Tratamentos para caspa

Rudney Beleza e Estética, Cuidados com os cabelos, Destaque 07-08-14 eliminar a caspa, prevenir a ocorrência de caspa, produtos anti-caspa, tipos de caspa, Tratamentos naturais para caspa comentários

A caspa pode ser muito mais que um problema estético, e assim como outras afecções, deve ser tratada adequadamente. Mas, primeiro, vamos ver que tipo de caspa você sofre para encontrar a melhor solução.

A caspa ocorre com a renovação celular do couro cabeludo, atividade que é intensificada no inverno, por isso é mais comum detectar flocos brancos no cabelo ou nos ombros em determinadas épocas. No entanto, pode tornar-se um problema quando a sua ocorrência é comum ou quantidade abundante se torna desagradável, pois pode ser indicativo de uma doença, tal como uma dermatite.

Existem dois tipos de caspa. A caspa seca, que é a mais comum e que se relaciona com o processo natural de renovação da pele. As escamas são finas e brancas (também cinzas) e se desprendem após a escovação com facilidade ou naturalmente. Também provoca um cabelo seco, sem brilho e áspero.

O outro tipo é a caspa seborreica, o indicador de uma dermatite. Ocorre devido à hiperseborreia, ou seja, um aumento de produção de sebo do couro cabeludo. O cabelo se caracteriza por estar brilhante e lubrificado. A caspa aparece como flocos amarelos grossos e mais aderentes, tornando-se mais difícil de ser removida com uma simples escovação. Além disso, em alguns casos, este tipo de caspa é também associado com a alopecia.

Tratamentos para caspa

Aqui propomos dois lados diferentes de tratamentos da caspa:

Para os casos de caspa seca, basta usar um xampu neutro e aplicar com uma escovação suave, mas em caso de dúvida, os especialistas recomendam um dermatologista, já que a dermatite seborreica tem alguns sintomas que podem aparecer em outras doenças, tais como coceira, descamação, vermelhidão ou pele oleosa. Por esta razão, não se deve utilizar tratamentos sem que haja um diagnóstico correto antes.

Quanto ao uso de shampoos, embora eles possam ser comprados sem receita médica na farmácia, é aconselhável consultar um especialista, uma vez que nem todos os produtos anti-caspa incidem as mesmas causas: alguns são tratamentos para eliminar microorganismos, outros servem para regular a gordura, outros são neutros para aqueles que simplesmente não toleram produtos químicos, etc… O farmacêutico ou dermatologista irá ajudá-lo a escolher o mais adequado para o seu caso.

Tônicos naturais

Para os casos menos graves e para prevenir a ocorrência de caspa, há uma abundância de recursos naturais, geralmente aplicados sobre o cabelo. Estes são alguns deles:

– Um tônico indicado apenas para eliminar a caspa seca é preparado pela mistura de quatro colheres de sopa de limão com quatro de vinagre de maçã. Você precisa aplicar massageando o couro cabeludo durante 10 minutos e depois lavar o cabelo com um xampu suave. O mesmo pode ser feito com uma mistura de camomila e alecrim.

– Para quem optar por produtos cosméticos, em farmácias pode ser encontrado uma grande variedade. Aqueles que têm urtiga em sua composição são particularmente adequados, uma vez que esta planta reduz a produção de sebo e evita caspa, devido ao seu elevado teor de zinco, ácido oleico, linoleico e ácido palmítico.

– Um efeito muito semelhante é produzido pelo óleo de bétula, ou por aplicação direta na pele sobre as áreas afetadas ou por meio de xampus ou cremes que contêm este elemento, uma vez que funciona como purificador do sangue, também serve para curar espinhas e pústulas.

– Cataplasmas e produtos enriquecidos com genciana também podem ser aplicados para a eliminação da caspa, uma vez que a adição de zinco serve para curar feridas e previne descamação da pele. É usado, por exemplo, para o tratamento de psoríase.

– Você também pode optar por outros produtos que contenham, entre seus ingredientes, o óleo de jojoba (hidratante natural) ou de alcaçuz (que regula a produção de gordura).

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: