Tribulus terrestris: ação, benefícios e efeitos colaterais

Rudney Dicas Saúde 25-07-15 Dicas Saúde, suplemento, Tribulus terrestris comentários

O tribulus terrestris é o nome científico de uma planta, cujo extrato é utilizado como um suplemento dietético. A planta é comumente conhecida como abrolho, tribulus, videira-de-punctura. Este suplemento é capaz de aumentar a produção de testosterona no organismo, assim como da libido. É popular entre os atletas e é especialmente usado por fisiculturistas para aumentar a força e o ganho de massa muscular.

Na medicina tradicional chinesa e indiana, o extrato dessa planta é usado como um afrodisíaco e um remédio para o fígado, rins, trato urinário e na medicina cardiovascular.

Benefícios do tribulus terrestris

– Aumento natural da produção de testosterona
– Aumento da força muscular
– Melhora na performance de exercícios físicos
– Aumento do nível de espermatozoides
– Efeito anabólico natural
– Melhora da ereção
– Combate a fadiga muscular
– Previne a impotência sexual (disfunção erétil)
– Afrodisíaco
– Diurético

Outros benefícios não comprovados dessa planta são:

– Reduzir o colesterol alto
– Baixar a pressão arterial
– Poder analgésico

Químicos ativos

Os suplementos nutricionais tribulus terrestris contém extratos de plantas. Estes extratos têm uma concentração de 40 a 45 por cento de compostos químicos chamados saponinas furostanol, que são simplesmente uma classificação dos esteroides produzidos naturalmente nas plantas. O mais ativo e dominante destes produtos químicos é o protodioscina.

O aumento da produção de testosterona e outros efeitos afrodisíacos do tribulus é em grande parte atribuído à presença de protodioscina.

Ação

Os compostos químicos extraídos da planta, estimulam a liberação do hormônio luteinizante (LH) da glândula pituitária. O LH é um hormônio essencial para a reprodução. Nos homens, ele age sobre as células de Leydig nos testículos, que produzem testosterona.

Outra atividade que está relacionada com a protodioscina, é a liberação de óxido nítrico no corpo cavernoso do pênis, que é o tecido eréctil masculino. O tribulus terrestris é, portanto, também conhecido por seus efeitos de motivador sexual.

Disponibilidade

O produtos alimentares tribulus terrestris são oferecidos como um suplemento em pó solúvel, em forma de comprimidos, cápsulas e extrato líquido. Variações destes produtos combinam o extrato com outros suplementos nutricionais. Estes produtos não são medicamentos sintetizados artificialmente.

A natureza dos efeitos

Os efeitos não são imediatos e só começam a aparecer após um período de consumo constante, normalmente duas a três semanas.

A dose diária recomendada de produtos tribulus é 750-1250 miligramas. Sugere-se que a dose diária total deva ser dividida e tomadas em diferentes horas do dia, preferencialmente durante as refeições.

Efeitos colaterais

Os testes iniciais de tribulus terrestris foram realizadas em animais. Uma alimentação constante de altas doses do extrato mostraram o efeito oposto na força (redução), e coordenação diminuída.

Nos seres humanos, cerca de 1 em cada 10 pessoas podem experimentar uma dor de estômago. Houve também um caso raro relatado de ginecomastia, que é o crescimento anormal das glândulas mamárias em homens. No entanto, a maioria dos estudos não mostram efeitos adversos ou tóxicos significativos.

O extrato aumenta os níveis de testosterona em 40 por cento. O nível médio de testosterona em homens é de 600 nanogramas por decilitro (ng/dl), mas com tribulus este nível pode ser aumentado para 850 ng/dl, que está ainda dentro dos níveis normais de 300-1000 ng/dl.

Mais informações

Apesar de seus efeitos sobre os níveis de testosterona, o tribulus terrestris pode ser também usado por mulheres, sendo inclusive, creditado para complementar o tratamento da menopausa e tensão pré-menstrual, porém esses benefícios ainda não foram comprovados. Antes de usar qualquer planta medicinal ou suplemento, recomenda-se sempre consultar um médico.

Este Post te ajudou?
  
  • tribulus terrestris pode ser usados por pessoas obesas
  • tribulus terrestre abaixa pressão e colesterol
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: