Ultrassonografia e o diagnóstico na fisioterapia

Mateus Dicas Saúde 06-11-14 Fisioterapia, ultrassom, Ultrassonografia comentários

Ultrassonografia o diagnóstico em fisioterapia

Embora a massagem ainda é a técnica mais reconhecível de fisioterapia, já mudaram significativamente os procedimentos tanto de tratamento como também para realizar o diagnóstico de fisioterapia. Eu quero falar sobre a ultrassonografia como método para avaliar e reavaliar as lesões na área da fisioterapia.

A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem que se utiliza bastante no mundo do esporte, ela pode ajudar no diagnóstico de lesões esportivas típicas como lesões nos ligamentos ou nos meniscos do joelho, fibras musculares rasgadas, etc. Mas neste caso, referem-se a um diagnóstico médico.

Neste caso, falo da ultrassonografia como uma técnica que irá empregar muitos terapeutas treinados especificamente para dar suporte para o diagnóstico fisioterapêutico (hey, é um conceito de diagnóstico médico completamente diferente) e também para ver a evolução de uma lesão, e se o tratamento de fisioterapia está valendo a pena.

Objetivos da ultrassonografia na fisioterapia

É uma técnica que ainda não é utilizada em muitos centros, pois para ter um ultrassonografista requer um grande esforço financeiro, mas pode ser útil para monitorar as mudanças nos tecidos que provoca uma lesão e ver como está sendo modificada a área afetada para ver se o tratamento de fisioterapia está valendo a pena.

Não confunda os termos, porque, como eu disse anteriormente, a técnica de ultrassonografia para o pessoal médico é usado para avaliar uma região e estabelecer um diagnóstico médico para discutir a descrição da lesão, e outras áreas afetadas.

A avaliação e diagnóstico pelo terapeuta usa termos diferentes para os médicos, para tentar estabelecer o que é afetado a procurar tratamento adequado. Portanto a ultrassonografia é usado em diagnóstico fisioterapêutico é um suporte para outras técnicas (consulta médica, exame físico…) que fornece informações sobre o estado da lesão para o programa de tratamento certo.

Vantagens da ultrassonografia na fisioterapia

A ultrassonografia usa ondas sonoras, o que significa que é uma técnica inócua. Na verdade, como você sabe, é usado em mulheres grávidas, para ver o seu bebê. Mediante com a ultrassonografia se pode explorar os tecidos moles (músculos, tendões, nervos ou até mesmo ligamentos) e o profissional que realiza o exame pode estar observar pelo tela do scanner as imagens em tempo real dos tecidos, mesmo em movimento.

Esta técnica complementaria se fosse utilizada habitualmente por fisioterapeutas para visualizar a lesão e progressão durante o tratamento, ajudando a planejar as sessões e a modificar os parâmetros ou técnicas em relação ao que é observado na imagem de teste.

Desvantagens da ultrassonografia em fisioterapia

Para qualquer ponto além do esforço financeiro envolvido, exige que o praticante seja bem treinado na manipulação da ultrassonografia para fazer uma boa análise e tirar conclusões a partir do que vê.

É uma técnica que pode ser útil em alguns casos, e fornece informações que ajudam, mas não é considerado necessário para um fisioterapeuta; embora, como eu disse, é uma ajuda e não faz mal.

Em suma, é uma técnica de exploração que vale a pena conhecer, e queria apresentá-la aos leitores que tem em mente que, além de usado para um diagnóstico médico, também pode ser utilizado para avaliação e diagnóstico em fisioterapia.

Este Post te ajudou?
  
  • ultrason de imagem para fisioterapia
  • Quanto tempo fazer usg fisioterapia
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: