Uma abordagem para a degeneração macular

Mateus Doenças 24-09-14 degeneração macular, mancha preto no olho, saúde dos olhos comentários

Uma abordagem para a degeneração macular

A visão é um dos órgãos mais importantes que possuímos, e por isso é necessário que você sempre ficar em perfeitas condições. Ao longo do tempo, como todas as partes do corpo é afetado por agressões externas, tanto assim que, em muitos casos eventualmente, desenvolvem algumas doenças. Neste caso, vamos nos concentrar em uma não muito conhecida, mas que afeta muitas pessoas, é a degeneração macular.

Esta doença não é bem conhecida pela maioria das pessoas, é a segunda principal causa de cegueira na população mais idos. Isso é porque ela é um distúrbio que afeta o centro da retina, ela é apresentada com perda progressiva da visão, com o decorrer que o tempo passa, até uma mancha preta aparece no olho que nos impede de ver claramente em torno de nós.

A maneira que se apresenta pode ser variada, como uma das mais comuns começa a partir do centro do olho. Em primeiro lugar é o que parece uma pequena mancha preta que lentamente cresce para fora a partir do centro do olho. Isto é devido a profunda atrofia muscular. A segunda maneira de apresentar essa doença é conhecida como forma úmida como embaçamento da visão que não aparece como a mancha preta, mas através de pontos distorcidos que cada vez são maiores. Além disso, desta forma faz com que aparecem em torno de pequenas hemorragias retinianas que dão uma aparência avermelhada ao olho.

A causa que é considerada como responsável pelo surgimento da doença são normalmente os raios ultravioleta que tem efeito sobre a retina, especificamente na sua parte central, a mácula. A retina é o único responsável por transformar a luz em impulsos nervosos para o cérebro, por isso é a parte do olho que mais trabalha e sofre. Se o rendimento a exposição excessiva à radiação e luz, podemos acabar por desenvolver este tipo de atrofia. Além disso, a alimentação é um outro ponto chave, uma vez que a contribuição de vitaminas e antioxidantes é necessária para manter as células em perfeitas condições.

É importante manter a nutrição equilibrada e proteger os olhos contra a radiação ultra-violeta excessiva, uma vez que a prevenção é fundamental para evitar o aparecimento da doença. As revisões médicas periódicas e consultar um oftalmologista se notar a perda da visão é fundamental para começar a tratar a degeneração macular em seus estágios iniciais e impedir o seu rápido desenvolvimento e da iminente perda de visão.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: