele, sendo muito útil para a pele sensível.

Uma receita muito simples para limpar o rosto, é a mistura de farinha de aveia, com uma colher de sopa de mel e água morna para formar uma pasta, com a qual você deve esfregar no rosto com muito cuidado e depois enxaguar. As propriedades da aveia junto com à ação antibacteriana do mel ajudam a aliviar a inflamação da pele e seu ressecamento.

Máscara de rugas

Por último, mas não menos importante, podemos aproveitar as propriedades de aveia, para prevenir o aparecimento precoce de rugas. Para isso, é necessário utilizar uma colher de chá de abacate, uma gema de ovo e duas colheres de sopa de farinha de aveia. Misture bem até que os ingredientes fiquem incorporados, e aplique na pele do rosto. Deixe agir por 10 minutos e enxague com água morna. O processo deve ser repetido duas ou três vezes por semana para manter a nossa pele jovem.

Mais informações

Sem dúvida, a aveia é nossa grande aliada para cuidar da beleza. O consumo deste alimento riquíssimo em fibras, ajuda também a evitar a prisão de ventre e o acúmulo de toxinas no corpo, que pode causar o aparecimento de problemas na pele. É também rica em proteínas, que ajudam na produção e desenvolvimento de novos tecidos no corpo.

Este Post te ajudou?
  
  • beneficios da aveia para a pele
  • aveia beneficios para pele
  • aveia para pele
  • beneficios da aveia no cabelo
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: