Top 10 alimentos ricos em antioxidante para cuidar da saúde

Rudney Alimentos Saudáveis 18-11-16 alimentos ricos em antioxidantes, antioxidante, o que é antioxidante comentários

Antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir certos tipos de danos celulares, especialmente aqueles causados ​​pela oxidação. Certos tipos de moléculas de oxigênio podem viajar livremente no corpo e provocam o que é conhecido como o dano oxidativo, que é a formação de radicais livres.

Os radicais livres são muito perigosos para os tecidos do corpo e têm sido ligados ao câncer e envelhecimento prematuro. O corpo usa o antioxidante para se prevenir contra os danos causados ​​pelo estresse oxidativo.

O estresse oxidativo desempenha um papel importante no desenvolvimento de várias doença e tem sido associado a condições de saúde, como a doença cardíaca e demência.

Alguns dos benefícios do consumo de alimentos ricos em antioxidantes incluem:

– envelhecimento mais lento
– pele brilhante saudável
– risco de câncer reduzido
– desintoxicação do corpo
– previne doenças degenerativas
– sistema imunológico forte
– menor risco de doenças cardíacas

Naturalmente, nosso organismo produz uma certa quantidade de antioxidantes, porém é pouco. Sendo assim, se faz necessário o consumo dessas substâncias por meio da alimentação, para prevenir o envelhecimento e o risco de alterações das células e do DNA.

A maioria das frutas, legumes e vegetais contêm antioxidantes tais como a vitamina C, betacaroteno, flavonoides e licopeno. Não há um valor diário definido para o consumo de antioxidante.

Os níveis dos antioxidantes são avaliados pela tabela ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que testa a capacidade de absorção de oxigênio radical e a força de um alimento para absorver e eliminar os radicais livres.

Estas medições foram desenvolvidas pelo Instituto Nacional do envelhecimento, com base em 100 gramas de cada alimento.

Top 10 alimentos ricos em antioxidantes

Agora que já sabemos o que são antioxidantes e suas funções no organismo, vamos conhecer suas melhores fontes alimentares:

1 – Goji berry

Valor de ORAC: 25 000

2 – Açaí

Valor de ORAC: 18 500

3 – Ameixa seca

Valor de ORAC: 5 770

4 – Uva passa

Valor de ORAC: 2 830

5 – Mirtilos

Valor de ORAC: 2 400

6 – Amoras

Valor de ORAC: 2 036

7 – Couve

Valor de ORAC: 1 770

8 – Oxicoco

Valor de ORAC: 1 750

9 – Morango

Valor de ORAC: 1 540

10 – Espinafre crú

Valor de ORAC: 1 260

Outros alimentos ricos em antioxidantes incluem: romã, framboesa, alfafa, espinafre cozido, brócolis, beterraba, cebola e pimentão vermelho. Tente e consumir 2-3 porções diárias destes alimentos ricos em antioxidantes para manter uma ótima saúde.

Benefícios dos alimentos antioxidantes para a saúde

1 – Saúde dos olhos

Os antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e betacaroteno têm mostrado ter um efeito na prevenção da degeneração macular, ou cegueira relacionada com a idade. Além disso, a luteína e zeaxantina encontradas no espinafre também têm sido comprovadas para diminuir a degeneração relacionada aos olhos.

Os antioxidantes flavonoides encontrados no mirtilo e o resveratrol encontrado na casca da uva foram mostrados ser especialmente benéficos para apoiar a visão.

2 – Saúde da pele

Os radicais livres formados pelo dano oxidativo aceleram o processo de envelhecimento, mas os antioxidantes podem ajudar a combater este dano. O consumo elevado de vitamina C, betacaroteno e outros antioxidantes tem sido ligados a uma diminuição na aparição de rugas e secura da pele.

A vitamina C, especificamente, é um poderoso antioxidante que pode ajudar a reduzir o efeito do dano oxidativo causado pela poluição, estresse ou má alimentação.

3 – Prevenção de acidente vascular cerebral e doença cardíaca

Por ajudarem a prevenir contra danos dos radicais livres, os antioxidantes também podem proteger contra doenças cardíacas e derrames. Neste ponto, os dados não demonstram que todos os antioxidantes são eficazes para proteger contra doenças do coração, mas alguns, tais como a vitamina C podem ser.

De acordo com um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition, pessoas que consumiam altos níveis de vitamina C tinham um risco de quase 50% menor de acidente vascular cerebral (AVC).

4 – Combate o câncer

Há vários benefícios dos antioxidantes para prevenção de vários tipos de câncer. O antioxidante licopeno, presente no tomate, protege contra o câncer de próstata. O antioxidante betacaroteno, uma forma de vitamina A, encontrada em várias frutas e vegetais, reduz o risco de câncer de pulmão.

O antioxidante luteína, fornece a proteção contra o câncer de mama, já a vitamina C, é capaz de reduzir o risco de câncer do reto, oral, estômago, esôfago e pâncreas.

Outros antioxidantes como as antocianinas e compostos fenólicos, ajudam a proteger contra diversos tipos de tumores.

5 – Melhoram a função imunológica

Antioxidantes, incluindo a vitamina A, C e E, polifenóis e determinados minerais, tais como o selênio, melhoram a função imunológica pela eliminação de radicais livres. Ao neutralizar estes componentes prejudiciais, os antioxidantes ajudam a reforçar o sistema imune.

Mais informações

Os antioxidantes nos ajudam a cuidar da nossa saúde. Por esta razão, devemos consumi-los regularmente e em quantidades suficientes para desfrutar de suas muitas qualidades. O segredo para consumir mais antioxidantes é simples: Coma mais frutas e vegetais diariamente!

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: